Planta Zamioculca: benefícios, como cuidar e muito mais

Publicado por
Em
Planta Zamioculca
Anúncios

A planta Zamioculca, também conhecida como planta da fortuna, é uma planta ornamental muito popular. Ela é conhecida por sua beleza, resistência e facilidade de cuidado, ou seja, ideal para quem gosta de cultivar espécies lindas e sem ter muita experiência.

E para lhe ajudar a entender tudo sobre o cultivo adequado da planta Zamioculca, a Manual da Web preparou este guia especial, para que você saiba como adubar, onde colocá-la em casa para brilhar ainda mais, seus benefícios e muito mais. Aproveite!

Nota:
4.4/5
Instalações:
1 mi+
Tamanho:
13M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Sobre a planta Zamioculca

Anúncios

A Zamioculca (carinhosamente conhecida como ZZ), é uma planta nativa da África tropical, sendo uma espécie bonita, resistente e que traz uma série de benefícios, como purificação do ar e aumento da umidade.

Ela é uma planta perene que pode crescer até 1 metro de altura. Suas folhas são verde-escuras e brilhantes, e têm um formato de lança.

Muito fácil de cuidar, ela pode ser cultivada em ambientes internos ou externos, desde que receba luz indireta. Além disso, é uma planta tolerante à seca e sendo assim, não é necessário regá-la com frequência.

Com todas essas características, essa é uma ótima opção para quem quer ter uma planta em casa, mas não tem muito tempo para cuidar.

Planta Zamioculca
Planta Zamioculca

Qual o significado de ter uma planta Zamioculca?

Seu nome pode até parecer complicado em um primeiro momento, mas seu significado é simples: a Zamioculca é símbolo de resistência e durabilidade. 

Essa espécie de planta consegue resistir a condições de cultivo adversas e, mesmo quando negligenciada, mantém sua beleza e vitalidade.

Além disso, a zamioculca é considerada uma plantinha que remete a sorte e prosperidade, onde acredita-se que ela atraia boas energias para o ambiente onde é cultivada.

É bom ter a planta Zamioculca em casa?

Sim, é bom ter a Zamioculca (ZZ) em casa, pois ela não só traz benefícios para o ambiente, mas também para o seu bem-estar.

Além de ser uma espécie de planta que purifica o ar, também ajuda a aumentar a umidade do ambiente. Sem contar que é incrível para a decoração.

Ela é uma ótima companhia visual incrível, onde suas folhas verdes e reluzentes são uma paleta de tranquilidade em meio à agitação do dia a dia.

E para reforçar ainda mais o poder dessa plantinha para você ter aí na sua casa, separamos abaixo alguns de seus principais benefícios, confira:

  • Purificação do ar: essa planta é uma verdadeira heroína quando o assunto é purificar o ar, pois ela absorve substâncias nocivas e libera oxigênio, criando um ambiente mais saudável para você respirar
  • Cuidado descomplicado: se você não é exatamente um especialista em jardinagem, não se preocupe, pois essa é uma planta resistente e requer pouca atenção
  • Estilo sem esforço: com suas folhas lustrosas e estrutura elegante, a Zamioculca adiciona um toque moderno e sofisticado a qualquer espaço, sendo a escolha perfeita para quem procura uma espécie que se destaque, mas sem exigir muito trabalho

Qual o melhor lugar para colocar a Zamioculca?

A Zamioculca é uma espécie versátil quando se trata de iluminação, ou seja, que se adapta a uma variedade de ambientes. 

Contudo, para que ela floresça da melhor maneira possível, o mais indicado é que você a coloque em locais com luz indireta e boa ventilação.

O ideal é colocar a Zamioculca em um local onde ela receba pelo menos 4 horas de luz solar indireta por dia, pois se colocada em um local com luz solar direta, suas folhas podem ficar queimadas.

Assim, bons cômodos da casa para colocar sua plantinha ZZ são sala de estar, quarto e escritório, que são ambientes com boa circulação de ar.

AVjoxo0VgzTH2mbZ1wI7IYDRQusMziairSSn3Z FC1F n9NEbRHuv4iDVFixA2UF 2a9j
Planta Zamioculca

O que colocar na Zamioculca para ficar bonita?

A planta Zamioculca não precisa de muita manutenção para ficar exuberante. No entanto, você pode fazer algumas coisas para melhorar a sua aparência:

  • Remova as folhas secas ou danificadas, pois essas podem prejudicar a aparência da planta
  • Limpe as folhas com um pano úmido, pois ajuda a remover a poeira e sujeira acumulada, o que deixa a planta com uma aparência mais brilhante
  • Coloque a planta em um vaso bonito, para valorizar ainda mais a aparência da sua planta

Aplicativo para aprender a cuidar das suas plantas

Se você está começando a se aventurar nessa jornada do cultivo de plantas em casa, com certeza precisa de ajuda de uma ferramenta para lhe guiar nos melhores cuidados.

Recomendamos instalar em seu celular o aplicativo Planta – Cuide de suas plantas, que foi desenvolvido especialmente para quem precisa de dicas para manter suas mudinhas vivas.

O app está disponível para download gratuito na Play Store, para dispositivos Android quanto na App Store, para dispositivos iOS, e pode ser instalado em poucos minutos. 

Com ele você vai saber a hora certa da rega, quando fertilizá-la, medir a iluminação adequada, quando é preciso limpar as folhas e muito mais.

gnGkFRvxkZCQU97WQ jSeuxG6OpDu21ftNKwSrHry8JL4PJ2vzcwaTdCTOExiDR6
Planta Zamioculca

Dicas de cuidado e cultivo da Zamioculca

Embora seja uma plantinha fácil de cultivar em casa, é preciso conhecer alguns truques para deixá-la ainda mais bonita. Por isso, separamos as principais dicas para cuidar a planta Zamioculca, confira:

  • Rega: a Zamioculca não é fã de muita água, devendo ser regada apenas quando o solo estiver seco, pois a rega excessiva pode causar o apodrecimento de suas raízes
  • Limpeza das folhas: limpar as folhas regularmente com um pano úmido ajuda a remover a poeira e permite que a planta respire melhor
  • Adubo: a Zamioculca deve ser fertilizada a cada 3 meses, durante a primavera e verão e sempre use um fertilizante líquido balanceado, diluído na metade da dosagem recomendada, para estimular o crescimento saudável
  • Transplante: a Zamioculca deve ser transplantada a cada 2 ou 3 anos, quando as raízes começarem a ficar apertadas no vaso
  • Amor e atenção: não esqueça de dar um pouco de amor à sua Zamioculca, ou seja, fique atento às suas necessidades, observe suas folhas e aproveite o processo de vê-la prosperar

Com essas dicas simples, sua Zamioculca será o ponto focal de qualquer ambiente, exibindo saúde e beleza incomparáveis.

Nota:
4.4/5
Instalações:
1 mi+
Tamanho:
13M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Agora você já pode ter a planta Zamioculca na sua casa!

A planta zamioculca é uma planta ornamental muito popular, que traz uma série de benefícios para quem a cultiva. Além disso, é fácil de cuidar e pode ser cultivada em uma variedade de ambientes.

Mas, não se engane, pois ela vai muito além de ser apenas uma decoração verde. Essa planta traz consigo significados simbólicos, benefícios para a saúde e a capacidade de transformar qualquer espaço em um oásis de tranquilidade. 

Escolher ter uma Zamioculca em casa é mais do que uma decisão estilosa, é um investimento em um ambiente mais saudável e vibrante. 

Então, não hesite em adicionar essa planta incrível à sua coleção e desfrutar de todos os seus encantos!

Anúncios

Leia mais em Casa e Decoração

PlantIn: aplicativo para identificar plantas por foto no celular

PlantIn: aplicativo para identificar plantas por foto no celular

O aplicativo para identificar plantas PlantIn, disponível para Android e iOS, é uma ferramenta de...

Leia mais →
Suculentando: aplicativo acompanhar a evolução da sua suculenta

Suculentando: aplicativo acompanhar a evolução da sua suculenta

A primeira suculenta a gente nunca esquece! Acompanhar evolução suculenta é gratificante e viciante. Sim,...

Leia mais →
Como cuidar de suculentas: aplicativo para aprender a cuidar das suas plantas

Como cuidar de suculentas: aplicativo para aprender a cuidar das suas plantas

Cultivar plantas parece fácil, mas não é tão simples quanto pensamos. Afinal, para garantir que...

Leia mais →
Aplicativo para aprender cuidar de rosas do deserto pelo celular

Aplicativo para aprender cuidar de rosas do deserto pelo celular

Bem-vindo ao maravilhoso mundo das rosas do deserto! Se você já se encantou com as...

Leia mais →