Quer saber quanto vai pagar de energia no final do mês? Com um simulador de conta de luz, é possível criar uma estimativa com base nos aparelhos eletrônicos e no seu tempo de uso. Plataformas assim se tornam úteis, especificamente após a divulgação de dados do IBGE sobre o aumento de 16,80% de energia elétrica residencial.
Dessa forma, para ajudar a população, o Manual da Web apresenta uma ferramenta útil e gratuita para quem deseja economizar, planejar melhor os gastos ou entender quais equipamentos estão pesando mais na fatura. Por isso, confira mais informações a seguir, incluindo como usar a ferramenta e sugestões de economia para sua casa!
- 2 aplicativos para monitorar sua conta de luz pelo celular
- 3 aplicativos para consultar e pagar sua conta de luz
- Aplicativo para consultar conta de luz Copel pelo celular
O que é um simulador de conta de luz e como funciona?
Um simulador de conta de luz é uma ferramenta desenvolvida para que a população conheça melhor a energia elétrica consumida por cada aparelho de sua casa.
Tudo que o usuário precisa fazer é acessar a plataforma e selecionar qual cômoda da casa pretende realizar a simulação.
Talvez possa parecer confuso que uma plataforma consiga simular tais valores de forma online, mas a tecnologia, hoje em dia, é muito ágil!
Porém, para compreender melhor este simulador de conta de luz, é preciso entender que a estimação dos valores funciona com base em:
- Quantidade e tipo de eletrodomésticos utilizados;
- Potência dos aparelhos (em watts);
- Tempo de uso diário (em horas);
- Tarifa aplicada pela distribuidora da sua região.
Assim, a partir desses dados, é possível estimar o consumo mensal em kWh. Além disso, com base na tarifa, é fornecido um valor aproximado da conta de luz.

Vantagens de simular a sua conta
Afinal, por que usar um simulador de conta de luz?
Muito mais do que ter uma base do gasto de energia da casa, essa ferramenta é útil para controle e organização financeira, em especial, nos meses seguintes à análise da simulação.
Além disso, permite saber quais eletrodomésticos consomem mais energia. Assim, é possível repensar hábitos ou buscar alternativas mais econômicas.
Outro benefício muito útil da ferramenta é saber se vale a pena comprar um ar-condicionado ou instalar painéis solares.
Assim, com o simulador de conta de luz, é possível prever o impacto dessas mudanças na sua conta.

Passo a passo para calcular o consumo de energia da sua casa
É normal que os jovens sejam mais antenados em questões tecnológicas. Mas quem está interessado em informações sobre um simulador de conta de luz é sempre um adulto responsável, né?
Para aqueles que encontram dificuldades em acessar a plataforma, o Manual da Web separou um passo a passo. Leia com atenção e siga as instruções a seguir!
Passo 1: acesse o site
Basta acessar o site da Enel e, logo na página inicial, clicar em “entrar”.
Passo 2: escolha o cômodo
Assim que a página carregar, o usuário verá o nome “Sala” e embaixo mais informações contendo os aparelhos como ar-condicionado, TV e iluminação.
Porém, caso prefira iniciar analisando outro espaço da casa, basta ir ao canto superior direito e apertar na palavra “cômodos”.
O site vai ter outras opções para análise, como quarto, cozinha, banheiro, etc.

Passo 3: escolha o aparelho
Após escolher o como, basta descer a tela, que os equipamentos irão aparecer. Selecione, por onde quer iniciar.
Nessa parte, vão ser solicitadas informações como quantidades de aparelhos no lugar selecionado, tempo de uso e a potência. Insira os dados corretamente e clique em “Adicionar”.

Passo 4: analise a simulação
O resultado geral aparece em seguida, mostrando consumo, custo e tarifa. Se preferir incluir todos os aparelhos do cômodo, não é necessário apagar as informações do aparelho anterior.
Assim, basta clicar no novo equipamento que deseja incluir do cômodo, inserir as informações, e o resultado geral da simulação vai ser alterado.
Fatores que influenciam no valor da sua conta de luz
Não é possível colocar a culpa do aumento na conta de luz em apenas um aparelho. Por exemplo, muitas pessoas deixam de comprar um ar-condicionado por receio de a conta vir mais cara.
Logicamente, é um aparelho que consome bastante energia, mas não é o único fator que faz a despesa aumentar. Veja mais a seguir:
Quantidade e tipo de aparelhos elétricos
Equipamentos mais potentes, como chuveiro elétrico, ar-condicionado e geladeiras, consomem mais energia. Isso é fato. E quanto mais espalhados pela casa, maior será o gasto.
Tempo de uso dos aparelhos
Quanto mais tempo os eletrodomésticos ficam ligados por dia, maior será o consumo no final do mês.

Potência dos equipamentos (em watts)
Dois aparelhos do mesmo tipo podem ter consumos bem diferentes, dependendo da potência e eficiência energética.
Por exemplo, se você tiver dois micro-ondas, um com 800 watts e outro com 1.200 watts, e ambos foram consumidos por 30 minutos, o segundo consome mais energia.
Impostos e encargos
A conta de luz inclui tributos como ICMS, PIS e COFINS, além de encargos setoriais que impactam diretamente o valor final.
Perdas elétricas internas
Fiações antigas ou instalações malfeitas podem gerar perdas de energia, o que também influencia no consumo registrado.

Dicas para economizar energia e reduzir a conta de luz
Agora que você já sabe quais fatores influenciam no aumento de energia e como usar o simulador de conta de luz, é importante se informar sobre dicas que vão te ajudar a melhorar a situação financeira da sua casa.
Uma das melhores e mais práticas formas de se fazer isso é escolher lâmpadas LED, pois elas consomem até 80% menos energia que as incandescentes e duram muito mais.
Também é relevante lembrar de tirar os aparelhos da tomada, pois, mesmo desligados, eles podem consumir uma pequena quantidade de energia.

Além disso, mantenha os filtros limpos. Isso porque, quanto mais as máquinas forçam o motor, mais aumentam o consumo.
Lembre-se também de sempre realizar a manutenção da instalação elétrica, pois fiações antigas podem gerar perdas e desperdício de energia.
Por fim, caso não seja realmente necessário, aproveite a luz natural e abra janelas e cortinas durante o dia para reduzir o uso de lâmpadas.
Está na hora de mudar!
Com tantos impostos e aumentos na qualidade de vida, não dá para ficar gastando dinheiro à toa. Por isso, repense e se organize, pois pequenas mudanças fazem toda a diferença!
E lembre-se: você pode sempre contar com o Manual da Web quando o assunto é inserir mais praticidade e economia no seu dia.