As motos elétricas vêm ano após ano ganhando espaço em várias partes do mundo e não tem sido diferente aqui no Brasil. A moto elétrica atualmente tem uma autonomia muito boa, tornando possível deslocamentos maiores sem preocupação. E o melhor é que há cada vez mais opções no mercado, com veículos de ótima qualidade por bom preço.
Caso você já tenha pensado em ter uma moto elétrica, neste guia exclusivo da Manual da Web trazemos ótimas opções que valem muito a pena. E caso não saiba muito sobre ou ainda não tenha passado pela sua cabeça ter uma, hoje te mostramos as informações mais importantes sobre motos elétricas e o quão úteis e econômicas elas podem ser. Confira!
4.2/5
Quanto custa uma moto elétrica?
Felizmente foi-se o tempo em que moto elétrica e os veículos elétricos de forma geral eram caros comparados aos abastecidos com gasolina e álcool.
Nos dias de hoje há diversas opções com preços acessíveis e competitivos, que podem fazer você optar por este tipo de motocicleta.
Assim como no caso das motos tradicionais, também há muita variação nos modelos elétricos levando em conta diferentes marcas e especificações, por exemplo.
É possível encontrar boas motos elétricas – que oferecem boa autonomia e velocidade para você pilotar dentro da cidade, por valores em torno de 15 mil reais.
Mas como dissemos, o preço varia bastante. Tendo opções até mais em conta e outras bem mais caras, pelo design, maior capacidade, tecnologia e velocidade alta.
O modelo que vale mais a pena vai depender do orçamento e do que a pessoa quer da moto, fazendo uma análise da relação custo-benefício.
É preciso habilitação para pilotar uma moto elétrica?
Para pilotar motos elétricas é necessário sim ter a CNH da categoria A, visto que elas operam no trânsito de forma similar às motos elétricas.
Até havia alguns tipos de motos elétricas menores e que atingem velocidade máxima considerada baixa que não exigia habilitação.
Entretanto, mesmo para esse tipo de moto, passou a ser exigido que o condutor tenha carteira ao menos o documento chamado ACC (Autorização para Conduzir Ciclomotor).
Estando habilitado, o piloto estará regular diante das alterações realizadas em julho de 2023 no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Também é necessário que a moto elétrica seja emplacada para transitar normalmente nas ruas, avenidas e estradas brasileiras de forma regular.
Além do emplacamento e da CNH A (podendo ser substituída pela ACC, em alguns casos), é preciso transitar com luz baixa acesa durante o dia e utilizar capacete motociclístico com viseira ou óculos de proteção.
Os pilotos de motos elétricas, assim como as motos com motores à combustão comuns, devem seguir as regras de trânsito para ciclomotores.
Qual a melhor moto elétrica 2023?
Como citamos anteriormente, há boas opções disponíveis para o público brasileiro atualmente, o que faz difícil citar apenas uma.
Levando em conta principalmente a relação custo x benefício, a velocidade máxima atingida e a autonomia, escolhemos uma moto elétrica que certamente irá te agradar.
Trata-se da Voltz EVS, uma moto elétrica esportiva para você usar no dia, para o trabalho e até para pegar estrada.
Confira as principais características da da Voltz EVS, moto elétrica que não vai deixar você na mão e que permite acelerar nas entradas!
- Motor de 3.000W, que permite que a moto atinja a ótima velocidade de 120km/h
- Opção de uso de uma ou duas baterias, alcançando a autonomia de 120 ou 180 kms
- Baterias com carregamento total em apenas 5 horas
- Painel digital inteligente que pode ser conectado ao seu smartphone
Além da Voltz EVS, completamos o nosso pódio com duas outras opções que também valem muito a pena. Confira!
Shineray SHE 3000
Essa moto da Shineray é uma das grandes apostas da montadora especialista em motos elétricas para os anos de 2023 e 2024.
Essa moto elétrica tem uma ótima relação custo x benefício e é uma bola de segurança para você. Confira as principais características da Shineray SHE 3000:
- Motor elétrico indutivo de 3.000W
- Bateria com capacidade de 72v
- Autonomia de até 120 kms
- Tem de carregamento total de 8 horas
- Velocidade de 80 km, sendo ideal para rodar muito dentro da cidade e até pegar a estrada em direção às cidades vizinhas
Voltz EV1 Sport
Scooter da empresa brasileira Voltz, que cada vez mais investe no desenvolvimento de motos elétricas, a Voltz EVI Sport é uma outra ótima opção.
Essa moto elétrica é muito eficiente, sendo ideal para o uso no dia a dia. Confira as principais características da Voltz EV1 Sport:
- A bateria de 38.4Ah, com tempo de carregamento de apenas três horas
- Opção de uso de uma ou duas baterias, alcançando a autonomia de 100 ou 180 km
- Atinge a velocidade de 75 km por hora, o que é bem razoável para deslocamento cotidiano dentro da cidade
- Voltz EV1 Sport tem 3 modos de condução, display digital e conectividade
Qual o valor de uma moto elétrica mais barata?
Atualmente, é possível encontrar motos elétricas por cerca de 10 mil reais, mas elas possuem algumas limitações, como a velocidade máxima atingida.
Ainda sim são boas opções para quem está começando a pilotar e para os deslocamentos do dia a dia dentro da cidade.
Com um valor um pouquinho maior, você já consegue motos elétricas com maior autonomia de quilometragem e que atingem velocidades maiores.
Outra opção, se você busca valores mais em conta, é analisar opções de moto elétrica semi-nova, mas avalie bem as condições do veículo.
Onde comprar moto elétrica?
Você pode adquirir sua moto elétrica diretamente com as empresas responsáveis pela fabricação desse tipo de veículo aqui no Brasil, como, entre outras:
- Shineray
- Voltz Motors
- Aima Motos Brasil
- LL Motors
- Elektra Motors
Há nessas montadores opções de motos elétricas, scooters e muito mais, tendo até opções de bicicletas elétricas e triciclos em alguns casos.
Além disso, concessionárias e redes que vendem veículos de maneira geral e possuem opções elétricas também são locais em que você pode dar uma olhada.
Tem como comprar moto elétrica pela internet?
É possível comprar pela internet a sua moto elétrica zero km, assim como encontrar opções de moto elétrica usada.
Além dos sites das próprias empresas que fabricam modelos de moto elétrica, há plataformas em que você pode encontrar diversas opções.
Inclusive você pode até mesmo comprar motos elétricas importadas, mas aí o preço pode ser um pouco salgado na hora da coloração.
Vale ressaltar que há plataformas de venda e revenda de veículos em que você pode encontrar até mesmo opções de motos elétricas semi-novas para compras.
No site da Amazon e no App Amazon Shopping há boas opções, principalmente se o que você procura são ciclomotores, scooters ou bicicletas elétricas.
Além disso, você pode encontrar equipamentos e itens para usar com sua moto elétrica, como capacetes, viseiras, luvas e muito mais.
E com o app da Amazon você consegue melhores condições e descontos. O aplicativo está disponível gratuitamente na App Store, para dispositivos iOS, e na Play Store, para Android.
4.2/5
O que você está esperando para adquirir sua moto elétrica?
Econômica, eficiente e sustentável, a moto elétrica tem boa autonomia e vida útil, em diversas opções de modelos, velocidade atingida, design e especificações.
Essa moto é uma ótima opção para sua locomoção do dia a dia dentro da cidade, fugindo de engarrafamentos e tendo mais liberdade!