Detector de metais: app gratuito para detectar metais com seu celular

Publicado por
Em
Detector de metais
Anúncios

Pode parecer até absurdo demais em um primeiro momento, mas você sabia que o seu smartphone pode se transformar em um detector de metais? Chocante, não é mesmo? Esse é o poder da tecnologia, que tem avançado a passos largos.

Hoje a Manual da Web vai te mostrar como é possível transformar seu celular em um detector de metais através de um aplicativo gratuito. Além disso, vamos responder às principais dúvidas sobre o assunto. Aproveite!

Nota:
4.5/5
Instalações:
1 mi+
Tamanho:
25M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é e como funciona um detector de metais?

Anúncios

Um detector de metais é um dispositivo eletrônico que detecta a presença de metal próximo. Esse tipo de equipamento é usado em uma variedade de contextos, desde segurança em aeroportos e eventos até busca por tesouros e arqueologia. 

A maioria dos detectores de metais funciona gerando um campo magnético. Quando um metal passa sob ou perto do detector, esse campo é interrompido.

Na prática, quando o detector passa por um material metálico, o equipamento emite um sinal sonoro.

Os detectores vêm em diferentes formas e tamanhos, cada um adequado para a necessidade e ambiente específico, mas todos operam sob os mesmos princípios básicos de detecção de perturbações em um campo magnético.

Detector de metais
Detector de metais

O que detecta no detector de metal?

Ao contrário da ideia de filme que temos em mente, o detector não é apenas uma ferramenta para caçadores de tesouros. 

Ele é utilizado em várias situações, como na segurança em aeroportos, prédios governamentais, escolas e eventos especiais para detectar armas, localização de objetos históricos, localização de tubulações e fios em paredes e sob o solo e etc.

Assim, basicamente a função dos detectores de metais é encontrar e “bipar” objetos metálicos, como moedas, jóias, armas e munições. 

Dentre os metais que podem ser detectados, temos:

  • Ouro
  • Prata
  • Cobre
  • Ferro
  • Alumínio
  • Bronze
  • Latão
  • Chumbo

Ou seja, qualquer objeto que emita um sinal eletromagnético é detectado neste equipamento, gerando um sinal sonoro ou visual para indicar a presença de um objeto metálico.

O que detecta ouro?

Os aparelhos detectores de metais detectam ouro, assim como qualquer outro metal. No entanto, existem detectores específicos para ouro, que são mais sensíveis a esse metal.

Esses detectores de metais geralmente têm uma frequência mais alta do que os detectores de metais convencionais, o que os torna mais sensíveis a metais de baixo teor de ferro, como o ouro.

É permitido usar detector de metais?

Os detectores de metais são ferramentas incrivelmente úteis no dia a dia de diversos profissionais, é importante usá-los de maneira responsável e ética.

Em muitas áreas, pode haver leis e regulamentos sobre onde você pode procurar, o que você pode desenterrar e o que deve fazer com quaisquer achados históricos ou valiosos.

Mas, via regra geral, é permitido usar detector de metais em áreas públicas no Brasil, desde que o usuário respeite a legislação local. 

A lei federal nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, não proíbe o uso de detectores de metais. 

No entanto, é importante respeitar as regras de uso estabelecidas em cada estado e município. Por exemplo, é proibido usar detector de metais em praias e parques sem a autorização do órgão responsável. 

Em São Paulo, o uso de detectores de metais é permitido em áreas públicas, desde que o usuário possua autorização da Secretaria de Estado do Meio Ambiente. 

Já no Rio de Janeiro, o uso de detectores de metais é permitido em praias, desde que o usuário respeite a faixa de areia de 20 metros da linha d’água.

Além disso, é importante estar atento às regras de segurança, como usar óculos de proteção e evitar áreas onde haja risco de explosões.

Qual é o melhor detector de metais?

Existem diversos tipos de detectores de metais disponíveis no mercado, mas o melhor aparelho será aquele que atender às suas necessidades e orçamento. 

De encontrar chaves perdidas a descobrir fios em paredes, os aparelhos de detecção de metais possuem diferentes níveis de sensibilidade e preços.

Em geral, os detectores de metais mais básicos são mais baratos, mas têm menos recursos. Em contrapartida, os detectores mais avançados são mais caros, mas têm funcionalidades mais avançadas, como discriminação de metais, profundidade de detecção e indicação de alvo.

Por isso, a escolha irá ser influenciada pelo seu objetivo. Se você é um iniciante, pode optar por um detector de metal básico, que é mais barato e fácil de usar. 

Já se você é um usuário mais experiente, pode optar por um detector de metais mais avançado, que oferece mais recursos, como maior sensibilidade e profundidade de detecção.

Alguns dos melhores detectores de metais do mercado incluem:

  • Minelab Equinox 900
  • Garrett AT Pro
  • Fisher F75
  • Nokta Makro Legend
  • Quest Q20
image 8

App gratuito para detectar metais com seu celular

Atualmente, existem aplicativos para celular que permitem detectar metais. Esses apps funcionam usando o magnetômetro do telefone para detectar campos magnéticos, que podem ser gerados por metais. 

Os aplicativos de detector de metais são uma opção divertida para quem quer experimentar a sensação de caça ao tesouro.

Mesmo não sendo tão precisos quanto os detectores de metais convencionais, esses apps são uma ótima opção para iniciantes que querem testar o uso de detectores de metais sem investir em um equipamento caro. 

Um bom aplicativo de detecção de metais pelo celular que recomendamos instalar é o Metal Detector da ExaMobile, que é 100% gratuito.

Disponível para download na Play Store, para dispositivos Android, e na Apple Store, para dispositivos iOS, sendo um dos aplicativos de detector de metal mais bem avaliados do mercado.

Com ele, através do sensor magnético do seu smartphone, você consegue encontrar facilmente objetos metálicos que estão escondidos no subsolo, atrás de paredes e etc.

Ele é fácil de usar e tem boa sensibilidade, detectando a presença de metal nas proximidades, ou seja, vale muito a pena testar!

Nota:
4.5/5
Instalações:
1 mi+
Tamanho:
M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Baixe o app detector de metais e ative o modo “caçador de tesouro”!

O fascínio por detectar metais agora está ao alcance do seu bolso, graças ao aplicativo detector de metais para celular que mencionamos acima.

Embora esse app possa não substituir dispositivos profissionais, ele oferece uma forma divertida e informativa de explorar o mundo ao seu redor. 

Usando essa tecnologia com responsabilidade e dentro dos limites legais, você estará pronto para começar sua aventura com a detecção de metais!

Anúncios

Leia mais em Aplicativos

Como alterar os dados cadastrais no Gov.Br

Como alterar os dados cadastrais no Gov.Br

Na era digital, como alterar dados cadastrais no gov.br é essencial para manter nossas informações...

Leia mais →
Guia completo para consultar o PIS 2024: aplicativos e sites

Guia completo para consultar o PIS 2024: aplicativos e sites

Vocês já ouviram falar do PIS, né? Esse é um benefício super importante para os...

Leia mais →
Como fazer prova de vida usando o Gov.br

Como fazer prova de vida usando o Gov.br

Se você já se perguntou como fazer prova de vida pelo gov.br, saiba que esse...

Leia mais →
Como consultar valores a receber em bcb.gov.br

Como consultar valores a receber em bcb.gov.br

Você já parou para pensar sobre bcb.gov.br como consultar valores a receber esquecido ou inesperado...

Leia mais →