Você sabia que pode ter um dinheiro esquecido em bancos ou instituições financeiras? Nada melhor do que aparecer um dinheiro do nada, né? Com o Sistema de Valores a Receber (SVR), uma iniciativa do Banco Central, é possível consultar dinheiro esquecido se você tem valores não resgatados e solicitar a devolução.
O Manual da Web chega para detalhar tudo sobre como consultar dinheiro esquecido, desde como funciona o sistema até as etapas para resgatar esses valores. Se você nunca checou, pode ser a hora de uma boa surpresa no orçamento! Vem que podemos ter uma novidade muito legal para você.
- Aplicativo de simulado para concurso de banco 2024
- Banco do Brasil fora do ar: qual o problema e o que fazer?
- Aplicativos dos bancos tradicionais: saiba qual usar
O que é o Sistema de Valores a Receber e como funciona?
O Sistema de Valores a Receber (SVR) é uma plataforma criada pelo Banco Central para que cidadãos e empresas possam consultar valores esquecidos em bancos.
Esses valores podem ser em contas antigas encerradas, tarifas cobradas indevidamente ou outras situações.
Esse sistema é acessado de forma totalmente online e gratuita. Ele traz informações sobre saldos disponíveis, permitindo que você veja se tem algum valor não resgatado em instituições financeiras.
O processo é seguro, evitando fraudes e garantindo que apenas o titular ou representantes legais possam retirar os recursos.
Passo a passo de como consultar dinheiro esquecido com o CPF
Vamos ao que realmente importa, né? Consultar dinheiro esquecido é bem tranquilo, e você vai conseguir resgatá-lo, caso tenha, de um jeito muito fácil.
- Acesse o site oficial: entre no Sistema de Valores a Receber, que é o único site autorizado pelo Banco Central para consultas;
- Digite seu CPF ou CNPJ: insira o número do seu CPF e data de nascimento. No caso de empresas, informe o CNPJ e a data de abertura;
- Verifique se há valores: o sistema indicará se você tem valores a receber ou não. Se houver, você será direcionado para a próxima etapa;
- Faça login com sua conta gov.br: para avançar, é necessário ter uma conta gov.br com nível de segurança prata ou ouro;
- Solicite a devolução: caso tenha valores disponíveis, siga as instruções do sistema para solicitar o saque. Geralmente, o valor é transferido via Pix para a conta indicada.
Bem tranquilo, né? Se você tiver valores a receber, vai ser bem rápido.
Como resgatar o dinheiro que está no meu CPF?
Como falei anteriormente, é muito tranquilo consultar o dinheiro esquecido e depois, claro, recebê-lo. Vem que te mostro tudo!
- Confirme os dados no site do SVR: o sistema mostrará o valor disponível e a instituição financeira responsável;
- Escolha a forma de transferência: normalmente, o valor pode ser transferido diretamente via Pix;
- Siga as orientações do banco: algumas instituições podem solicitar que você entre em contato diretamente para confirmar os dados ou enviar documentos adicionais;
- Acompanhe o status da solicitação: o SVR permite que você monitore o progresso do seu pedido pelo portal.
Quando posso solicitar o saque?
O período para solicitação do saque é geralmente aberto em ciclos anuais pelo Banco Central. Em 2025, você pode verificar os prazos diretamente no site do SVR.
Se você encontrou valores a receber, não deixe para a última hora! Valores não resgatados até o prazo final podem ser incorporados ao Tesouro Nacional.
É verdade que o governo liberou o dinheiro esquecido?
Sim! O Banco Central começou a liberar consultas de valores esquecidos desde 2022, e o sistema segue ativo para o ano de 2025.
Muitos brasileiros ainda não sabem que têm direito a resgatar dinheiro de contas antigas ou tarifas cobradas indevidamente, o que é bem normal.
O sistema é confiável e foi desenvolvido justamente para dar mais transparência ao setor financeiro.
Ele incentiva os bancos a devolverem valores que, de outra forma, poderiam permanecer esquecidos por anos, ajudando no seu orçamento.
Não se esqueça de consultar dinheiro esquecido, hein?
Consultar dinheiro esquecido é uma oportunidade de encontrar valores que você nem sabia que existiam.
O Sistema de Valores a Receber simplifica todo o processo e garante a devolução de forma justa.
Não perca tempo! Acesse o site oficial do SVR, siga os passos que compartilhamos e descubra se há uma grana extra esperando por você.
Além de ser um processo rápido e seguro, pode ser uma excelente surpresa para melhorar o orçamento.