Se você deseja começar o ano em um trabalho com horários flexíveis e bom faturamento mensal, que tal ser um entregador de aplicativos do iFood e 99Food? Como os custos para tirar a carteira de habilitação são elevados, uma ótima forma de conseguir é pelo programa CNH Social, que permite tirar a CNH gratuita de moto para trabalhar.
A CNH grátis é uma iniciativa de inclusão e dignidade social que permite que brasileiros de baixa renda emitam a Carteira Nacional de Habilitação sem custos e, dessa forma, possam utilizá-la para conquistarem melhores oportunidades profissionais. Saiba mais sobre esse programa do Governo Federal e como usar a CNH gratuita de moto para trabalhar abaixo!
- CNH Oportunidade RO: como participar da habilitação gratuita
- CNH gratuita SC: saiba tudo sobre o Programa CNH Emprego na Pista
- CNH gratuita para motorista de app — cadastre-se online
Como funciona a CNH gratuita de moto para trabalhar? 🛵📦
Para solicitar a CNH gratuita de moto para trabalhar como entregador de aplicativos como iFood e 99Food, é necessário acessar o portal oficial do Detran do seu estado. Confira alguns abaixo:
- Detran Acre;
- Detran Alagoas;
- Detran Amapá;
- Detran Amazonas;
- Detran Ceará;
- Detran Distrito Federal;
- Detran Espírito Santo;
- Detran Goiás;
- Detran Mato Grosso;
- Detran Mato Grosso do Sul;
- Detran Pará;
- Detran Paraíba;
- Detran Pernambuco;
- Detran Rio Grande do Norte;
- Detran Rondônia;
- Detran Roraima;
- Detran Sergipe;
- Detran Santa Catarina;
- Detran Rio Grande do Sul.
Após conferir o regulamento para inscrição do seu estado, o candidato pode realizar o cadastro, anexar os documentos solicitados e finalizar o pedido.
Todo o processo é acompanhado pela mesma plataforma de inscrição, que será analisada pelos órgãos competentes para averiguar o enquadramento social do candidato.
A divulgação dos resultados e as próximas etapas do processo seletivo são informadas pelo perfil oficial de cada Detran.
Aviso:
os estados de São Paulo e Minas Gerais não participam do programa da CNH Social.
Regras para se inscrever na CNH Social
Para se inscrever na CNH Social, é necessário acessar o portal oficial do Detran, atender aos pré-requisitos do programa e realizar o cadastro. Cada estado decide as regras que, em sua maioria, são as mesmas, como:
- Atender aos pré-requisitos socioeconômicos, como baixa renda e inscrição ativa e atualizada no Cadastro Único para os programas sociais do Governo Federal (CadÚnico);
- Ter mais de 18 anos;
- Ser alfabetizado;
- Ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa.
Aviso:
em tempos de fake news e golpes online, a CNH Social também virou alvo dos golpistas. O Detran não envia mensagens sobre a disponibilidade de vagas para o programa, e a CNH Social é totalmente gratuita para pessoas de baixa renda comprovada e inscrita em programas sociais do Governo Federal.
Documentação necessária para se inscrever no Detran
Os documentos necessários para se inscrever na CNH gratuita de moto para trabalhar na categoria B são:
- RG e CPF;
- NIS;
- Comprovante de renda familiar mensal;
- CadÚnico atualizado, no mínimo, nos últimos 12 meses;
- Comprovante de residência atualizado.
Passo a passo para fazer o cadastro da carteira de motorista gratuita
Se você quer realizar o cadastro da CNH gratuita de moto para trabalhar como entregador, confira o passo a passo abaixo:
Passo 1: acesse o site oficial
Acesse o site oficial do Detran do seu estado. Vamos exemplificar com o Detran Goiás.

Passo 2: clique no programa
Para encontrar o programa CNH Social, localize o banner sobre a iniciativa na página inicial do Detran identificada como CNH Social, CNH Gratuita ou CNH Popular. Clique em “Participar do programa”.

Passo 3: acesse o programa
Faça o login no Detran do seu estado.

Passo 4: siga as orientações
Siga as orientações do cadastro apresentado na tela, incluindo a adição de documentos e a confirmação de elegibilidade.
Dica extra: saiba onde se cadastrar para vagas de entregador
Para se cadastrar para vagas de entregador em plataformas de delivery como iFood e 99Food, é necessário realizar o cadastro nas plataformas oficiais das empresas.
As plataformas de delivery exigem a carteira de motorista definitiva. Logo, não é permitido utilizar a Permissão para Dirigir (PPD).
Outro ponto importante é que o entregador deve apresentar um CNPJ ativo, sendo Microempreendedor Individual (MEI) nas categorias (CNAE) referentes à entrega de mercadorias, como 4930-2/01 ou 4930-2/02.
Além disso, é necessário que o condutor tenha veículo em nome próprio com a documentação em dia.
Além disso, a moto deve estar em bom estado de conservação e precisa estar acoplada com baú ou mochila de capacidade de, no mínimo, 80 litros.
Quer saber mais sobre o processo de cadastro para ser entregador de delivery? Clique aqui e veja os benefícios de se inscrever nas plataformas de entrega.
Conclusão
Se você deseja começar bem o novo ano e sem colocar a mão no bolso, faça o cadastro na CNH gratuita de moto para trabalhar e inicie o processo para aquisição da carteira de motorista na categoria B.
Para encontrar oportunidades de transformar a carreira profissional em 2026, acesse o site Manual da Web.
Aqui, compartilhamos dicas de plataformas com cursos profissionalizantes gratuitos e online, mercado de trabalho e tendências focadas no crescimento pessoal e profissional dos nossos leitores. Boa leitura! 🚀🤓

