Aquele momento em que você está assistindo ao seu programa favorito ou um jogo importante e simplesmente a TV dá aquela sumida básica. Você já viveu ou, pior, está vivendo isso? Com tantas mudanças acontecendo, muita gente que ainda usa as parabólicas antigas vão precisar se adaptar, e é aí que entra o Siga Antenado.
O Siga Antenado é um site importante para quem está inscrito em programas sociais do Governo Federal e ainda usa uma antena tradicional em casa. A ideia é facilitar essa transição para que você não fique sem acesso à TV aberta. Quer saber como funciona? Vem que o Manual da Web te conta!
O que é e para que serve o Siga Antenado?
Sabe aquelas parabólicas antigas? Então, por conta das mudanças nas frequências de TV, elas vão parar de funcionar em breve.
E é justamente aí que o Siga Antenado entra para ajudar justamente essas pessoas que ainda têm as parabólicas antigas.
O Siga Antenado é gerido pela EAF (Entidade Administradora da Faixa de 3,5 GHz), uma entidade sem fins lucrativos criada pela Anatel justamente para coordenar essa transição.
A ideia é garantir que as famílias de menor renda, principalmente aquelas inscritas no CadÚnico, possam migrar das parabólicas antigas para as novas digitais sem desembolsar um centavo.
Além de distribuir o kit de antena digital, o programa cuida de toda a instalação, facilitando a vida de quem não sabe por onde começar.
Ele também é responsável por desocupar a faixa de 3,5 GHz, que agora vai ser usada por 5G e outros serviços de comunicação.
É um trabalho que envolve tecnologia, mas que no fim das contas impacta diretamente o dia a dia de quem depende da TV aberta para se informar e se divertir.
A EAF ainda contribui com programas governamentais, como o Amazônia Integrada e Sustentável, ajudando a conectar regiões mais remotas.
No fim das contas, o Siga Antenado é sobre garantir que ninguém fique para trás nessa evolução tecnológica.
Como saber se tenho direito a antena digital pelo CPF?
Fica tranquilo que, agora, vou contar como você pode saber se tem direito a essa ajuda do Siga Antenado.
Tudo começa pelo básico: é preciso estar inscrito no CadÚnico, aquele cadastro dos programas sociais do Governo Federal.
Se você já faz parte, tem grandes chances de estar na lista, mas bora conferir direitinho para não restar dúvidas, né?
Para saber se você tem direito, o jeito mais fácil é entrando em contato pelo telefone, no 0800 729 2404, ou pelo site, no chat.
Eles vão te orientar sobre a elegibilidade e os próximos passos, além de te ajudarem a tirar qualquer dúvida que possa surgir no caminho.
Passo a passo de como solicitar o kit digital gratuito 2024 pelo governo
Se você descobriu que tem direito ao kit digital pelo Siga Antenado, é hora de saber como garantir.
- A primeira coisa que você precisa fazer é acessar o site do Siga Antenado. Quando entrar, você já vai ver a opção Distribuição de Kits. É só clicar;
- Vai abrir uma janelinha do chat ao lado. Aí, é só seguir os passos que tudo será feito pela assistente virtual;
- Se preferir, você também pode ligar para o atendimento do Siga Antenado pelo 0800 729 2404 e fazer o agendamento por telefone;
- É uma forma de garantir que tudo seja feito da melhor maneira possível, com todo o suporte necessário.
Quando a antena parabólica vai sair do ar?
Olha, a notícia era de que as antenas parabólicas sairiam do ar até o começo de 2024. Então, se a sua está pegando ainda, aproveite.
Mas a realidade é que esse prazo pode ser estendido até o final do próximo ano, mas isso não serve para todos.
Pode acontecer isso com a sua, como pode também não acontecer. Ninguém sabe, então é uma grande incógnita.
O negócio mesmo é garantir e se cadastrar no Siga Antenado, caso você esteja dentro dos requisitos.
Garanta seu kit digital e não perca seu sinal
A gente sabe que ficar sem TV não é uma opção, ainda mais quando a programação é aquela companhia diária para você e sua família.
Ao se cadastrar no Siga Antenado, você migra da parabólica antiga para a nova antena digital sem pagar nada.
Então, entra lá no site, veja se você tem direito e já faça logo essa migração, ok?