Saber de onde viemos e para onde vamos é uma das curiosidades mais latentes no ser humano. Para onde vamos é meio difícil de dizer, afinal depende de muita coisa. Mas, de onde viemos conseguimos ao fazer árvore genealógica.
Então já se prepare, pois hoje o Manual da Web trouxe não uma, mas sim duas opções de App para você descobrir quem é que começou a beleza toda que neste momento lê este artigo, ou seja: você.
- Aplicativo Applaydu – Jogos para toda a família
- Jogos de cartas online: aplicativo para se divertir em família
Como fazer árvore genealógica grátis?
Neste texto vamos te dar duas opções de aplicativos para você fazer árvore genealógica totalmente de graça. Ambos testados pela nossa equipe.
MyHeritage
Disponível para Android e iOS o aplicativo vai pedir seu cadastro e alguns dados simples: seu nome completo, data de nascimento.
Além disso, é necessário o nome completo do seu pai e da sua mãe, assim como a data de nascimento deles e do seus avós, tanto paternos quanto maternos, caso alguém seja falecido, também é interessante informar.
Com estes dados, o app consegue localizar alguns parentes seus que já foram usados em para fazer árvore genealógica anteriormente e, assim, monta a sua com facilidade.
É divertido ver gente que você nem imaginava ser adicionado à sua família. A exemplo, a minha começou com um Comendador e sequer hoje carrego o sobrenome desta pessoa.
Assustador, porém divertido!
4.3/5
FamilySearch
Também disponível para Android e iOS este aplicativo é tão fofoqueiro quanto o outro. Você precisa fazer sua conta, colocar os dados como seu nome completo e nascimento.
Também é necessário inserir nome dos seus pais e avós maternos e paternos, assim como a data de nascimento deles. Para que ele comece a puxar os dados.
Neste aplicativo, você precisa ter mais cuidado na conferência que no que citamos anteriormente.
Isso por que quando houver outro cadastro para ser analisado, você terá que clicar no ícone ao lado do nome que você inseriu.
No quesito de informação eu diria que ele é complementar ao outro, descobri que o pai do Comendador era Visconde, olha só. Sou mais um caso de família rica que perdeu tudo.
Além disso, você consegue acessar algumas certidões via app. Tanto de óbito quanto de nascimento.
4.3/5
Qual o melhor aplicativo para criar árvore genealógica?
Agora que demos o panorama dos dois apps, fazer árvore genealógica parece mais simples, não é?
Bom, o FamilySearch tem o benefício de ser 100% gratuito, mas ele não é o app mais usado para este tipo de coisa.
O MyHeritage disponibiliza 2 semanas de teste para você, então se você conseguir usar e montar sua árvore genealógica neste período, seria interessante.
Porém, acredito que ambos empatam nessa disputa (lembrando que eu sou a única juíza neste texto e aqui é meu pequeno império para julgar).
Afinal, como são programas que pessoas compartilham informações, pode ser que um lado da sua família tenha usado um app enquanto o outro usou o outro. Pois foi isso que meus parentes fizeram.
O lado da Minha mãe usou o FamilySearch e o lado do meu pai o MyHeritage.
Qual a ordem para se fazer uma árvore genealógica?
Comece por você. Quem são seus pais? Você tem descendentes? Eles têm descendentes? E por aí vai.
Dou esta dica, pois em algum momento, por mais que sua memória seja excelente, você pode não saber um dado. Afinal, quem são suas tataravós? Quantos filhos elas tiveram?
Isso tudo parece fácil de descobrir, mas acredite: não é.
É fácil fazer uma árvore genealógica sozinho?
Falando da minha experiência com estes apps: foi muito mais fácil do que eu imaginava. Porém, eu ainda precisei recorrer aos meus familiares.
Estes apps perguntam data de nascimento e óbito (caso seu familiar já tenha falecido) para o cadastro do parente.
Mas não só dos seus parentes próximos, eles perguntam do seu bisavô, bisavó… e levando em consideração que na minha família as pessoas chegam (e passam) dos 100 anos, foi um pouco complicado.
Mas, algumas experiências são pessoais e nisso você pode ter mais facilidade que eu na hora de preencher. Ou ainda ter uma pasta com documentos que forneçam estes dados.
Por que você deve fazer sua árvore genealógica?
Porque é divertido e curioso. Mas, não só isso! Você pode se conectar melhor com sua essência, entender um pouco como a evolução de anos aconteceu para chegar até você.
Sem contar que pode ser útil para processos burocráticos como requerer outra cidadania.
E para sanar sua curiosidade, ainda mais, você pode acessar este link e ver um app para acompanhar quantas pessoas possuem o mesmo nome que você.
Agora, ficamos por aqui! Beijos, queijos e até a próxima!