O bordado é uma arte de muito significado e personalidade, feita com gráfico de ponto cruz. Com pontos e linhas repletos de cores vivas, a arte única criada pelo artesão é capaz de eternizar momentos, principalmente em enxovais de bebê e casamento.
Além de ser uma ótima fonte de renda, o bordado traz inúmeros benefícios para a saúde física e mental aos que desenvolvem a habilidade de bordar à mão, aliviando o estresse, a ansiedade e desenvolvendo a coordenação motora fina. Fique conosco e saiba onde fazer seus próprios gráficos de ponto cruz e começar hoje mesmo a arte de bordar.
- Gráfico de sono ideal: veja se você está dormindo bem e o suficiente
- Como baixar gráficos de crochê no Pinterest
- Passo a passo de como baixar gráficos de crochê grátis no celular
O que é um gráfico de ponto cruz e por que criar o seu próprio
O gráfico de ponto cruz é a receita ou guia para bordar determinado tema, como flores, personagens ou desenhos variados, sendo um item essencial para quem é iniciante, pois orienta cada passo que será necessário realizar.
Engana-se quem pensa que, para bordar, existem apenas os mesmos modelos de flor e ursinho, agora, você pode criar o seu próprio gráfico de ponto cruz e transformar qualquer desenho em um guia de bordado.
Com o site FlossCross, o usuário pode criar um padrão e inserir a sua própria imagem para gerar um novo gráfico. É simplesmente fantástico!
Passo a passo para transformar uma imagem em gráfico de ponto cruz
Para transformar uma imagem em gráfico de ponto cruz com FlossCross, confira o passo a passo a seguir:
Passo 1: acesse o site
Acesse o site FlossCross e clique em “Criar padrão”.

Passo 2: selecione a imagem
Adicione uma imagem de alta qualidade.

Passo 3: escolha o tamanho
Escolha as medidas do seu gráfico de ponto cruz. No canto superior direito, será indicado quantos pontos estarão presentes no desenho. Clique em “Continuar”.

Passo 4: selecione a paleta de cores
Escolha a paleta de cores e toque em “Finalizar”.
💡Dica: escolha a paleta de cores que deseja montar para um enxoval de bebê, por exemplo, com as cores escolhidas pelos pais. Isso trará personalidade, criando peças exclusivas.

Passo 5: exporte a arte
Confira se tudo está ok: medidas, cores e proporções. Clique no ícone de lápis localizado na parte superior da tela. Selecione “Exportar” e, em seguida, “Para PDF”.

Passo 6: visualize a arte final
Visualize todas as partes do gráfico e toque novamente em “Salvar em PDF”.

Como personalizar seu gráfico: cores, tamanhos e símbolos
Com a plataforma FlossCross, você pode personalizar o seu gráfico de ponto cruz com a paleta de cores que desejar.
Além disso, é possível aumentar ou diminuir o tamanho do desenho e alterar os símbolos para melhor identificação na hora de bordar.
Dicas para iniciantes que querem criar seus primeiros desenhos
Se você vai começar seus primeiros desenhos de bordado, o ideal é iniciar com guias pequenos e sem muitos detalhes, que incluem variações de cores.
A melhor escolha são desenhos simples com linhas e formas geométricas.
Outra dica é testar os desenhos que você selecionou e colocá-los no FlossCross. Dessa forma, poderá ver com detalhes na visualização final se há muitos detalhes ou não.
Que tal fazer um curso gratuito e totalmente online de bordado? Clique aqui e confira uma plataforma que oferece milhares de cursos para iniciantes, incluindo o cobiçado curso de bordado.
Como compartilhar seus gráficos com outras bordadeiras
Para compartilhar o gráfico de ponto cruz que você criou no FlossCross, o processo é bem simples, finalize a arte e salve em PDF.
Essa imagem estará em alta definição. Basta enviar o documento PDF por e-mail ou na forma de documentos em aplicativos de mensagem.
Evite salvar a imagem em JPG, pois, ao compartilhar a arte, a resolução poderá diminuir consideravelmente.
Cuidados com imagens complexas na hora de converter
Os cuidados que precisamos ter na hora de converter as imagens da internet no site FlossCross são, principalmente, se a foto está com alta definição. Por isso, dê um zoom na imagem salva e confira se ela não ficou pixelada.
Outra dica importante é evitar imagens grandes porque, na hora de converter para o arquivo PDF, elas ficarão em muitas páginas de gráficos.
Conclusão
O que antigamente só era possível com as revistas de gráfico de ponto cruz vendidas na banca de jornal, agora, a tecnologia permitiu: criar suas próprias imagens em ponto cruz.
Desenvolva essa arte que une concentração, coordenação e criatividade.🪡
Para conhecer plataformas com cursos gratuitos e informações sobre como expandir os seus conhecimentos no artesanato, explore o site Manual da Web.
Aqui, compartilhamos dicas para que você encontre, na arte, uma atividade terapêutica e fonte de renda para trabalhar em casa.