Em 2024 o Brasil registrou mais de 70 mil pessoas desaparecidas. Esse número assustador sensibilizou a marca brasileira de leite e derivados, Piracanjuba, que, em parceria com o Movimento Mães da Sé, utilizam a Inteligência Artificial (IA) para procurar desaparecidos.
A campanha resgata as divulgações nos rótulos de leite dos anos 90, com a atualização da fisionomia das pessoas desaparecidas utilizando IA.
Confira como o app Family Faces, o mesmo usado na campanha, traz essa tecnologia para encontrar desaparecidos.
3.1/5
Como a tecnologia está ajudando a procurar desaparecidos?
A tecnologia da IA permite a atualização da imagem e reconhecimento facial das pessoas desaparecidas. Isso tem ajudado na batalha diária de procurar desaparecidos.
O aplicativo Family Faces, disponível para Android, é uma dessas plataformas que usa a para o reconhecimento facial pela IA.
A plataforma Family Faces foi projetada pela Mult-Connect e desenvolvida pela Microsoft, em parceria com o Movimento Mães da Sé.
As fotos enviadas no app são analisadas pela IA com base nas fotos do banco de imagens para procurar desaparecidos.

- Aplicativo 100% gratuito para procurar cachorro desaparecido
- Como localizar pessoas pelo número do celular via satélite
- Como localizar pessoas pelo número do celular: descubra o segredo
Aplicativos e plataformas digitais para encontrar desaparecidos
O app Family Faces é gratuito e permite localizar pessoas desaparecidas. Confira como usar a plataforma.
Passo 1: abra o aplicativo
Abra o app Family Faces, disponível para Android.
Passo 2: insira uma foto
Coloque uma foto no app para ser comparada com as milhares de fotos de pessoas desaparecidas que estão cadastradas na plataforma.
Passo 3: aguarde o processo
A IA buscará traços de semelhança com as fotos já cadastradas na plataforma.
Passo 4: confira o resultado
Se houver uma compatibilidade, o app enviará um alerta para que o caso seja investigado.
Reconhecimento facial e IA na identificação de pessoas
No caso da ferramenta Family Faces, o reconhecimento facial é por meio da IA, que utiliza a semelhança para encontrar traços de compatibilidade da imagem anexada pelo usuário com as fotos cadastradas na plataforma.
Essa tecnologia tem solucionado casos arquivados na busca incessante para procurar desaparecidos.

Redes sociais como ferramenta para localizar desaparecidos
As redes sociais são veículos que ajudam no processo de localizar desaparecidos. No perfil da Piracanjuba e das Mães da Sé, no Instagram, podemos acompanhar a divulgação de fotos e informações de pessoas desaparecidas.
Em alguns casos, temos um desfecho positivo, com a localização dessas pessoas. Os casos mais comuns são de pessoas desaparecidas há menos tempo.
Sem dúvidas a velocidade da divulgação de uma imagem de desaparecidos nas redes sociais é muito superior do que a imagem em um banco de imagens no site. Por isso, a importância da mídia na veiculação dessas pessoas desaparecidas.
No Brasil, em média, a cada 3 minutos uma pessoa desaparece.
Seja por sequestro, acidentados levados aos hospitais que permanecem por longo período, pessoas com doenças mentais que se perdem ou até mesmo fuga de casa.
Novela Explode Coração❤️
Lembro da novela Explode Coração, de 1995, da autora Glória Perez, na qual a personagem Odaísa, interpretada por Isadora Ribeiro, aparecia na “Mães da Cinelândia” pela busca incansável do filho desaparecido, Gugu.
A trama, que uniu ficção e realidade, auxiliou na divulgação de crianças e adultos desaparecidos.
Ao final da cada capítulo, nos créditos finais, eram exibidas fotos de pessoas desaparecidas. Foram mais de 400 fotos divulgadas.
Com a novela, 70 pessoas foram encontradas após a divulgação de sua imagem na trama.
Mães da Sé👩🦱👩
O Movimento Mães da Sé tem grande comoção social pela luta de mães, que diariamente levam fotos de filhos, algumas ainda bebês ou crianças, na praça da Sé, em São Paulo.
A Mães da Sé foi fundada em 1996, por Ivanise Espiridião, em parceria com a ONG Centro Brasileiro em Defesa da Criança e do Adolescente, após o desaparecimento da filha Fabiana, de 13 anos.
Ivanise foi convidada a dar o seu depoimento como uma mãe de uma filha desaparecida na novela Explode Coração.
Após a grande repercussão, ela uniu-se a outras mães formando a grande rede de apoio Mães da Sé, uma instituição sem fins lucrativos que ajuda na busca de familiares e amigos desaparecidos.

Geolocalização e bancos de dados: como funcionam na busca
O banco de imagens do Family Faces, a mesma plataforma utilizada pelas Mães da Sé, utiliza as fotos cadastradas de pessoas desaparecidas na busca de semelhanças a cada nova imagem adicionada na plataforma.
Como há informações como nome, idade, local e data do desaparecimento, é possível cruzar informações com a IA, formando um poderoso banco de dados e geolocalização.
Em caso de semelhança, a plataforma emite um alerta para que a ONG faça a investigação para procurar desaparecidos.
Encontre familiares por meio de sites que trazem a árvore genealógica online e saiba mais sobre a sua história.
Clique aqui e confira o conteúdo que escrevi apresentando sites gratuitos e funcionais para encontrar pessoas pelo nome.🔍

Colaboração entre órgãos públicos e tecnologia na solução de casos
Os grandes colaboradores para localizar desaparecidos são as ONGs sem fins lucrativos, como Mães da Sé e Mães da Cinelândia.
A iniciativa da campanha da Piracanjuba reacende a esperança de milhares de mães, pais, tias e avós de reencontrar seus familiares.
Você, leitor do Manual da Web, pode ajudar nessa campanha. Acompanhe os projetos das ONGs pelas redes sociais. Talvez uma daquelas pessoas desaparecidas pode ser hoje um vizinho ou conhecido.
Como as ONGs são sem fins lucrativos, toda doação é bem-vinda. Acesse as redes oficiais para saber mais.
Ajude a manter acesa a chama de esperança dessas mães a reencontrarem seus filhos, mesmo que tenha passado mais de 15, 20 ou 30 anos.
3.1/5
Conclusão
Finalizo o conteúdo em lágrimas e com um nó na garganta em ver as mães com a foto dos filhos que desapareceram há anos, com a esperança viva de um dia reencontrá-los.
Se você busca vantagens da IA, certamente procurar desaparecidos é uma delas.
Para mais dicas de como utilizar a IA a seu favor durante a navegação digital, explore o site Manual da Web. Aqui, trazemos informações relevantes para uma jornada de grandes descobertas.