Macarrão alho e óleo: conheça 5 dicas práticas e rápidas

Publicado por
Em
Macarrão alho e óleo
Anúncios

Quem resiste a um gostoso prato de macarrão alho e óleo, não é mesmo? Essa receita de massa conquista paladares e corações no Brasil e no mundo não apenas por seu sabor, mas também por sua simplicidade, devido à rapidez na preparação.

Então, se você é fã de receitas descomplicadas que não demandam horas na cozinha, este artigo é para você! A Manual da Web vai mostrar os segredos do macarrão alho e óleo perfeito, uma receita italiana simples e rápida de fazer. Deleite-se com essas dicas gastronômicas!

Nota:
4.3/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
13.9M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Macarrão alho e óleo: a oitava maravilha

Anúncios

O Brasil é considerado o terceiro país que mais consome macarrão no mundo. Uma pesquisa da Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias, Pães e Bolos (Abimapi), divulgada no Portal CNN Brasil, mostrou que os pratos de massa estão presentes em 99,5% das mesas brasileiras.

E uma das paixões nacionais é o macarrão alho e óleo, um prato clássico da culinária italiana e que se tornou sucesso por aqui.

Essa é uma receita simples e fácil de fazer, uma ótima opção para quem quer preparar um almoço ou jantar rápido e gostoso, sem ter que gastar muito tempo na cozinha.

Mas, não pense que é somente um básico prato de macarrão para o dia a dia, pois com as dicas certas, você pode transformá-lo em uma receita sofisticada e muito saborosa.

Trata-se de um alimento muito versátil, que pode ser servido com uma salada ou um acompanhamento, como arroz ou batatas. Também pode ser servido como prato principal, acompanhado de uma boa carne ou frango.

As opções, variedades e sabores são muitos, basta você ter as receitas certas e vontade de inovar no seu tradicional macarrão com alho e óleo!

zXbUMymeio2syI7cjecyMHUMx29PVYQOnfwDI0 f7UJ3N4LaD3iF8ivOqAtdbdPlLV6c4VwRGLkR9u Kn82OmxZBYUVdru466E5ihcPQbvYG3aTNSIjp0o8hLJzQuE7wWumr 2AadAIFqJm04jYWaMQ
Macarrão alho e óleo

Precisa de óleo para cozinhar macarrão?

Um dos segredos do macarrão perfeito está justamente nessa dúvida… Muitas pessoas acreditam que é preciso colocar óleo para preparar a massa, mas saiba que não é necessário!

De acordo com opinião de renomados chefs de cozinha, você não precisa usar óleo para cozinhar o macarrão sem que ele grude.

Para se ter um cozimento adequado e uma textura sedosa, basta água quente e uma pitada de sal para o preparo do seu macarrão.

Pode confiar, pois somente assim você já garantirá que cada fio de macarrão esteja perfeitamente solto quando chegar ao prato.

Para ter acesso a essas e outras dicas para fazer a receita perfeita, recomendamos instalar em seu celular o app TudoGostoso.

O TudoGostoso está disponível para download na Google Play Store e Apple Store, é gratuito e oferece receitas e dicas de preparo incríveis!

H51KYA6MObTKsbzo1jyY0aPM99NS6IkfpaGpTXfFFUtZma1yS nIm059Ay9TaidpEbsZAZYY00sXKhp0rjGiwzalBhZGVOD56LATcuxIvlRjI3bcz1plGx OJnKwn64phUd POfMyLPXU4yeqIZ50a4
Macarrão alho e óleo

Quantas calorias tem uma porção de macarrão alho e óleo?

Se você está de olho na balança, é crucial entender o valor calórico dessa iguaria italiana, pois como sabemos, a massa é um carboidrato.

A quantidade de calorias desse prato varia de acordo com a quantidade de macarrão, óleo, alho e outros ingredientes usados na receita.

Em média, uma porção de 100g de macarrão alho e óleo contém aproximadamente 240 calorias, desde que seja preparado de forma equilibrada.

Inclusive, embora muitas pessoas substituam o óleo por azeite na receita de macarrão, saiba que não muda tanto em questão de calorias, apenas o azeite é mais saudável.

Ou seja, até mesmo para quem está de dieta pode ser uma boa opção, visto que é uma receita muito deliciosa e relativamente leve.

Quantos carboidratos têm o macarrão alho e óleo?

O macarrão é um alimento rico em carboidratos, onde sabe-se que cerca de 75% da composição da massa é carboidrato.

Ou seja, a massa é rica em carboidratos, que fornecem energia para o nosso corpo, principalmente na forma de calorias.

Em geral, uma porção de 250 gramas de macarrão alho e óleo têm cerca de 90 gramas de carboidratos.

No entanto, o tipo de massa utilizada pode fazer toda a diferença. Por exemplo, 250 gramas de macarrão integral no alho e óleo têm aproximadamente 70 gramas de carboidrato.

Além disso, a escolha do macarrão integral pode aumentar a quantidade de fibras na refeição, contribuindo para uma digestão mais saudável.

Macarrão alho e óleo

Como saber se o macarrão está no ponto?

O macarrão está no ponto quando estiver “al dente”, isto é, firme por fora e macio por dentro. Normalmente, recomenda-se o cozimento de 8 a 10 minutos.

Para saber se a massa está no ponto certo de cozimento, você pode testar um pedaço com um garfo.

Na prática, se o macarrão estiver fácil de cortar com o garfo, mas ainda tiver um pouco de resistência, está no ponto.

5 dicas para tornar sua massa com alho e óleo irresistível

Confira a seguir quais são as melhores dicas para fazer um prato de macarrão com alho e óleo perfeito e ainda mais saboroso!

1. Escolha o macarrão certo

A massa é o ingrediente principal da sua receita e sendo assim, é importante escolhê-la bem.

Tradicionalmente, a receita de macarrão alho e óleo fica melhor com massas longas, como espaguete, fettuccine, capellini ou linguine.

Esse tipo de massa tem mais superfície para absorver o molho, intensificando mais o sabor do alho e do óleo.

2. Escolha do óleo

O tipo de óleo utilizado também faz toda a diferença na sua receita. Caso queira dar um toque de sofisticação ao prato, opte pelo azeite de oliva extra virgem.

Além do sabor, o azeite de oliva traz benefícios adicionais à saúde, tornando sua refeição não apenas deliciosa, mas também mais nutritiva.

Além disso, independentemente da escolha do óleo para a sua receita, jamais exagere na quantidade. Use apenas o suficiente para cobrir o fundo da frigideira.

3. Frite o alho até dourar

O alho é o ingrediente principal do molho dessa receita de macarrão. Então, é importante que ele fique bem frito e dourado.

Essa receita pode se tornar um verdadeiro sucesso (ou fracasso total) apenas durante a fritura do alho no óleo.

Para não deixar o alho queimar, é importante refogá-lo em fogo médio, mexendo sempre. Ele deve ficar dourado, mas não deve escurecer.

Além disso, nada de economizar no alho. Use pelo menos 3 dentes de alho para cada 100 gramas de massa.

4. Acrescente um pouco de água do cozimento ao macarrão

A água do cozimento da massa ajuda a dar cremosidade ao molho de alho e óleo. Por isso, para tornar a sua receita ainda mais deliciosa, basta retirar um pouco da água do cozimento do macarrão e acrescentar na panela.

5. Adicione um toque pessoal

Para deixar seu macarrão ainda mais saboroso e divino, você pode adicionar um toque pessoal. Por exemplo, você pode acrescentar pimenta, queijo ralado, salsinha ou outros ingredientes de sua preferência.

Nota:
4.3/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
13.9M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Vamos preparar um macarrão alho e óleo dos deuses?

O macarrão alho e óleo é uma opção prática e deliciosa para qualquer momento. Com essas dicas, você vai preparar uma massa perfeita, que vai deixar a todos com água na boca!

Então, da próxima vez que a fome bater e o tempo for escasso, não hesite em optar por essa receita clássica que combina sabor, rapidez e, claro, muito alho e óleo. Bon appétit!

Anúncios

Leia mais em Comida

Aplicativo com receitas de bolo fáceis e rápidas: conheça e baixe

Aplicativo com receitas de bolo fáceis e rápidas: conheça e baixe

Sabe aquele dia que bate a vontade de um bolo caseiro, quentinho e saboroso, mas...

Leia mais →
Aplicativo grátis para planejamento de refeições veganas 2024

Aplicativo grátis para planejamento de refeições veganas 2024

Cada vez mais pessoas se tornam veganas ao redor do mundo e isso não é...

Leia mais →
Como usar o aplicativo MyFitnessPal para contar calorias de forma eficiente

Como usar o aplicativo MyFitnessPal para contar calorias de forma eficiente

Em um mundo onde a informação está na palma da nossa mão, manter um estilo...

Leia mais →
200 ideias de lanches para escola em 2024

200 ideias de lanches para escola em 2024

São tantos dias de aulas, que as ideias de lanches para escola vão acabando e...

Leia mais →