O prazo para declaração do Imposto de Renda vai até 30 de maio. Entre os documentos necessários, há o informe de rendimentos. É importante ressaltar que todos os arquivos solicitados para a declaração devem ser anexados contendo todas as informações. Por isso, para facilitar o processo dos cidadãos brasileiros, tudo pode ser feito de forma digital.
Uma forma prática de agilizar o trâmite é solicitando o informe de rendimentos do Next, um aplicativo bastante intuitivo e simples. Além disso, com ele, é possível usar a conta para receber a restituição. Por isso, o Manual da Web separou mais detalhes sobre o assunto, incluindo como usar a plataforma. Confira a seguir!
3.6/5
O que é informe de rendimentos do Next e para que ele serve?
O informe de rendimentos é um dos documentos exigidos para a declaração anual de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF).
Ele detalha todos os valores recebidos por uma pessoa física ao longo de todo o ano, incluindo salários, aposentadorias, pensões, rendimentos de investimentos, entre outros.
Este documento pode ser emitido por empresas, bancos, corretoras de investimento, INSS, entre outras. Nesse caso, o Next vem como uma alternativa muito mais simples de preencher todo o documento.
Inclusive, ao fazer a conta na plataforma, o usuário pode aproveitar os valores restituíveis no próprio aplicativo, podendo até investir a quantia.

- Como consultar o informe de rendimentos do Santander online
- Informe de Rendimentos do INSS: como ver o extrato para o IR
- Veja seu informe de rendimentos do Bradesco pelo celular
Quem precisa emitir o informe de rendimentos?
A responsabilidade pela emissão do informe de rendimentos é das fontes pagadoras. Ou seja, de empresas, instituições financeiras, órgãos públicos e outras entidades que pagam algum tipo de rendimento à pessoa física.
Além disso, outras fontes pagadoras responsáveis são a Previdência Social e órgãos que pagam aposentadorias, pensões e outros rendimentos.
Nesse caso, o empregado apenas consulta o informe de rendimentos do Next ou de qualquer outra plataforma e baixa o arquivo para inserir na declaração do Imposto de Renda.
Passo a passo para consultar o informe de rendimentos pelo app
Para quem nunca utilizou o aplicativo, é preciso realizar um cadastro. As informações solicitadas são as mesmas que qualquer outra plataforma de banco solicita, como e-mail, CPF, data de nascimento, etc.
No entanto, apenas criar a conta no Next não é suficiente para gerar o informe de rendimentos.
É necessário ter movimentado valores, como manter saldo no aplicativo ou fazer aplicações em 2024, para gerar o documento.
Dessa forma, nos próximos anos, será possível gerar o informe de rendimentos do Next.
Para quem já tem cadastro e costuma movimentar a conta, confira as instruções a seguir:
Passo 1: comprovantes e extrato
Assim que acessar a tela inicial, vá em “comprovantes”.

Passo 2: inclua o informe de rendimentos do Next
Em seguida, o usuário deve se direcionar a “Informe de Rendimentos”, e depois, em “Informe de Rendimentos IRPF”.

Passo 3: selecione o ano
Nesta etapa, é necessário selecionar o ano para declaração. Neste caso, 2025.

Passo 4: verifique o documento
Aperte o botão “Visualizar” e seu informe de rendimentos do Next será gerado. Para baixar o documento basta clicar no ícone de carta, localizado no canto direito superior da tela.
Assim, o aplicativo vai encaminhar o arquivo para o e-mail cadastrado na conta. Quando quiser o documento, é necessário informar os seis primeiros números de seu CPF e o ano de seu nascimento.
Como acessar o informe de rendimentos pelo Internet Banking
Outra alternativa, além de adquirir o informe de rendimentos do Next, é através do site. Tendo uma conta no Banco Bradesco, o processo é muito mais ágil.
Portanto, para quem preferir acessar de forma online sem necessidade de baixar um aplicativo, esta é uma alternativa mais viável.
Além disso, uma das vantagens do Internet Banking é que o usuário tem acesso aos informes dos últimos 5 anos, podendo juntar todos em um só arquivo ou compartilhar como quiser.
Assim como o Next, o processo é simples. O caminho basicamente é entrar no site e clicar em “acessar sua conta”. Em seguida, bastam as informações do cartão solicitado e ir em “Imposto de Renda”.

O que fazer se houver erro no seu informe de rendimentos?
É importante que o cidadão sempre verifique as informações do documento para evitar o envio da Declaração do Imposto de Renda com dados equivocados.
Porém, caso ocorra alguma divergência após o documento ser enviado, é necessário enviar uma declaração retificadora para substituir a anterior. O processo pode ser realizado no site da Receita Federal.
O caminho é: login com CPF e senha > selecionar IRPF e o ano > preencher Declaração > retificar declaração. O prazo máximo é de 5 anos após o envio incorreto da documentação.
Caso ainda não tenha sido enviado, basta entrar em contato com o banco ou empresa que o emitiu, pois eles são obrigados a corrigir e enviar um novo informe.
3.6/5
Mantenha-se informado!
Os cidadãos brasileiros precisam ficar atentos a datas e prazos. Porém, com tanta documentação e informação para incluir no Imposto de Renda, isso pode ser um processo longo.
Por isso, realizar o informe de rendimentos do Next é uma alternativa mais rápida.
O conselho do Manual da Web é não deixar para última hora!