Dia Mundial sem Carne: mude seus hábitos sobre a dieta onívora

Publicado por
Em
Dia Mundial sem Carne
Anúncios

Você sabia que existe uma data destinada ao incentivo do não consumo de carne? E não pense que se restringe ao Brasil. Conheça o Dia Mundial sem Carne, o seu significado e impacto no mercado mundial da carne.

Um dia sem comer carne traz debates sobre hábitos mais saudáveis e menores impactos ambientais. Outro ponto é o bem-estar animal no sistema de produção. Saiba mais sobre essa data e quem são os desenvolvedores desse novo conceito.

Quando é o Dia Mundial sem Carne e o que essa data representa?

Anúncios

O Dia Mundial sem Carne ou “MeatOut Day” é celebrado no dia 20 de março e foi criado em 1985, nos Estados Unidos, por um grupo de ambientalistas e protetores dos animais em protesto à Semana Nacional de Carne.

A ideia central é trazer debates sobre os sistemas de produção animal, impacto ambiental, modo de vida mais saudável e alternativas de consumo com produtos de origem vegetal. 

Em 2020, com o levantamento de dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Brasil é 5º maior consumidor de carne/pessoa/ano do mundo, o que representa o consumo de 107 kg de carne por ano. 

O consumo caiu de 2020 para 2022 devido aos elevados preços da carne e aumento de um novo estilo de vida dos brasileiros. Lembrando também que tivemos a pandemia de Covid-19 e a crise na saúde e economia mundial.

No último dado do IBOPE de 2018, o Brasil tem mais de 30 milhões de vegetarianos. Acredita-se que, depois de 7 anos, esses números sejam expressivamente maiores. 

Dia Mundial sem Carne
Dia Mundial sem Carne

Benefícios de uma alimentação sem carne para você e o planeta

Para produzir 1 kg de carne, é necessário aproximadamente 15,5 mil litros de água. Se pensarmos na potência do rebanho brasileiro, o gasto de água destinado à pecuária é exacerbado.

A preocupação com os recursos hídricos e impactos ambientais com o sistema intensivo da pecuária é o foco de iniciativas de órgãos públicos e privados sobre os impactos que a produção animal causa no meio ambiente.

A escolha de comer ou não carne é individual. Os motivos podem ser diversos: estilo de vida, hábito alimentar, religião, ideologia e até mesmo o simples fato de não gostar do sabor, textura, entre outros pontos.

Acredito que, independentemente do motivo, a razão de não comer carne e aderir, pelo menos, às causas do Dia Mundial sem Carne devam seguir as suas crenças e objetivos de vida. 

Modismo é algo que não conseguimos levar por muito tempo se os seus valores não condizem com o real significado dessa data. 

Mas há benefícios de não comer carne? Sim, há inúmeros benefícios que podem mudar seu estilo de vida para hábitos mais saudáveis.

Benefício 1: conquiste novos hábitos alimentares👍

Particularmente, não sou muito fã de carne, mas respeito quem consome 107 kg por ano — eu não conseguiria. A carne, principalmente a vermelha, é bem indigesta para mim.

Com base em revistas científicas, a carne pode trazer algumas complicações para determinados organismos como hipertensão, obesidade, doenças cardíacas, entre outras.

Então, por motivos de saúde, a redução ou zerar o consumo de carne é necessária em alguns casos. 

Algumas carnes são ricas em gordura e, para quem deseja levar uma vida mais saudável e emagrecer, uma boa opção é encontrar alternativas de alimentos que supram as necessidades alimentares em outras fontes.

Benefício 2: diversifique o cardápio🥕

Quem pensa que não é possível uma alimentação sem carne por não ter boas opções de origem vegetal, se engana. O grande segredo está no tempero e nas combinações de alimentos que trazem sabor e saciam a fome.

Isso porque legumes e vegetais precisam ser consumidos em maior quantidade para trazer a saciedade que um bife acebolado traz. 

São muitas opções de bolinhos de soja, refogados de vegetais, massas e outras opções veganas que podem conquistar os paladares mais seletivos.

Buscando por um restaurante vegano mais próximo da sua casa? Clique aqui e confira a ferramenta que traz as melhores opções de pratos deliciosos e saborosos perto de você.

Benefício 3: economize dinheiro com proteína de origem animal💰

Fato é que a carne está cada dia mais cara. Aquele churrasco no sábado bancado por você para os amigos já não é mais possível. Agora, cada um precisa trazer a sua porção de carne e a cervejinha (se quiser beber).

Ontem fui no mercado e uma cartela com 20 ovos estava por R$ 19,90. Achei um absurdo pensar que somos o 5º maior produtor de ovos do mundo, ao mesmo tempo que essa é a 2ª opção para o brasileiro ingerir proteína de origem animal.

Sei que o preço de tudo subiu absurdamente, mas um dos alimentos básicos como o ovo estar a quase R$ 1,00 a unidade é preocupante. O jeito mesmo é encontrar alternativas nutricionais que supram essa troca de alimento.

Alternativas vegetais deliciosas para substituir a carne

Há saborosas e nutritivas opções de produtos de origem vegetal para substituir a carne:

  • Feijão;
  • Grão-de-bico;
  • Lentilha;
  • Soja;
  • Tofu;
  • Edamame;
  • Quinoa;
  • Cogumelos;
  • Oleaginosas. 

Para crianças em fase de desenvolvimento, é necessária a avaliação de profissionais da saúde sobre a adoção das refeições sem carne.

Procure um nutricionista infantil e médico pediatra para obter informações assertivas de uma alimentação saudável que não comprometa o desenvolvimento do seu filho. 

Dia Mundial sem Carne
Dia Mundial sem Carne

Como reduzir o consumo de carne de forma sustentável

Acredito que a base para reduzir o consumo de carne é a conscientização e compreensão do porquê é necessária essa ação, seja pelas questões ambientais e impactos gerados pela pecuária ou pelo que você acredita. 

É importante entender o contexto dos impactos ambientais, em outras palavras, ir em busca de conhecimento para não sair acreditando em qualquer fake news sem comprovação, no mínimo, científica.

Quebrando mitos: alimentação sem carne pode ser saborosa e nutritiva

O principal empecilho da adoção de ações como o Dia Mundial sem Carne ou redução do consumo diário de carne é o preconceito. 

Há muita desinformação e desserviço de veículos que taxam quem não come carne de “estranho” e quem come de “seu carnívoro sem coração”. Sim, já ouvi alguém falando isso para uma pessoa que comia muita carne nas refeições. Livre-arbítrio! 

O respeito deve e precisa ser a base de qualquer escolha individual do consumo ou não da carne. O extremismo de ambos os lados não muda quem somos.

A verdade é que a alimentação sem carne pode ser, sim, saborosa e nutritiva. Porém, antes de seguir qualquer influenciador de rede social, é indicado fazer uma avaliação com um profissional e buscar a informação de quem realmente entende do assunto.👩‍⚕️

Dia Mundial sem Carne
Dia Mundial sem Carne

Experimente novas receitas e transforme sua relação com a comida

O Dia Mundial sem Carne ressalta, além dos fatores ambientais e ideológicos, como a relação com a comida é mistificada. Precisamos comer carne todos os dias. Precisamos mesmo? 

“Ah, não tenho opção de cardápio que não tenha carne”. Meu amigo, hoje, com as plataformas e tanta informação, é, sim, possível criar, adaptar e reinventar receitas que trazem sabores semelhantes e novas experiências sem precisar ter carne.

Talvez para quem comeu carne por mais de 50 anos tenha muitos tabus e barreiras a serem quebradas. Uma boa ideia é aderir ao Dia Mundial sem Carne e analisar como o seu corpo e mente reagem e se adaptam a essa nova rotina.

Conclusão

O Dia Mundial sem Carne traz a importância da informação e fatos sobre o consumo desenfreado de carne e seus impactos no meio ambiente, bem-estar animal e hábitos alimentares da população mundial.

Para mais dicas e informações sobre temas relevantes no Brasil e no mundo, acesse o site Manual da Web. Nossa missão é trazer novas perspectivas para que o leitor tenha as melhores experiências digitais que transformem positivamente o seu dia.

Anúncios

Leia mais em Dicas

Truques fundamentais para quem quer desaparecer na internet

Truques fundamentais para quem quer desaparecer na internet

Hoje em dia, há quem ame estar aparecendo na internet, seja no pessoal ou profissional,...

Leia mais →
Guia com o que você precisa para pintar desenhos Bobbie Goods

Guia com o que você precisa para pintar desenhos Bobbie Goods

A febre do momento são os livros de pintar desenhos Bobbie Goods. Com ilustrações fofíssimas,...

Leia mais →
4 descontos para estudantes universitários que quase ninguém sabe

4 descontos para estudantes universitários que quase ninguém sabe

Quem é universitário sabe que as coisas, geralmente, sempre estão caras demais, né? Até porque,...

Leia mais →
Como aprender inglês no Minecraft em parceria com a Cambridge

Como aprender inglês no Minecraft em parceria com a Cambridge

Quem diria que aquela construção pixelada lá do Minecraft também pode ser uma ponte para...

Leia mais →