No dia 21 de abril, amanhecemos com a trágica notícia sobre o falecimento do Papa Francisco, às 2h35, aos 88 anos, em decorrência de um AVC e insuficiência cardíaca. No dia 7, será decidido quem será o próximo Papa. Mas como funciona o Conclave?
O conclave é uma assembleia constituída pelos cardeais da igreja para a eleger o novo Papa. A previsão é que a duração do Conclave seja de 2 a 3 dias. Fique conosco e saiba como funciona o Conclave e como será a votação para a escolha papal.
O que é e como funciona o Conclave?
A palavra “conclave” vem do latim “cum clave”, que significa “Com chave”, com a ideia de que os cardeais ficarão reunidos e isolados de interferências externas para a escolha do próximo Papa.
O conclave só ocorre em duas situações: após a morte ou renúncia do Papa. Dessa forma, uma nova votação acontece em, no máximo, 3 dias.
Estamos às vésperas do próximo Conclave, agendado para o dia 7 de maio, no Vaticano.
Nos últimos anos, o Conclave teve uma redução considerável de tempo. Na Idade Média, uma reunião chegou a durar 34 meses para a escolha do Papa.

Quem pode participar da escolha do novo papa
Para a escolha do novo Papa, podem participar até 120 cardeais votantes e elegíveis. A Igreja tem, ao todo, 252 cardeais. Desses, apenas 138 têm direito a voto. Os integrantes com mais de 80 anos não podem votar.
Como é o processo de votação no Conclave
Para entender como funciona o Conclave, é importante compreender o ritual secreto desde o início e como o processo de confidencialidade é fundamental.
Os cardeais escolhidos seguem da Capela Paulina até a Capela Sistina. Neste momento, as portas são fechadas e as chaves guardadas.
O início do Conclave começa com o juramento do “Extra omnes”. Isso significa que os que não pertencem ao Conclave precisam sair da capela.
Acontece o controle e isolamento garantidos pelo Camerlengo dentro da Capela Sistina, sendo esse cardeal o responsável por organizar a votação.
Os cardeais devem jurar sigiloso e o respeito a cada voto. No papel com o nome do candidato deve estar os seguintes dizeres: “Eligo in summen pontificem” ou que na tradução corresponde a “Elejo o Sumo Pontífice”.
Ao se aproximar do altar com os votos em mãos, os cardeais dizem: “Convoco como minha testemunha Cristo, o Senhor, que será o meu juiz, de que meu voto é dado àquele que, diante de Deus, eu acredito que deva ser eleito”.

O que acontece dentro da Capela Sistina durante o Conclave
A votação acontece dentro da Capela Sistina, com um voto na parte da manhã e outro à tarde. É o chamado escrutínio.
Os votos são queimados após cada rodada, e o eleito precisa ter, no mínimo, dois terços dos votos.
Nove cardeais são sorteados para exercer funções específicas no Conclave: três compõem a mesa de votação, três recolhem os votos, se necessário, e três supervisionam a mesa.
Entenda o significado da fumaça branca e da fumaça preta
Na contagem dos votos, cédulas são perfuradas exatamente na palavra “Eligo” com uma agulha e uma linha para formar uma espécie de cordão.
Elas são queimadas com substâncias químicas específicas para a produção das fumaças preta ou branca.
A escolha das fumaças é para a comunicação com o público cristão reunido na Praça de São Pedro, que aguarda ansiosamente o resultado, criando uma espécie de rito para a escolha do Papa.
Quando a fumaça que sai da chaminé da Capela Sistina é preta, significa que ainda não houve um consenso entre os cardeais. Já quando a fumaça branca é liberada, o significado é que foi escolhido o Papa.
Quanto tempo dura o Conclave e quando termina⏳
Com o passar dos anos, o tempo de duração e como funciona o Conclave passou por reformulações, principalmente na diminuição do período da escolha, que dura, em média, três dias.
Caso os cardeais não elejam o Papa durante esse período, as votações são suspensas por um dia para orações com debate aberto e exortação espiritual na busca em fortalecer a fé e iluminação divina.
O Conclave só termina quando o cardeal atinge dois terços dos votos. Dessa forma, encerram-se as votações.
Após o resultado, o mais antigo dos cardeais pergunta ao eleito se é de sua vontade a nomeação. Se ele aceitar, é imediatamente o novo Papa e assume a liderança da Igreja Católica.
Curiosidades sobre a eleição do papa que você talvez não saiba
Conheça cinco curiosidades de como funciona o Conclave, a eleição mais importante da Igreja Católica:
Curiosidade 1: temos brasileiros entre os cardeais na votação🗳️
No dia 7 de maio, teremos 8 cardeais brasileiros na votação para a escolha do novo Papa, porém apenas 7 são aptos a serem votados (menos de 80 anos).
É a primeira vez que temos mais representantes do Brasil compondo o grupo de cardeais.
Os arcebispos são: Sérgio da Rocha, Jaime Spengler, Odilo Scherer, Orani Tempesta, Paulo Cezar Costa, João Braz de Aviz e Leonardo Ulrich Steiner.
Curiosidade 2: nunca tivemos um Papa brasileiro🇧🇷
Por mais que o Brasil tenha grande relevância na Igreja Católica, nunca tivemos um Papa brasileiro como representante máximo da Igreja.
Curiosidade 3: papa que fala até 8 línguas🗣️
Para a escolha do Papa, não é necessário que ele fale mais de uma língua além do seu idioma materno.
Porém, quanto mais línguas o Papa escolhido souber, melhor será a sua comunicação com os fiéis de todo o mundo.
O Papa que falava mais idiomas foi João Paulo II, que era fluente em 13 idiomas, sendo o polonês (língua materna), italiano, inglês, português, alemão, francês, espanhol, ucraniano, russo, servo-croata, esperanto, grego e latim.
Curiosidade 4: total de Papas até hoje👴
A Igreja Católica já teve 266 Papas. O primeiro foi São Pedro, e o último, o Papa Francisco.
Curiosidade 5: nome do Papa✍️
Assim que termina a votação do Conclave, o cardeal com mais de dois terços dos votos recebe a pergunta se aceita a nomeação.
Se positivo, é eleito o novo Papa, e escolhe-se o nome pelo qual será conhecido durante o seu papado, seguindo a tradição.
O nome mais escolhido foi João, por mais de 21 vezes. Outros nomes populares são Bento e Gregório.
Quer saber mais como funciona o Conclave e todo o processo de votação e escolha do Papa? Clique aqui, confira o filme sobre o tema e onde assisti-lo.
Conclusão
Às vésperas da escolha do novo Papa, a busca por informações de como funciona o Conclave trouxe muitas expectativas aos fiéis.
Em breve, saberemos quem será o líder máximo da Igreja Católica e como será o seu papado.
Para mais informações sobre o que acontece no Brasil e no mundo em primeira mão, acesse o site Manual da Web. Aqui, trazemos as notícias relevantes para que a experiência digital seja surpreendente!