Quem disse que omelete só se faz na frigideira? A omelete de forno veio para quebrar paradigmas e trazer ainda mais praticidade na cozinha. Ele é uma opção de refeição rápida e fácil de preparar e pode ser feita com ingredientes variados.
Por isso, neste artigo exclusivo da Manual da Web vamos desvendar os segredos da omelete de forno e compartilhar dicas incríveis para garantir que sua receita seja não só deliciosa, mas também saudável. Vamos conferir?!
4.3/5
Omelete de forno: uma delícia culinária muito versátil
A omelete de forno é uma variação do omelete tradicional, o qual é assado e não frito. Justamente por não requer o uso de óleo para fritar os ovos que se torna uma opção mais saudável no cardápio.
Esse tipo de omelete é uma boa fonte de proteínas e pode ser uma opção saudável para o café da manhã, almoço ou jantar.
Além disso, sua grande vantagem é ser uma receita versátil, que pode ser personalizada com os ingredientes que você mais gosta.
Você pode adicionar na sua omelete assado no forno legumes, carnes, queijos ou outros ingredientes que goste, tendo uma refeição deliciosa e nutritiva.
Inclusive, recomendamos instalar em seu celular o aplicativo “Receitas Globo”, que está disponível gratuitamente na Play Store e Apple Store.
Nesse app você encontrará mais de 100 mil receitas para fazer em casa, do nível fácil ao avançado, com ingredientes comuns do dia a dia até os mais exóticos.
Além disso, no app Receitas Globo terão diversas opções de receitas de omeletes para você preparar, tudo com passo a passo detalhado em vídeos de alta resolução.
Qual a diferença entre omelete e fritada?
Há algumas diferenças básicas entre essas duas receitas. Em geral, a omelete é conhecido por ser leve e aerado, com uma textura mais macia.
Já a fritada é uma receita um pouco diferente, tendo uma aparência mais robusta e espessa. Além disso, pode conter mais ingredientes.
Mas, a principal diferença mesmo entre a fritada e omelete está no modo de preparo. Na omelete, os ovos são despejados sobre os ingredientes já dispostos na frigideira ou forma, enquanto na fritada é tudo misturado junto.
Sem contar que aqui no Brasil temos mais o hábito de preparar fritada, fazendo o uso de óleo ou manteiga, sendo uma opção mais calórica.
Como fazer omelete de forno da Ana Maria?
Se você é fã da Ana Maria Braga, já deve ter visto-a preparando sua receita exclusiva de omelete de forno no programa, não é mesmo?
Essa receita é um sucesso, e a boa notícia é que é fácil de reproduzir em casa, ou seja, é simples e fácil de fazer.
Então, confira a seguir os ingredientes e modo de preparo da omelete de forno da Ana Maria Braga, preparado no “Mais Você”.
Ingredientes:
- 10 ovos
- 130 ml de leite
- 130 g de queijo ralado
- 60 g de presunto picado
- 60 g de cebola picada
- 60 g de tomate picado
- Sal e pimenta a gosto
- Manteiga para untar
Modo de preparo:
- Pré-aqueça o forno a 200 graus Celsius
- Em uma tigela, misture os ovos com o leite até ficar homogêneo (não precisa bater)
- Após, acrescente o sal e pimenta a gosto
- Em outro recipiente, misture os ingredientes do recheio, sendo o queijo ralado, presunto picado, cebola picada e tomate picado (reserve)
- Unte com manteiga uma forma de muffin, cupcake ou de empada grande
- No fundo da forma, distribua os ingredientes do recheio e cubra com a mistura de ovos
- Leve ao forno para assar, por cerca de 13 minutos
- Retire do forno assim que a omelete estiver firme
- Agora é só desenformar e servir
Essa receita pode ser preparada em 15 minutos, serve entre 6 e 8 pessoas e a mágica está em misturar os ovos com o leite por mais tempo.
Assim, você terá uma omelete cremosa, altamente saboroso e digno de programa de televisão, sem muito esforço.
Como fazer omelete sem queimar?
Um dos maiores desafios ao preparar omelete, seja na frigideira ou no forno, é evitar queimar. Mas, não existe segredo, basta seguir as dicas abaixo:
- Coloque um pouco de óleo ou manteiga no recipiente antes de colocar os ovos
- Não coloque fogo ou forno muito alto
- Pré-aqueça o forno a uma temperatura média, pois ajuda a garantir um cozimento uniforme
- Ao temperar, evite ingredientes que soltam muita água, pois podem comprometer a textura da omelete
- Retire a omelete do fogo ou forno quando ele ainda estiver um pouco mole, pois ele continuará cozinhando no calor residual
5 dicas para fazer uma omelete de forno saudável
Para preparar uma receita apetitosa, mas muito nutritiva e saudável, separamos dicas essenciais, confira!
- Use ovos frescos e de boa qualidade: os ovos frescos são mais ricos em nutrientes com um sabor mais intenso
- Bata os ovos com cuidado: o ideal é apenas bater os ovos, nunca misturar e sem bater demais, pois isso ajudará a manter a omelete leve e fofo
- Adicione vegetais à omelete: os vegetais são uma ótima fonte de fibras, vitaminas e minerais, então, pode usar e abusar de ingredientes como espinafre, brócolis, ervilhas, milho, abobrinha, tomate, cebola, alho, cogumelos
- Use queijos com baixo teor de gordura ou sem gordura: os queijos são uma ótima maneira de adicionar sabor e cremosidade ao sua omelete, mas para uma versão mais saudável (menos gordura saturada e colesterol), dê preferência para queijos como cottage, feta, ricota e de cabra
- Tempere com ervas e especiarias frescas: as ervas e especiarias frescas adicionam sabor e aroma à omelete, sem adicionar calorias ou gordura, então, pode incluir opções como orégano, manjericão, tomilho, pimenta calabresa, páprica e alecrim.
4.3/5
Vamos preparar uma omelete de forno leve, aerado e cheio de sabor?
Agora você já sabe tudo o que precisa para preparar uma omelete de forno delicioso, suculento, saudável e com praticidade, certo?
Seja seguindo a receita da Ana Maria Braga ou outras do aplicativo Receitas Globo, com as dicas mencionadas neste conteúdo não tem como dar errado.
Portanto, agora é mão na massa! Evitando queimaduras, quebre os ovos com cuidado, experimente diferentes combinações de ingredientes e estará pronto para conquistar sua cozinha!