Você está grávida, seu corpo está mudando totalmente, seus hormônios estão diferentes do que sempre foram e você precisa apenas respirar, não é? Bom, talvez uma boa ideia seja praticar Yoga pré-natal. E buscar equilíbrio interior nesta fase tão única na vida de qualquer mulher.
O Manual da Web trouxe informações que vão deixar as mamães informadas quanto à Yoga pré-natal. Este artigo vai ser um grande aliado seu nesta jornada de autoconhecimento em que você vai gerar um novo ser humano. Vamos juntos?
4.9/5
Onde encontrar exercícios de yoga pré-natal?
Hoje nós vamos falar de uma das variações do app Down Dog, o Yoga pré-natal | Down Dog. Um app voltado inteiramente para quem está gravidinha e deseja praticar yoga.
Disponível para Android e iOS o app vem com exercícios específicos para cada trimestre da gestação, garantindo poses seguras para o período gestacional de cada mulher.
Ele tem exercícios para aliviar dores na lombar, sincronização com músicas para seu exercício, é indicado para acompanhante e custa R$ 40,90/mês ou R$ 249,90/ano.
- Aplicativo Minha Gravidez – Monitore sua gravidez pelo celular
- Aplicativo com exercícios de ioga facial para fazer em casa
Quais exercícios de yoga têm no aplicativo?
O aplicativo de Yoga pré-natal tem uma preocupação interessante com a mobilidade e a possibilidade de movimento que cada gestante tem.
Como ele possui, também, exercícios voltados para iniciantes, não seria justo colocar posições difíceis de serem executadas ou que oferecesse risco ao bebê.
Por isso, logo que você entra no app de Yoga pré-natal, você coloca o trimestre em que está e quanto tempo consegue praticar por dia.
Conforme sua gravidez for evoluindo, seus exercícios se modificam.
E caso você sinta algum desconforto ou dor em partes do corpo, como lombar ou pés, consegue focar em exercícios para trabalhar aquela região.
Pode fazer invertida gravidez?
Por mais que seja uma posição linda, invertidas na gestação devem ser feitas com moderação.
Se você é uma praticante assídua de yoga, está fora do primeiro trimestre e se sente bem consigo e com a prática, a maioria dos professores não vê problema em fazer a posição.
Porém, se você nunca praticou yoga, começou apenas na gestação, está nos primeiros três meses de gravidez e quer se aventurar na invertida, é melhor não tentar.
Afinal, esta é uma das posições que podem inclusive fazer o seu bebê desencaixar, caso seja feita no final da gestação.
Por isso, todo cuidado é pouco.
Quais os benefícios do yoga na gravidez?
Uma prática milenar, que promove autoconhecimento e elevação do ser, não traz só benefícios para sua saúde mental.
Veja aqui os principais benefícios que praticar yoga pré-natal pode te trazer:
Benefício 1: mais energia
Na gravidez, atividades simples que eram feitas com facilidade se tornam extremamente cansativas.
A prática do yoga, então, vem auxiliar na redução do cansaço e fazer com que seu corpo encontre mais energia na hora de executar qualquer tarefa.
Benefício 2: músculos mais fortes
Agora que seu pacotinho de amor está com você, o peso corporal aumentou e seu corpo precisa estar forte para sustentar vocês.
O yoga pré-natal fortalece os músculos e trabalha as articulações do seu corpo, sem a necessidade de equipamentos.
Benefício 3: tchau inchaço
O yoga pré-natal ajuda a evitar o inchaço, principalmente nas pernas, pois melhora a circulação no corpo.
Benefício 4: ajuda na preparação para o parto
As posturas do yoga podem ajudar a gestante tanto no quesito mental quanto no corpóreo durante o momento do parto.
Sem contar nas técnicas de respiração que podem ser usadas para facilitar o nascimento do bebê e na ansiedade.
O que é melhor para grávida pilates ou yoga?
Tanto o pilates quanto o yoga são práticas que podem ser bem aproveitadas durante o período gestacional.
O pilates, possui baixo impacto e fortalece tanto os músculos abdominais quanto o assoalho pélvico. E pode ser uma boa pedida para grávidas evitarem a temida diástase.
Mas, pilates precisa de aparelhos. Isso talvez seja um empecilho para algumas pessoas, pois são aparelhos característicos do método e são encontrados apenas nos estúdios.
Você pode até fazer o pilates no chão, mas a prática não será completa. Para finalizar, o pilates é tido como o exercício mais seguro para gestantes/
Já o yoga é uma prática que não requer aparelhos, trabalha a respiração e a mente, tonifica os músculos e ajuda nas articulações da gestante.
Além disso, o yoga ajuda a mulher a controlar melhor seus sentimentos e emoções, além de ser uma filosofia de vida, não apenas um exercício.
4.9/5
Procure sempre orientação especializada
Independente da escolha, vale a pena conversar com seu obstetra e ouvir a opinião de um especialista.
Caso ele autorize a prática de exercícios aeróbicos, temos uma dica de outro aplicativo para você fazer exercícios em casa.
E por hoje é só! Que sua gestação seja linda, tranquila e saudável!