A preocupação com a atualização do Android sempre fica entre os usuários, né? A gente sempre fica pesquisando novas atualizações para não deixar o telefone travando ou com falta de segurança. Pensando nisso, o Google lançou o sistema Longevity GRF, uma novidade que promete ampliar o período de atualizações para até 7 anos.
E, vamos falar a verdade, essa mudança é muito bem-vinda, já que não vai ser preciso ficar tão preocupado com a atualização do Android mais. Quer saber mais sobre o Longevity GRF? O Manual da Web chega agora para te contar tudo sobre essa grande novidade anunciada pelo Google!
- Aplicativo 100% gratuito para fazer testes no celular Android
- Aplicativo PPSSPP – O melhor emulador de PS2 para Android
- Aplicativo com câmera HD para Android: tire fotos em alta qualidade
O que é o sistema Longevity GRF?
O Longevity GR, atualização do Android, é uma iniciativa do Google que visa estender o período de atualizações de software para dispositivos Android.
Sigla para “Google Requirements Freeze” (ou Congelamento de Requisitos do Google), o Longevity GRF atende à demanda dos consumidores por dispositivos duráveis e com suporte prolongado.
No jeito que estamos hoje, muitos fabricantes costumam interromper o suporte de atualizações após 3 ou 4 anos, o que é bem frustrante, né?
Com o Longevity GRF, o Google pretende dar mais liberdade para que fabricantes mantenham o suporte sem a necessidade de realizar grandes modificações de software.
Claro, o programa também ajuda a reduzir o desperdício eletrônico, já que os aparelhos podem ter uma vida útil mais longa, ainda bem.
Saiba como vai funcionar a atualização Longevity GRF
Com o Longevity GRF, os fabricantes podem congelar os requisitos de software, ou seja, manter o sistema Android compatível com um determinado chipset por mais tempo.
Você não vai realizar atualizações complicadas de hardware e software a cada nova versão; os fabricantes poderão lançar as atualizações diretamente para os dispositivos que já existem.
Podemos usar como exemplo o uso do chipset Snapdragon 8 da Qualcomm, o primeiro a integrar o programa Longevity GRF, a atualização do Android.
Com essa tecnologia, o Google pretende garantir que, mesmo quando novas versões do Android forem lançadas, os dispositivos com esses chipsets poderão receber atualizações de segurança.
Quais marcas de celular oferecem o maior prazo para atualizar o Android?
Atualmente, as marcas que têm um destaque maior no suporte de atualizações do Android são Samsung, Google e OnePlus.
A Samsung, por exemplo, já ampliou o suporte para cinco anos em alguns modelos, enquanto o Google oferece até três anos de atualizações para sua linha Pixel.
Sim, a linha Pixel não é tão conhecida no Brasil, mas vale dar uma olhada nos modelos para quem quer algo diferente.
Com a implementação do Longevity GRF, espera-se que mais fabricantes ampliem esse suporte para até sete anos.
Como é feita a atualização do Android?
Normalmente, a atualização do Android acontece em várias etapas, envolvendo o Google, os fabricantes de chipsets e as marcas de smartphones.
Primeiro, o Google libera a versão mais recente do Android, contendo novos recursos e melhorias de segurança.
Depois, fabricantes de chipsets, como Qualcomm e MediaTek, precisam adaptar o software para garantir que ele seja compatível com seus processadores.
Depois disso, as marcas de smartphones ajustam o sistema para garantir a compatibilidade com os modelos específicos de seus dispositivos.
O Longevity GRF agiliza esse processo porque permite que os fabricantes de chipsets usem a mesma versão de software em várias gerações de dispositivos.
Entenda como funciona o sistema Android
O sistema Android é uma plataforma open-source, o que significa que cada fabricante pode adaptá-lo às necessidades dos seus dispositivos.
A flexibilidade permite que cada marca personalize a experiência Android, mas também dificulta a manutenção das atualizações.
O Longevity GRF, então, é uma resposta a esse problema, pois permite que os fabricantes congelem alguns requisitos do sistema;
Então, conseguem evitar a necessidade de atualizações complexas de software que poderiam tornar os dispositivos antigos mais rápidos.
Gostou de conhecer sobre o Longevity GRF?
O que achou do Longevity GRF, a atualização do Android? Caso você tenha um celular mais antigo, já pode começar a se animar, porque vai ter atualização para ele.
Então, fica ligado aí nas suas atualizações porque, quando aparecer, você tem que fazer rápido, hein?
E, claro, aproveite para ler mais sobre o Longevity GRF, entender sobre o assunto e verificar se seu smartphone está nessa lista.