Quais os melhores alimentos para anemia?

Publicado por
Em
Alimentos para anemia
Anúncios

Usar alimentos para anemia na dieta é uma boa forma de manter o nível de ferro no sangue sob controle e assim reduzir ou mesmo eliminar o uso de remédios. Afinal, existe uma grande variedade de produtos naturais que fornecem os nutrientes que o corpo precisa. Além do ferro, outras substâncias como a vitamina C também são essenciais para combater essa doença. Por isso, é importante consumir mais de um dos tipos de alimentos para anemia para garantir refeições completas.

Nota:
4.3/5
Instalações:
5 M+
Tamanho:
109M
Plataforma:
Android
Preço:
R$3

Quais são os tipos e causas da anemia?

A anemia é uma condição médica que se caracteriza pelo baixo número de glóbulos vermelhos no sangue. Essas células fazem o transporte de oxigênio para os tecidos, por isso, a deficiência pode levar a fraqueza, palidez entre outros problemas. A mais comum é a anemia ferropriva, que é causada pela falta de ferro no organismo. Isso pode ocorrer em razão da escassez do nutriente na dieta, ou por outras razões, como perda de sangue intensa, bem como, doenças crônicas que atrapalham a absorção.

Anúncios

Existem outros tipos de anemia, como a causada pela falta de vitamina B12 ou ácido fólico. Ainda, há casos como a falciforme, que decorre de uma condição genética que faz com que os glóbulos tenham um formato de foice, e por isso se rompem com facilidade.

Alimentos para anemia
Alimentos para anemia

Sintomas da doença

Em razão da falta de oxigênio nas células, um dos sintomas mais comuns é a fadiga, ou seja, falta de ar, que pode se combinar com a sensação de cansaço constante e fraqueza. Ainda, é comum que a pessoa fique mais pálida devido à falta de glóbulos vermelhos. Também é comum que a pessoa tenha as unhas e cabelos mais frágeis e quebradiços, além das extremidades do corpo como pés e mãos gelados.

Por que usar alimentos para anemia?

Os alimentos para anemia são bons aliados nos casos em que a deficiência está associada apenas à falta de nutrientes no organismo. Assim, ao incluir de forma regular essas fontes naturais na dieta é possível reverter o quadro. Vale destacar que é sempre preciso consultar um médico para saber se apenas a dieta é o suficiente ou se há necessidade de suplementação com vitaminas, por exemplo.

Alimentos para anemia
Alimentos para anemia

Aprenda como fazer batata-doce na airfryer 

Quais são os melhores alimentos para anemia?

Entre os alimentos para anemia que são ricos em ferro, se destacam as carnes vermelhas magras e o fígado bovino. Mas, os cortes de frango e também o peixe são boas opções, que permitem variar o tipo de proteína. Mesmo para quem segue uma alimentação vegetariana, é possível incluir variações nutritivas, como por exemplo:

  • feijão;
  • lentilha;
  • grão-de-bico;
  • vegetais, como couve, brócolis e espinafre.
Alimentos para anemia
Alimentos para anemia

Diário alimentar este aplicativo comprovadamente auxilia na prevenção do excesso alimentar, possibilitando um controle mais eficiente da sua dieta. Seu design otimizado simplifica o registro alimentar, com entradas rápidas de um toque e sugestões de alimentos recentes. Além disso, oferece um banco de dados abrangente com milhares de itens cadastrados.

Alimentos para anemia
Alimentos para anemia

Quais frutas são boas para a anemia?

As frutas são bons alimentos para anemia, ainda mais aquelas com alto teor de vitamina C, como a laranja, morango, romã, acerola, mamão e caju. Isso porque essa substância favorece a absorção de ferro pelo organismo. Além dessas, há outras opções como a banana, que é rica em vitamina B6 e potássio. Ainda, vale a pena incluir opções de frutas secas, que têm uma boa concentração de nutrientes, sendo alguns exemplos a ameixa e o damasco.

Nota:
4.3/5
Instalações:
5 M+
Tamanho:
109M
Plataforma:
Android
Preço:
R$3

Como incluir alimentos para anemia na dieta? 

O ideal é variar os alimentos para anemia ao longo das refeições diárias, assim é possível ingerir a quantidade adequada de ferro e demais vitaminas necessários para a saúde. Para homens, o indicado é consumir 8 mg diárias de ferro, enquanto que mulheres durante a idade fértil devem manter uma dieta com pelo menos 18 mg diárias. Esse volume pode variar conforme as condições de saúde, por isso é ideal ter acompanhamento nutricional. O aplicativo Diário Alimentar pode ajudar a monitorar a ingestão diária de calorias e nutrientes. Ele é simples de usar e possui um extenso banco de dados com as informações sobre cada tipo de alimento.

Para usar, basta fazer o download do aplicativo, e lançar o que comeu a cada refeição. Ao buscar no banco de dados, o usuário encontra os tamanhos de porções e também pode editar. Também é possível criar receitas dentro do aplicativo, com os ingredientes e quantidades que costuma usar. Dessa forma, ao invés de lançar cada item, o aplicativo calcula o valor calórico de cada porção.

Essa é uma ótima opção para manter o controle sobre a dieta, e garantir que está ingerindo os nutrientes necessários para a saúde. Assim, para quem precisa incluir alimentos para anemia no dia-a-dia, fica mais fácil monitorar e bater as metas diárias. Como o aplicativo mantém os registros por semanas e oferece a opção de fazer backups, o usuário pode analisar e acompanhar os resultados nos exames após a mudança alimentar.

Anúncios

Leia mais em Comida

Dieta Mind Alzheimer: app de dieta gratuito que protege seu cérebro

Dieta Mind Alzheimer: app de dieta gratuito que protege seu cérebro

A Dieta Mind Alzheimer, disponível no aplicativo Android, melhora a saúde e funcionamento do cérebro,...

Leia mais →
Curso de confeitaria grátis: aprenda uma nova profissão online

Curso de confeitaria grátis: aprenda uma nova profissão online

Deseja começar uma nova carreira ou está a procura de aprimorar suas habilidades na cozinha?...

Leia mais →
App com receitas de miojo saudável para fazer em casa

App com receitas de miojo saudável para fazer em casa

Você sabia que é possível criar uma receita de miojo mais saudável e sofisticada? Sim,...

Leia mais →
Aplicativo para aprender como fazer bala Fini em casa

Aplicativo para aprender como fazer bala Fini em casa

Sucesso de vendas total no Brasil, os produtos Fini ganham espaço nas prateleiras e em...

Leia mais →