Bebida e direção é uma combinação que não deve acontecer! A Lei Seca, blitz, campanhas educativas e os testes visam diminuir isso. Mas, alguns motoristas relatam erros do etilômetro, equipamento usado no teste. Por isso, é importante verificar o bafômetro.
O Manual da Web vai ensinar a você como verificar bafômetro no Inmetro, para saber se o aparelho em que fez o teste está regular e aprovado. Além disso, daremos informações sobre as multas e punições aplicadas por dirigir sob efeito de álcool, bem como conhecer os vários problemas e consequência de dirigir embriagado aqui no Brasil. Aproveite!
4.9/5
Tem como verificar bafômetro do Inmetro?
Popularmente conhecidos como bafômetros, os etilômetros são instrumentos muito usados para verificar se motoristas estão dirigindo sob o efeito do álcool.
Entretanto, em alguns casos ele pode estar desregulado e fora das especificações exigidas pelo Inmetro.
Em casos como estes, é possível até mesmo que o instrumento não consiga medir com exatidão o nível de álcool.
Mas, saiba que sim, é possível verificar bafômetro junto ao Inmetro, para saber se ele está apto a fazer a medição corretamente.
A consulta é feita diretamente pela internet e totalmente de graça, levando apenas alguns minutos.
Passo a passo de como verificar se o bafômetro é válido
Para estar regular, os etilômetros precisam ter o certificado do órgão de verificações, que no caso desse instrumento quem verifica é o Inmetro.
Já há alguns anos o Inmetro libera a consulta de bafômetros, o que pode ajudar muitos motoristas brasileiros.
A consulta deixa o processo mais transparente, principalmente para os condutores que acreditam que a fiscalização possa ter usado um equipamento desregulado.
Então, confira logo abaixo o passo a passo de como verificar se o bafômetro que foi utilizado no seu teste está válido ou não:
Etapa 1: acesse o Portal do Inmetro
Se você foi autuado no bafômetro e quer fazer essa verificação, a primeira coisa é acessar o Portal de Serviços do Inmetro nos Estados (clique neste link).
Etapa 2: comece a consulta do instrumento
Após a etapa acima, vá até a parte destinada à Verificação de Instrumentos tocando em “Consultar Instrumentos”.
Etapa 3: verifique o etilômetro
Na página seguinte, selecione a opção “Etilômetro” e preencha as informações básicas para fazer a consulta, que são:
- Tipo de Instrumento (etilômetro, que é o bafômetro);
- O Estado e a cidade em que a multa foi aplicada.
Por fim, para fazer a pesquisa referente às informações selecionadas, toque no botão “Consultar”.
Como saber se o etilômetro está correto?
Foi parado em uma blitz, fiscalização extensiva ou participou de um acidente e seu teste do bafômetro deu um resultado que não encaixa na realidade?
No momento da fiscalização, caso você discorde do resultado, você pode pedir para a medição ser realizada com outro etilômetro.
Além disso, você pode solicitar os dados do equipamento para posteriormente verificar se ele está regularizado junto ao Inmetro, como mostramos anteriormente.
Na página de consulta seguindo o passo a passo acima é possível saber exatamente se o aparelho estava calibrado ou não.
Isso porque a consulta mostra todos os etilômetros verificados pela Rede Brasileira de Metrologia Legal e Qualidade do Inmetro – RBMLQ-I.
Se o bafômetro estiver verificado corretamente, vai aparecer como “Aprovado”. Ao clicar no ícone de lupa, você pode detalhar as informações.
Nessas informações você verifica até quando o equipamento está válido, quando foi a última verificação, o número de série e mais.
Onde saber se o bafômetro foi aferido?
É no próprio site do Portal de Serviços do INMETRO nos Estados (PSIE) em que é possível consultar a verificação dos etilômetros.
Dessa maneira, conseguimos ver se o aparelho usado no teste do bafômetro pela fiscalização está em conformidade com os padrões técnicos exigidos.
Se o instrumento não estava calibrado e aprovado, você pode recorrer à multa pelo Detran do seu Estado ou pelo app Carteira Digital de Trânsito.
O app é gratuito, fácil de usar e está disponível para todos os motoristas brasileiros que têm a CNH, basta baixar na Google Play Store e App Store.
Importância da conscientização de não beber se for dirigir
Todo mundo sabe, ou pelo menos já deveria saber, que volante e direção não combinam em hipótese alguma.
Milhares acidentes graves de trânsito, muitos deles resultando em pessoas feridas e até mortas, já foram causados por motoristas bêbados.
Atropelamento de pedestres e colisões de veículos causadas por motoristas embriagados geram perdas materiais, lesões e até morte de inocentes.
Por conta disso, cada vez há mais leis ao redor do mundo visando punir quem dirige sob efeito de álcool ou quaisquer outras substâncias psicoativas.
A Lei Seca, criada em 2008 no Brasil, dá ferramentas à fiscalização e à justiça no combate a este tipo de infração, que passa a ser crime quando causa vítimas.
Inclusive, desde que foi colocada em prática, as multas por dirigir embriagado aumentaram em 35%, justamente pela maior fiscalização.
Consequências de dirigir embriagado no Brasil
Atualmente, ser flagrado dirigindo sob o efeito de álcool é uma infração gravíssima, que gera multa pesada e outras punições.
Multa para quem dirigir sob efeito de álcool
Multa no valor de R$ 2.934,70 e suspensão do direito de dirigir por 12 meses, com recolhimento da carteira de motorista e retenção do veículo.
Punição em caso de reincidência em 12 meses
O motorista reincidente recebe multa no valor de R$ 5.869,40 (o dobro da anterior) e retenção na hora do veículo.
Punição para quem dirige embriagado
Conduzir veículo com capacidade psicomotora alterada por conta da ingestão de álcool e/ou consumo de outras drogas é crime de trânsito.
Além de multa, pode haver detenção de seis meses até três anos, além da proibição ou suspensão do direito de dirigir veículos automotores.
Já em casos de batidas e atropelamentos que causem a morte de terceiros, por exemplo, o motorista responde pelo crime de homicídio doloso.
4.9/5
Reforçamos a importância de verificar bafômetro e NÃO dirigir após beber!
Agora você sabe as consequências gravíssimas que beber e dirigir podem trazer para quem faz isso e, infelizmente, para terceiros, né?
Além disso, aprendeu como verificar bafômetro e o que fazer caso o equipamento não esteja calibrado e dê um resultado errado.
Então, use essas informações para ter uma atitude mais positiva ao dirigir, tanto para se preservar quanto para manter outras pessoas em segurança!