O celular caiu na água? Saber como agir com rapidez pode fazer a diferença. Infelizmente, ninguém está imune a acidentes, e ver este aparelho parar de funcionar, repentinamente, é um dos mais desesperadores. Porém, com algumas ações rápidas e corretas, é possível evitar que o pior aconteça.
Ainda assim, sabemos que, na hora do desespero, podemos acabar tomando decisões erradas. Pensando nisso, o Manual da Web preparou este guia completo sobre o que fazer se o celular cair na água. Portanto, acompanhe este artigo e saiba dicas práticas que podem te ajudar neste momento. Saiba mais a seguir e leia tudo com atenção, pois, um dia, você pode precisar!
- Aplicativo com som para tirar água do celular: baixe e teste agora mesmo
- Aplicativo para remover marca d’água fácil pelo celular
Descubra o que fazer se o celular cair na água
Imagine a seguinte situação: o celular caiu na água ou, por algum acidente, ficou encharcado. E agora, o que fazer? Calma, dá para tentar salvar seu smartphone!
Leia atentamente estas dicas que o Manual da Web preparou para você:
- Desligue o aparelho imediatamente: conforme a Samsung, a umidade no dispositivo pode causar sérios danos ou corrosão na placa-mãe;
- Dê um banho: fabricantes também indicam que pode ser necessário remover impurezas que tenham entrado no telefone, como água do mar (que tem sal), da piscina (com cloro) ou resíduo de alguma bebida. Quer saber como fazer isso da forma correta? Confira o próximo tópico;
- Remoção: tente remover o líquido restante, batendo de leve no topo do aparelho. O conector USB precisa estar apontado para baixo;
- Bote para secar: escolha um local seco e com bastante fluxo de ar, como, por exemplo, um ventilador;
- Use um carregador sem fio: para tentar recuperar alguma informação urgente do celular, uma alternativa, caso seja compatível, é utilizar um carregador sem fio, evitando o uso de cabos. Mas lembre-se de secar a traseira do telefone antes.
Após realizar essas etapas, ficou em dúvida se o celular já está pronto para ser usado?
Caso surja na tela um alerta de umidade, que costuma aparecer em iPhones e alguns modelos Samsung Galaxy, ainda pode ter um resto de água no conector ou nos pinos do cabo.
Portanto, neste caso, continue com o telefone em uma área seca, com bastante fluxo de ar, entre 24 horas (na recomendação da Apple) e 48 horas (conforme o site da Motorola).
Como secar o celular corretamente em casa (sem danificá-lo ainda mais)
Quando esse tipo de acidente acontece, é comum entrar em pânico e querer resolver tudo rápido para não perder o aparelho. Porém, é necessário tomar cuidado e saber o que fazer se o celular cair na água.
Uma alternativa que pode funcionar com seu smartphone é secá-lo. E você pode fazer isso em casa! Saiba mais no passo a passo abaixo:
- Desligue o aparelho imediatamente;
- Retire a bateria, o chip e o cartão de memória, se possível;
- Seque o exterior com um pano macio e absorvente;
- Coloque o celular em um local seco e arejado.
Não faça isso! Erros comuns que podem piorar a situação
Tão importante quanto saber o que fazer se o celular cair na água é ter noção do que evitar nessa situação. Até porque uma ação errada pode prejudicar ainda mais o aparelho.
Pensando nisso, o Manual da Web preparou uma lista com ações a serem evitadas. Veja:
- Em hipótese alguma, coloque o smartphone em um recipiente ou saco de arroz. Ficou surpreso com esta dica? Confira mais informações no próximo tópico;
- Não use o cabo com o aparelho molhado, pois os pinos do conector ou do cabo podem ser corroídos e causar dano permanente ou interromper o funcionamento;
- Não use uma fonte externa de calor, como secador de cabelos, pois pode descolar a tampa traseira do equipamento e outros componentes internos;
- Evite usar o cotonete ou palito para enxugar o celular, pois os resíduos de algodão podem ficar presos dentro dos orifícios dos alto-falantes ou do conector USB-C (no caso dos Androids e do iPhone 15) ou Lightning (para iPhones 14 e anteriores).
O que evitar: arroz realmente funciona?
Por não saberem o que fazer se o celular cair na água, muitas pessoas acabam recorrendo ao truque do arroz para tentar salvar o aparelho. A verdade é que se trata de um mito.
Pode, sim, ajudar a remover a umidade externa, mas não garante que o celular esteja completamente seco por dentro.
Isso porque o arroz, sendo um grão seco, absorve a umidade, mas não remove a água que possa estar nos componentes internos. Portanto, o ideal é seguir as instruções dos tópicos anteriores!
Apps para ajudar: use a vibração para tirar a água do som
Quando situações assim acontecem, uma das primeiras partes que costuma apresentar problemas é o alto-falante. Ele pode ficar abafado ou com som distorcido devido à água acumulada.
Neste caso, para saber o que fazer se o celular cair na água, temos uma boa notícia: existem aplicativos que emitem sons ou vibrações específicas para “expulsar” a umidade do aparelho!
Ah, mas vale lembrar que eles não garantem a recuperação total do aparelho, ok? Pode acontecer de o ideal ser buscar a ajuda de um profissional capacitado. Portanto, use essas ferramentas como um auxílio inicial!
Assim, a indicação de hoje é o aplicativo “Expelir a água do alto-falante”, disponível para Android, e “Tirar água do celular: ejetor”, disponível para iOS.
4.7/5
4.7/5
Ambos têm o mesmo objetivo: ajudar a remover a água dos alto-falantes e contam com testes de som.
Logo, vale a pena explorar esta alternativa como uma forma rápida e prática de minimizar danos e custos.
Quando é hora de procurar uma assistência técnica?
Com tantas informações na internet e a esperança de resolver a situação sem necessidade de gastar dinheiro, pode ser difícil saber quando pedir ajuda.
Ainda que nosso artigo inclua o que fazer se o celular cair na água de uma forma bem completa, o Manual da Web também ressalta a importância da avaliação técnica.
Assim, para te ajudar a identificar quando é necessário pedir ajuda de um profissional, listamos os principais sintomas. Confira:
- O celular não liga mais, mesmo após tentar secar e carregar a bateria;
- Tela preta ou com falhas visuais, como manchas, linhas ou brilho irregular;
- Superaquecimento constante ao usar ou mesmo desligado;
- Áudio com distorção ou sem som algum nas chamadas, ou nos vídeos;
- Botões físicos ou touchscreen não respondem corretamente;
- Conexão Wi-Fi, Bluetooth ou rede móvel falhando, ou inexistente;
- Aparelho desliga sozinho repetidamente;
- Câmera embaçada ou com manchas internas;
- O celular apresenta lentidão ou travamentos frequentes.
Dicas extras para prevenir acidentes com água no futuro
Como diz o famoso ditado: “prevenir é melhor do que remediar”. Felizmente, é possível evitar transtornos e custos extras com atitudes simples que podem mudar o seu dia.
Veja agora dicas práticas de como proteger seu aparelho de problemas com água:
- Use capas protetoras à prova d’água ou resistentes a respingos;
- Evite usar o celular próximo a piscinas, banheiras, pia ou locais com muita umidade;
- Não leve o celular para o banheiro durante o banho;
- Evite carregar o celular com as mãos molhadas;
- Não deixe o celular em superfícies onde possa ser facilmente derrubado em líquidos;
- Sempre seque bem as mãos antes de manusear o aparelho;
- Faça backup frequente dos seus dados para evitar perdas em caso de acidentes.
Agir rápido pode fazer toda a diferença!
Quando esse tipo de situação acontece, cada minuto conta para evitar danos. Agora que você já sabe o que fazer se o celular cair na água, já está preparado para possíveis acidentes!
Continue acompanhando o Manual da Web para mais dicas úteis que podem te ajudar a economizar.