Se você ama crochê, com certeza já passou horas navegando por inspirações para fazer em casa, né? Aqueles modelos cheios de cor, com formatos diferentes que parecem exigir muita criatividade e habilidade durante o processo. Até porque, às vezes, tudo que a gente precisa é de uma ideia visual para iniciar, por exemplo, um tapete de crochê para casa.
Graças aos avanços da tecnologia, você já consegue encontrar inspirações, gráficos e pontos online, e em um só lugar! Assim, tudo o que precisa é do aplicativo certo e alguns direcionamentos. Pensando nisso, o Manual da Web preparou este artigo, que contém uma indicação de plataforma e dicas úteis que transformam o produto final.
Como fazer tapete de crochê para casa?
Para quem está pensando em fazer um tapete de crochê para casa, fique tranquilo, pois está no caminho certo para combinar beleza e praticidade!
Hoje, é possível encontrar gráficos e inspirações prontos em diversos sites e plataformas.
Logo, a indicação de hoje é o aplicativo Pinterest, disponível para Android e iOS, sendo um dos mais populares entre os usuários. Com ele, você pode explorar novas ideias e testar coisas novas.
Este aplicativo funciona, basicamente, como um mural de inspirações, pois você pode buscar por modelos de tapete, tipos de ponto, esquemas passo a passo, e ainda salvar tudo em pastas organizadas por tema.
Ou seja, basta pesquisar com as palavras certas para aprender a fazer um tapete de crochê para casa!
A seguir, confira como usar o Pinterest de forma estratégica e encontrar os melhores conteúdos.
Passo a passo para encontrar gráficos gratuitos para todos os níveis
Se você está empolgado para começar o tapete de crochê para casa e não sabe onde encontrar os gráficos certos, calma, que o Manual da Web te ajuda!
Independentemente se está no início da jornada ou já tem experiência no ramo, hoje já é possível encontrar este material para todos os níveis!
Para isso, basta seguir o passo a passo a seguir e aproveitar a diversidade!
Passo 1: baixe o aplicativo
Acesse a loja de aplicativos do seu celular (Android ou iOS) e digite na ferramenta de busca o nome “Pinterest”. Em seguida, clique em “Instalar”.

- Crochê passo a passo: aplicativo para iniciantes
- 3 aplicativos essenciais para aprender fazer crochê em casa
- Aplicativo com 300 pontos de crochê fáceis de fazer
Passo 2: tela inicial
Após a instalação, acesse a tela inicial e clique em “Continuar com Google” para cadastrar sua conta.

Passo 3: palavras-chave
Vá à barra de pesquisa, e use palavras-chave, para filtrar os resultados. Por exemplo:
- Gráfico tapete de crochê;
- Tapete de crochê redondo PDF;
- Crochê gráfico passo a passo.

Passo 4: foco nos detalhes
Agora, é hora de explorar as imagens e se atentar aos detalhes. Como, por exemplo, verificar se elas trazem gráficos legíveis, indicações de materiais e links para tutoriais.

Passo 5: adicionar às pastas
Uma forma de organizar suas ideias é salvando em pastas organizadas, com nomes que facilitem a localização.
Para isso, basta clicar na imagem que achar interessante e ir em “Salvar”. Em seguida, vá em “Criar Pasta” e digite o nome que quiser.

Como adaptar gráficos para o tamanho do seu espaço
Quem já tem mais experiência no assunto, sabe que pode acontecer de achar o gráfico ideal para fazer o tapete de crochê para casa, mas o tamanho parece muito pequeno ou grande para o cômodo.
Nessas horas, você precisa saber como ajustar. E para te ajudar nesse processo, preparamos algumas sugestões. Confira:
Aumente ou reduza as repetições
Se o gráfico tiver partes que se repetem, como blocos ou carreiras, basta repetir mais vezes para deixar maior ou fazer menos para diminuir.
Essa sugestão funciona, principalmente, com modelos redondos, ovais ou retangulares com padrão contínuo.
Troque o fio e a agulha
Quando você usa um fio mais grosso e uma agulha maior, o tapete, ou qualquer outra coisa que deseja produzir, cresce naturalmente, ainda que seguindo o mesmo gráfico. Porém, os fios finos deixam o tapete mais delicado e menor.
Faça um teste com amostra
Comece o gráfico e meça algumas carreiras. Assim, é uma forma de calcular se o tamanho vai caber no espaço e, se precisar de ajuste, você já pode fazer isso no início.
Dicas para escolher o fio e a agulha ideais para cada modelo
Agora que você já sabe que, para fazer o tapete de crochê para casa, vai depender do tipo de agulha certa na produção, é hora de focarmos em como selecioná-las. Inclusive, juntamente com os fios.
Afinal, a escolha do fio e da agulha faz toda a diferença no visual, tamanho e durabilidade do seu tapete. Portanto, veja como acertar na escolha:
- Para tapetes maiores e firmes: se for o caso de usar em salas ou cozinhas, prefira barbante grosso (número 6 ou 8) e agulhas entre 3,5 mm e 4,5 mm. Isso porque eles deixam o tapete mais resistente e com um acabamento firme;
- Para tapetes menores ou decorativos: agora, se for para banheiro ou quarto, o ideal é usar fios mais finos, como o barbante número 4 ou fio de algodão, com agulhas entre 2,5 mm e 3,5 mm;
- Siga sempre a indicação da embalagem do fio: preste atenção na etiqueta do novelo, pois ela traz a recomendação de agulha ideal;
- Combine a cor com o ambiente: o tom é importante, pois cores neutras combinam com qualquer estilo de decoração, enquanto cores vivas dão destaque ao tapete.
Principais pontos de crochê usados em tapetes decorativos
Outra forma de saber por onde começar o seu tapete de crochê para casa é conhecendo os principais pontos. Até porque é uma forma de ajudar na escolha do modelo certo para o seu estilo e espaço. Confira abaixo:
- Ponto baixo: básico e firme, ideal para produtos que necessitam de mais resistência;
- Ponto alto: faz o produto ser mais aberto e macio, sendo ideal para tapetes leves e decorativos;
- Ponto pipoca: ele forma pequenos “bicos” que dão relevo e um efeito 3D;
- Ponto leque: cria desenhos em forma de leque, adicionando detalhes elegantes;
- Ponto fantasia: combina vários pontos em sequência para criar texturas e padrões únicos.
Tapetes para sala, cozinha, banheiro e quarto: modelos por ambiente
Quem gosta de decorar a casa sabe que cada cantinho pede um tipo diferente de crochê. Dessa forma, é legal escolher um modelo que combine não só com a decoração, mas também com a função.
Pensando nisso, selecionamos algumas dicas para você. Confira:
- Sala: prefira tapetes maiores, especialmente modelos redondos e ovais, com pontos firmes;
- Cozinha: opte por tapetes menores e resistentes, feitos com fios que aguentem mais o movimento e a limpeza;
- Banheiro: escolha modelos pequenos, com pontos que secam rápido e materiais que evitam mofo. Além disso, tapetes quadrados ou retangulares costumam funcionar melhor;
- Quarto: prefira tapetes macios e aconchegantes, pois a ideia deve ser trazer conforto ao pisar.
Transforme o seu espaço
Fazer um tapete de crochê para casa é uma maneira de unir criatividade e conforto em cada ambiente.
Continue acompanhando o Manual da Web para encontrar as melhores dicas e tutoriais online!