Os smartphones fazem parte do dia a dia da maioria das pessoas atualmente. Inclusive, cada vez mais as crianças utilizam celulares para jogar, ver vídeos, ouvir música, estudar, fazer pesquisas, se comunicar, entre outras coisas. Mas, quais são os melhores smartphones para crianças?
Veja hoje neste guia rápido quais são os modelos que estão entre os melhores smartphones para crianças na atualidade. Além disso, te daremos dicas de como controlar o uso de celulares pelas crianças e como mantê-las seguras na internet. Confira aqui na Manual da Web.
Qual o melhor celular para crianças?
Há vários smartphones que podem ser utilizados por crianças, mas, claro, há algumas características neles que fazem ser melhores para os pequenos.
No caso de crianças pequenas, o dispositivo não precisa ser muito sofisticado, visto que elas usam basicamente para joguinhos e ver vídeos.
Então, a prioridade deve ser ter uma tela com tamanho razoável para jogar e acompanhar conteúdos em vídeos.
Além disso, é importante que o celular seja resistente, uma vez que as crianças podem acabar deixando ele cair no chão e bater nas coisas.
Também é importante colocar a película protetora na tela do smartphone e sempre utilizá-lo com a capinha, garantindo maior durabilidade para ele.
Confira alguns exemplo de smartphones que podem ser boas opções para você dar para seu filho pequeno:
- Asus ROG Phone 6
- Motorola Moto E20
- Samsung Galaxy A04
Qual o melhor celular para uma menina de 11 anos?
Há muitas opções de smartphones que atendem às necessidades de meninas e meninos nesta faixa etária entre 10 e 12 anos.
Crianças dessa idade, que estão se aproximando da pré-adolescência, costumam usar muitos aplicativos, jogar e em alguns casos começar a ter contato com redes sociais.
Mas, ainda não usam programas muito pesados e nem o utilizam como ferramenta profissional, usando, para além do entretenimento, no máximo, para ajudar em pesquisas escolares.
Então, não é necessário um celular com grande poder de processamento e nem com câmera e ferramentas de altíssimo nível.
Ou seja, celulares intermediários de boas marcas podem atender muito bem esse público e até mesmo smartphones mais baratos caso você esteja apertado de dinheiro.
Analisamos alguns celulares de qualidade que são interessantes para crianças desta faixa etária e destacamos três que consideramos as melhores opções no momento. Confira!
Samsung Galaxy S23
Com tela de altíssima definição (6,8 polegadas e resolução de 1440 x 3088 pixels), bom poder de processamento e bateria com grande capacidade, este celular da Samsung é a opção ideal para quem gosta de ver muitos vídeos nos streamings e também para jogar sem ficar travando.
Motorola Edge 30 Pro
Os celulares da linha Edge da Motorola são boas opções para crianças justamente por sua boa relação custo x benefício, ser resistente e ter uma tela 6,7 polegadas Full HD. Além disso, o smartphone tem câmeras de 50 e 60 megapixels.
Xiaomi Redmi Note 10
Com boa capacidade de memória interna e memória RAM, câmeras de alta definição e tela de 6,43 polegadas de altíssima definição, o Redmi Note 10 tem uma ótima relação custo benefício e oferece tudo que uma criança dessa idade precisa.
Qual é o melhor iPhone para crianças?
Saindo dos dispositivos Android e falando sobre iPhones, também há boas opções para crianças entre os smartphones da Apple, com o sistema operacional iOS.
Entre eles, destacamos o iPhone 12, por ser um bom celular de entrada da Apple para crianças, visto que ele não é tão caro quanto outras opções e tem muita qualidade.
O iPhone 12 tem 64 gigas de memória (com opções de 128 e 256 GB), tela Oled de 6,1 polegadas com resolução de 2532 x 1170 pixels, câmera de alta qualidade e muitas funções tecnológicas.
Qual a idade ideal para dar um celular para o filho?
Há muito debate sobre quão prejudicial o uso excessivo de telas pode ser, além dos perigos que a internet e as redes sociais apresentam, sobretudo para crianças.
Levando em conta isso e outros fatores, a maior parte dos psicólogos infantis, pediatras e psicopedagogos costumam defender que as crianças não tenham celular antes dos 10 anos.
Alguns, inclusive, dizem que a partir dos 12 anos seria a idade ideal, já quando a criança está na passagem para a pré-adolescência.
Porém, no fim das contas, são os pais ou outros responsáveis legais que escolhem a idade que acreditam ser certa para que uma criança tenha um smartphone.
Muitos pais dão celulares para os seus filhos cada vez mais novos, principalmente por conta de joguinhos e vídeos que distraem as crianças.
Até porque uma criança vê as outras usando smartphones e acabam pedindo, visto que se tornou normal crianças com celular nas mãos em diversos ambientes.
Entretanto, é importante considerar alguns pontos e ter algumas atitudes ao dar um celular para crianças, como, por exemplo:
- Controlar o tempo de uso: É fundamental colocar um limite de uso diário do smartphone por parte das crianças, para que ele não atrapalhe o estudo, o sono da criança, sua interação social e outras atividades que são importantes para o saúde e para o desenvolvimento psicomotor dos pequenos.
- Controlar o conteúdo consumido: A internet tem muitas coisas boas e interessantes, mas, quase na mesma proporção, tem conteúdos nocivos e impróprios para crianças, além dos perigos do mundo real vindos através do ambiente virtual. Por isso, é primordial ficar atento ao que as crianças estão consumindo e usar formas de diminuir ao máximo o acesso a conteúdos impróprios.
- Converse com os seus filhos: Explique sobre os perigos da internet e deixe claro para os seus filhos o que eles podem e o que não podem fazer ao usar o celular e garanta que eles estão seguindo o que você pediu.
- Evitar acesso livre à internet: Quando não houver um adulto por perto para fazer o controle, o ideal é que o celular não tenha acesso liberado à internet, evitando que as crianças acessem conteúdos impróprios. Assim, a criança terá acesso apenas aos vídeos, músicas, jogos e apps que já estão no celular para uso offline.
- Incentivar o uso construtivo da ferramenta: Quando a criança tiver um smartphone, é importante que os pais incentivem o uso de conteúdos, independente de serem jogos, vídeos, áudios, textos, aplicativos etc, que sejam construtivos e educativos.
- Vetar o uso de redes sociais: As redes sociais definitivamente não são ambientes seguros para crianças, visto que é difícil ter controle sobre os conteúdos encontrados nelas. Além delas permitirem que pessoas mal-intencionadas possam ter acesso às crianças, podendo enganá-las e se aproveitar delas.
Independente de ser uma criança pequena, na terceira infância ou um pré-adolescente, é importante os pais ficarem atentos sempre.
Isso porque voltamos a reforçar que a internet está cheia de conteúdos nocivos e de pessoas perigosas.
Por isso, é importante ficar atento ao que as crianças estão fazendo e sempre manter um diálogo aberto com elas visando evitar ao máximo problemas.
Agora é só escolher entre os melhores smartphones para crianças que te mostramos!
Hoje te trouxemos boas dicas de melhores smartphones para crianças, caso você decida que está na hora de dar o primeiro celular para o seu filho ou filha ou mesmo trocar de aparelho.
Além disso, viu as melhores formas de manter os pequenos seguros enquanto usam o celular e acessam a internet. Então, agora é com você!