Em algum momento você já parou para pensar como era a sua rua há dez anos? Ou teve curiosidade em ver como um ponto turístico ou avenida famosa se transformou com o tempo? Por conta da tecnologia, já é possível viajar no tempo sem sair de casa.
Bastam alguns cliques para descobrir como eram as ruas da sua cidade e revisitar lugares que marcaram momentos da sua vida. O Manual da Web vai te ensinar a ver imagens antigas das ruas com apenas três passos. Demais, não é mesmo? Então, continue acompanhando este conteúdo para descobrir como esse recurso funciona.
4.4/5
Onde ver imagens antigas das ruas?
A principal ferramenta para ver imagens antigas das ruas é o Google Maps (Android e iOS), mais precisamente o Street View.
Essa função permite ver fotos panorâmicas em 360º que foram tiradas ao longo dos anos por meio dos carros do Google, equipados com câmeras de alta definição.
O Google Maps pode ser considerado a maneira mais prática, acessível e rápida na hora de comparar o antes e depois de uma rua.
Com esse aplicativo, você consegue observar as transformações de maneira interativa, e o melhor de tudo, sem a necessidade de sair do sofá de casa.
Passo a passo para descobrir fotos antigas no Google Maps
Agora que você já sabe como encontrar os registros, que tal aprender a ver imagens antigas das ruas por meio de 3 passos simples?
Trata-se de um processo rápido que pode ser feito pelo seu smartphone, tablet ou computador. C onfira:
Passo 1: acesse o Google Maps e ative o Street View
Boa parte dos smartphones já vem com Google Maps, bastando atualizá-lo, se necessário, na sua loja de aplicativos (Android ou iOS).
Em seguida, digite o endereço desejado na barra de pesquisa e arraste o “bonequinho amarelo” (Pagman) até o ponto que quer visualizar. Basta soltá-lo para ativar o Street View.

- +2.000 imagens de boa noite para compartilhar grátis na internet
- Aplicativo com + 50.000 imagens de bom dia para usar grátis
- ARTA: IA para criar imagens de maneira gratuita e rápida
Passo 2: veja o histórico de imagens disponível
No canto superior esquerdo da tela, aparecerá um ícone de relógio. Clique nele e veja inúmeras fotografias do local.
É uma espécie de linha do tempo, em que você pode clicar sobre as data para ver como o endereço mudou com o passar do tempo.

Passo 3: explore e compare
Ao ver as fotos, você poderá navegar pelas ruas e comparar detalhes, como o surgimento de novos prédios, mudanças na pavimentação, paisagismo, fachadas e muito mais. Além disso, o Google Maps permite que você salve ou compartilhe as imagens.

Consigo achar a minha própria casa utilizando o app?
A boa notícia é que sim! É possível ver imagens antigas das ruas, incluindo a sua própria casa, por meio do Google Maps. Basta que o endereço esteja disponível no Street View.
Mas atente-se a alguns detalhes importantes:
- Nem todas as áreas têm registros de todos os anos. Regiões rurais ou cidades menores podem ter apenas uma ou duas atualizações;
- As imagens mais antigas do Google Street View no Brasil começam em 2010, quando o serviço começou a ser implantado em território nacional;
- Se a sua rua passou por alguma obra ou mudança recente, pode ser que existam diferentes versões.
Visualizar a própria casa é uma experiência curiosa. Isso porque você pode, por exemplo, relembrar um antigo portão ou encontrar o carro da família estacionado na frente. Uma boa maneira de reviver as melhores memórias.
Saiba quais são as ruas que mais mudaram durante os anos no Brasil
Algumas ruas brasileiras se transformaram por completo devido ao passar do tempo.
A expansão urbana, o crescimento econômico e a modernização das cidades trouxeram novas paisagens, deixando o passado registrado nas imagens do Street View.
Dito isso, exemplos marcantes ficam por conta da:
Avenida Paulista (São Paulo – SP)
Um ícone da capital paulista, a Avenida Paulista é um termômetro da transformação urbana.
No Google Street View, pode-se ver o contraste entre os primeiros registros com menos prédios e calçadas estreitas e as imagens mais recentes com prédios modernos e ciclovias.
Avenida Atlântica (Rio de Janeiro – RJ)
O calçadão de Copacabana e os quiosques à beira-mar mudaram ao longo dos tempos. O design das barracas e as cores variaram nas capturas do Street View, refletindo as reformas e o aumento do turismo.
Setor Hoteleiro Norte (Brasília – DF)
Em Brasília, as imagens revelam a transformação de áreas antes pouco movimentadas, deixando claro como a capital se modernizou sem deixar de lado a identidade arquitetônica.
Avenida Beira-Mar (Fortaleza – CE)
Um dos cartões postais do Nordeste, também passou por grandes reformas. Quando as imagens são comparadas, fica nítido o impacto das obras de revitalização, a ampliação das calçadas e, claro, o crescimento do turismo local.
4.4/5
Um clique no tempo: um passado que cabe na palma da mão
O Google Maps nos fornece uma oportunidade única de viajar no tempo com apenas alguns cliques. Ver imagens antigas das ruas não é só uma curiosidade, mas uma forma de entender a evolução das cidades.
Por meio de três passos simples, você pode reviver lembranças, explorar o passado e perceber como o tempo muda tudo ao nosso redor.
Quando acessar o Google Maps, vá além de apenas olhar a rota. Observe o tempo, as mudanças e as histórias que cada rua tem.
Por trás de cada imagem antiga, existe uma lembrança que passou, mas a tecnologia, em conjunto com o Street View, eternizou.

