A temperatura caiu, e o tempo de banho aumentou. O resultado aparece na conta de luz e aquele banho demorado impactou diretamente no orçamento do mês. Será que existe uma forma de economizar na conta de luz sem privações do seu conforto e bem-estar?
Desde maio, você deve ter sentido os impactos do aumento da conta de luz devido à bandeira amarela, uma cobrança a mais em épocas do ano em que os fatores climáticos interferem diretamente na escassez de recursos hídricos e no aumento da conta. Fique conosco e saiba como economizar na conta de luz.
- 2 aplicativos para monitorar sua conta de luz pelo celular
- 5 dicas para deixar sua conta de luz mais barata
- Aplicativo para consultar conta de luz Copel pelo celular
Como economizar na conta de luz com gadgets inteligentes?
Com dispositivos eletrônicos inteligentes, os gadgets, é possível economizar na conta de luz e ter um respiro dos gastos no final do mês.
Alguns possuem um preço mais elevado, mas, somando seus benefícios na economia e na diminuição dos impactos no meio ambiente, podemos economizar de forma consciente e sustentável.
A seguir, confira quatro gadgets inteligentes que ajudarão a economizar na conta de luz a partir desse mês e surpreenda-se!
Tomadas inteligentes: monitore e controle o uso dos aparelhos
As tomadas inteligentes são capazes de monitorar e controlar o uso dos aparelhos eletrônicos. Mas como será que esse processo funciona e o que elas fazem de diferente das tomadas convencionais?
Elas têm a capacidade e tecnologia para transformar qualquer aparelho em um dispositivo inteligente. Além disso, podem ser conectadas a celulares para o desligamento automático e remoto.
Lâmpadas inteligentes: iluminação eficiente e programável
Se a ideia é economizar, uma iniciativa válida é a troca das lâmpadas amarelas, conhecidas como incandescentes e também as fluorescentes, pela de LED, que chegam a gastar até 90% a menos de energia.
Outro destaque são que as lâmpadas de LED têm maior vida útil e, dessa forma, economiza-se mais com a reposição e troca das lâmpadas em casa.
Sensores de presença e movimento para evitar desperdício
Os sensores de presença e movimento ativam o sistema de acender e apagar automaticamente a luz dos ambientes apenas quando é necessário.
Isso significa que não tem mais essa de esquecer a luz acesa do banheiro ou da sala. Além disso, como você usará menos as lâmpadas, há economia de energia e vida útil delas.
Assistentes virtuais: automatize rotinas e reduza gastos
A presença dos assistentes virtuais cresceu nos últimos anos e até mesmo seus preços se tornaram mais acessíveis com a alta demanda. Estamos falando dos robôs-aspiradores, Alexa e termostatos inteligentes.
Como esses assistentes estão conectados a celulares, é possível ligar e desligar conforme a necessidade de uso e, consequentemente, economizar na conta de luz todos os meses.
Quanto é possível economizar com gadgets inteligentes?
Os gadgets inteligentes permitem economizar na conta de luz de forma considerável. Mas, para isso, é necessária uma ação geral.
Você não sentirá a economia se trocar apenas uma lâmpada LED ou instalar um único sensor de movimento e presença.
Tudo dependerá da sua escolha e, para começar, podemos fazer o básico e muito significativo na conta que é a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas do tipo LED. É uma troca possível e mais acessível para os bolsos.
Posteriormente e de forma gradual, podemos inserir as demais ideias inteligentes que auxiliarão na economia do seu lar.
Dicas para começar a automatizar sua casa sem gastar muito
Confira três dicas para começar a automatizar sua casa sem precisar gastar muito.
Dica 1: troca das lâmpadas💡
A troca das lâmpadas incandescentes e fluorescentes pelas de LED é a opção mais simples e econômica para começar a automatização da sua casa.
Nas lojas de material de construção, é possível encontrar promoções com kits de 6 a 8 lâmpadas LED.
Dica 2: aproveite datas estratégicas🗓️
As promoções de dispositivos inteligentes para economizar na conta de luz costumam aparecer em datas comemorativas das redes de materiais de construção, como Leroy Merlin, Telhanorte, Sodimac, entre outras.
Outro período de grandes ofertas é na Black Friday. Fique atento a essas mesmas lojas de materiais, que sempre aparecem ofertas relâmpagos no dia.
Dica 3: coloque na ponta do lápis📝
No final, se você colocar na ponta do lápis, automatizar a casa é um investimento. Pense que, a longo prazo, você estará economizando na conta de energia e promovendo ações mais sustentáveis.
Um exemplo clássico são as placas de energia solar. Infelizmente, ainda é um recurso caro, mas bem mais acessível do que 5 anos atrás.
Quando você utiliza um recurso renovável e gratuito, como a luz solar para gerar energia, você economiza e diminui os impactos ambientais.
Além disso, se você consumir pouca energia em relação à gerada, poderá vendê-la para as companhias elétricas. É sustentabilidade e dinheiro no bolso.
Simule a conta de luz com um app funcional para evitar o susto no final do mês. Clique aqui e confira essa dica exclusiva do Manual da Web.
Conclusão
Economizar na conta de luz é possível com a adição de gadgets inteligentes à sua casa para diminuir o consumo de energia, muitas vezes desnecessário, que impactará diretamente na conta no fim do mês.
Se você busca mais ideias criativas e funcionais para economizar tempo, dinheiro e energia, acesse o site Manual da Web.
Trazemos um ambiente seguro para que a sua navegação digital com notícias fresquinhas façam a diferença no seu dia a dia.