Você já usou o ChatGPT para escrever uma mensagem de texto, organizar as ideias de um projeto ou até para pedir conselhos? Essa ferramenta de Inteligência Artificial (IA) tornou-se mais do que uma tendência no mundo: faz parte da rotina de milhares de cidadãos. Por estar tão integrado assim ao nosso dia a dia, é normal surgir o questionamento de quanto custa usar o ChatGPT.
Afinal, o que muda quando você paga pelo plano Plus? E será que realmente compensa gastar dinheiro com isso? Dúvidas desse tipo são cada vez mais comuns. Pensando nisso, o Manual da Web preparou este artigo contendo as principais informações e curiosidades sobre a plataforma, para que os nossos leitores reflitam se vale a pena o investimento. Confira mais informações a seguir!
Gratuito ou pago? Entenda quanto custa usar o ChatGPT
Você sabia que fazer entre 20 e 30 perguntas para uma plataforma de IA pode evaporar o equivalente a meio litro de água potável?
Independentemente do plano gratuito ou pago, o ChatGPT, disponível para Android e iOS, apresenta um alto custo de performance.
Isso acontece porque todos os dados processados pelas IAs passam por data centers que consomem muita energia e milhares de litros de água para se resfriarem.
Portanto, usar a plataforma não tem apenas um desconto no seu cartão de crédito, mas também, a longo prazo, no consumo de água e energia.
Referente ao valor mensal da assinatura, atualmente fica em torno de 20 dólares mensais, o que equivale a R$ 100,00. Mas o preço pode variar conforme a personalização do plano.
- 4 tarefas que você pode fazer mais rápido usando o ChatGPT
- 5 prompts do ChatGPT para o TCC: veja como a IA pode ajudar
- 5 prompts para testar no ChatGPT durante o tédio
Quais são as diferenças entre a versão grátis e a versão paga do Chat?
Agora, referente a planos sobre quanto custa usar o ChatGPT, isso depende de alguns fatores. Primeiramente, a plataforma apresenta ao todo cinco opções de plano, sendo uma versão gratuita e 4 pagas.
Versão grátis
Mesmo que os recursos mais avançados só estejam disponíveis com assinaturas, o usuário que optar por usar de graça tem acesso a:
- Fazer perguntas sobre qualquer assunto;
- Criar textos, resumos, roteiros e ideias;
- Usar como apoio para estudos ou projetos;
- Montar listas, cronogramas e planos;
- Ter sugestões de e-mails, mensagens, legendas e muito mais.
Versão paga
Neste modelo, o usuário conta com 4 opções:
- Plus: para quem deseja mais velocidade, flexibilidade e acesso a mais funcionalidades da plataforma. A assinatura tem renovação mensal;
- Pro: oferece melhor desempenho e acesso ilimitado. É mais caro que o plano anterior;
- Enterprise: voltado para grandes organizações. Preços personalizados conforme a necessidade da equipe;
- Team (Business): pensado para equipes que precisam colaborar em um ambiente seguro e produtivo. O preço varia entre a opção mensal e anual, mas cada usuário paga um valor.
Já as versões pagas contam com outras vantagens, como:
- Acesso ao modelo GPT-4 (mais inteligente, rápido e preciso);
- Possibilidade de usar ferramentas avançadas, como criação de imagens com IA, análise de arquivos e gráficos;
- Respostas mais completas, atualizadas e com menor chance de erro;
- Acesso prioritário mesmo em horários de pico;
- Melhor desempenho em tarefas complexas.
Vale a pena assinar o ChatGPT por mês? Quando compensa?
Esta é uma dúvida muito comum em leitores que pensam em investir na plataforma.
Aliás, mesmo que agora você saiba quanto custa usar o ChatGPT, tanto individualmente como no coletivo, não vai querer gastar dinheiro com algo e se arrepender depois, não é?
Portanto, a verdadeira resposta para esta pergunta é: depende do quanto você usa.
Para quem costuma utilizar apenas ocasionalmente para tirar uma dúvida rápida, escrever um texto simples ou só gastar menos tempo com uma atividade específica, talvez pagar pelo plano não seja o ideal.
Isso porque a versão gratuita já preenche esses requisitos.
Mas, para usuários que acessam todo dia para produzir conteúdo, estudar com mais profundidade e criar estratégias, realizar a assinatura pode compensar.
Principalmente porque você conta com mais rapidez no processo e recursos ilimitados.
Pessoa pensativa analisando preços ou segurando um cartão de crédito
Dicas para incorporar o ChatGPT na sua rotina de trabalho
Com todas as informações compartilhadas neste artigo sobre quanto custa usar o ChatGPT, você já consegue ter uma visão das vantagens e dos cuidados que precisa tomar, não é?
Agora, algo bem comum entre os usuários é utilizar a plataforma no ambiente de trabalho. Claro, é preciso ter cuidado para não ultrapassar a linha e deixar a máquina fazer tudo.
Mas será que você está explorando todas as vantagens do ChatGPT? Confira estas dicas para aproveitar ao máximo:
- Planeje seus textos e relatórios: você pode solicitar a criação de esboços, para organizar ideias ou gerar textos de referência;
- Otimize e-mails e mensagens: para escrever respostas claras, profissionais e até personalizadas para clientes, colegas e fornecedores;
- Crie listas e cronogramas: solicite a estrutura de uma lista detalhada para organizar suas tarefas, reuniões e prazos;
- Revise e edite conteúdos: você pode usar para corrigir gramática, melhorar o estilo e deixar seus textos mais claros e objetivos.
Use com moderação
Agora que você já sabe quanto custa usar o ChatGPT, reflita se vale a pena a assinatura. Além disso, leve em conta o impacto ambiental.
Pense: será mesmo necessário usar a plataforma apenas para criar uma mensagem simples que preciso enviar por e-mail?
Continue acompanhando o Manual da Web para mais dicas atualizadas e responsáveis sobre tecnologia.