Planejando a programação para o feriado de aniversário de São Paulo no dia 25? Que tal unir arte e cultura com o mais recente sucesso de bilheterias, o filme nacional Ainda Estou Aqui ao ar livre grátis?
O filme, estrelado pelos atores Fernanda Torres, vencedora do Globo de Ouro 2025 de Melhor Atriz, Selton Mello e Fernanda Montenegro, e dirigido por Walter Salles, retrata o Brasil na década de 70 e a ditadura militar. Assista ao filme de graça no dia 25. Confira!
- Ainda Estou Aqui no Oscar 2025: quais categorias o filme foi indicado?
- Em qual streaming assistir Ainda Estou Aqui?
- Filme Ainda Estou Aqui: sucesso de bilheteria nacional
Sessão especial de Ainda Estou Aqui ao ar livre grátis
Para comemorar os 471 anos da cidade de São Paulo, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa em parceria com a SPcine disponibilizarão uma sessão de Ainda Estou Aqui ao ar livre grátis no jardim suspenso do Centro Cultural São Paulo (CCSP).
A exibição está programada para às 19h30 e os ingressos gratuitos podem ser retirados duas horas antes da sessão começar na bilheteria física do CCSP.
Há limite de 150 ingressos por ordem de chegada, portanto, vá cedo e garanta a sua entrada. A classificação é para maiores de 14 anos.
O endereço é: Rua Vergueiro, 1.000 na estação Vergueiro – Linha 1 Azul do Metrô. O espaço não disponibiliza estacionamento e a melhor opção é mesmo utilizar o transporte público. Fácil, prático e barato.
História e sucesso do filme Ainda Estou Aqui
O grande segredo do filme Ainda Estou Aqui é sem dúvida a brilhante atuação dos protagonistas, excelente direção de Walter Salles e o retrato da história real do Brasil durante a ditadura militar.
A trama se passa no início da década de 1970, em meio à ditadura militar, quando uma família enfrenta o desaparecimento do patriarca Rubens Paiva. Isso acontece após o ex-deputado federal ser levado por militares.
Sua esposa Eunice, ao lado dos cinco filhos, luta em busca da verdade sobre a morte do marido. A atuação de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que vive Eunice já na terceira idade, é brilhante, sensível e emocionante.
A retratação do período de incertezas, medo e violência representada pela ditadura militar traz ao telespectador a realidade que viveram muitos brasileiros na pele. Aproveite a sessão de Ainda Estou Aqui ao ar livre grátis no dia 25.
Indicação de Ainda Estou Aqui ao Oscar 2025
A lista oficial de indicados para o Oscar 2025 está prevista para ser divulgada no dia 23 de janeiro.
Como os indicados do Globo de Ouro é uma prévia do que vai acontecer no Oscar, as chances são gigantescas que Fernanda Torres esteja entre os nomes para concorrer ao prêmio de Melhor Atriz.
O filme Ainda Estou Aqui está cotado para concorrer ao Melhor Filme Estrangeiro. Aguardando ansiosamente a lista dos indicados, ainda mais pelo todo contexto que as Fernanda Montenegro viveu em 1999.
Central do Brasil
A história do Oscar é longa. Vamos voltar no túnel do tempo, mas especificamente na premiação de 1999.
A atriz Fernanda Montenegro, mãe da Fernanda Torres, estava concorrendo ao Oscar de melhor atriz pelo inesquecível e emocionante filme Central do Brasil, também dirigido pelo diretor Walter Salles.
O filme retrata a personagem Dora, interpretada por Montenegro, uma escritora de cartas para analfabetos com apenas uma mesa e cadeiras na estação Central do Brasil, centro do Rio de Janeiro. Ela escreve as cartas e as envia pelos correios, porém nem todas.
Certo dia, recebe Ana e seu filho Josué. Na carta, Ana busca encontrar o pai do menino no interior do Nordeste. Dora resolve ajudar Josué após a morte prematura da mãe.
Como o Josué não tem parentes no Rio de Janeiro e nunca conheceu o pai, Dora se compadece e embarca em uma jornada pelo Brasil a procura da família do menino.
O filme é emocionante, dramático e eternizado na excelente atuação de Fernanda e do ator mirim, Vinícius de Oliveira, que interpretou Josué. Choro todas às vezes que assisto.
Tal mãe, tal filha
A atriz Montenegro também concorreu ao Globo de Ouro de Melhor Atriz em filme de drama em 1999, mas perdeu para Cate Blanchett pelo filme Elizabeth.
Fernanda concorreu ao Oscar no mesmo ano como Melhor Atriz e foi injustiçada por Gwyneth Paltrow, que levou a estatueta por Shakespeare Apaixonado.
Na época, em 1999, a internet não tinha o poder de hoje. A torcida brasileira está mobilizada para que Fernanda Torres leve a estatueta e se dependesse da comoção pública essa estatueta já seria nossa! Ela já garantiu o Globo de Ouro, vamos aguardar o Oscar.
Na postagem no perfil oficial The Academy, a foto de Fernanda Torres bateu recordes com 2,9 milhões de curtidas e mais de 840 mil comentários, em sua grande maioria dos fãs brasileiros.
Oscar 2025
A lista de indicados sai no dia 23 de janeiro e a 97ª edição da premiação está prevista para 02 de março. Como a premiação do Globo de Ouro é uma prévia das indicações do Oscar, é praticamente certeza que Torres estará entre as indicadas.
Se ela vencer o Oscar de melhor atriz 2025 será um prêmio inédito para o cinema brasileiro que em quase 100 anos de premiação ainda não trouxe a estatueta para casa, provando que foi injustiçado diversas vezes. Vamos torcer os dedos!
Enquanto esse dia ainda não chega, vamos aproveitar e assistir Ainda Estou Aqui ao ar livre grátis no aniversário de SP.
Outras programações para o aniversário de São Paulo
No dia 25, a programação de atividades em comemoração ao aniversário de São Paulo é uma lista imensa e, o melhor, a maioria é gratuita como a sessão de Ainda Estou Aqui ao ar livre grátis.
Preparei uma programação diversificada que inclui feira de artesanato, visita na Pinacoteca de São Paulo, viagem pelo centro histórico da cidade, corrida valendo prêmio de R$ 2.000,00 e show gratuito da banda mineira Jota Quest. Clique aqui e confira.
Conclusão
Ainda Estou Aqui ao ar livre grátis é uma excelente oportunidade de absorver a cultura, história e arte do cinema brasileiro enquanto comemora o aniversário da querida e amada São Paulo.
Se você busca por mais informações sobre entretenimento e dicas de eventos nas principais cidades do Brasil, acesse o site Manual da Web. Temos a notícia na velocidade em que ela acontece. Boa leitura!