Sabe aquela sensação boa de criar algo com as próprias mãos? O crochê proporciona isso e ainda ajuda no alívio do estresse e melhora da concentração. Além disso, itens de decoração, roupas e acessórios feitos de crochê estão em alta, podendo até te render um dinheiro extra. Sabendo disso, hoje trazemos um aplicativo para aprender a fazer crochê do zero para iniciantes.
É isso mesmo! Você pode aprender de graça no celular de um jeito super prático com o app de crochê do zero para iniciantes. Siga com o Manual da Web para saber como instalar e acessar passo a passo os pontos básicos, ideias de peças simples para treinar, dicas para escolher agulhas e fios certos e muito mais!
4.7/5
Onde aprender crochê do zero para iniciantes?
A internet está cheia de tutoriais, incluindo em vídeo, que nos dão a oportunidade de aprender diversas coisas, como gráficos de crochê, pontos de bordado, etc.
Sendo assim, é possível aprender bastante coisa, mesmo sem ter alguém para te ensinar, incluindo o crochê, que é o nosso foco de hoje.
Dentre as opções, há um aplicativo que é bastante interessante e eficiente para quem está começando. Trata-se do app “Aprenda Tricô e Crochê”.
Ele é ideal para iniciantes que querem aprender crochê do zero e também para pessoas que estão começando as primeiras peças.
O app oferece um passo a passo completo, com vídeos e imagens descritivas. Tudo necessário para você entender cada ponto do crochê e do tricô.
O aplicativo Aprenda Tricô e Crochê é totalmente gratuito, fácil de usar e é uma excelente maneira de aprender a crochetar de forma simples pelo celular.
O app, que é muito bem avaliado, pode ser baixado por você gratuitamente na loja de aplicativos Google Play Store (sistema Android).
Passo a passo dos pontos básicos: correntinha, ponto baixo e alto
Através do aplicativo, você aprende a base para começar a fazer crochê, que é dominar os pontos básicos para crochetar.
Ponto baixo, ponto alto e “correntinhas” servem como base para qualquer peça, e no app “Aprenda Tricô e Crochê”, você aprenderá cada um deles.
Correntinha
Ponto mais básico do crochê, a correntinha funciona como a base para todos os outros pontos. Veja como fazer a correntinha:
- Passo 1: comece dando um nó inicial no fio, deixando uma laçada na agulha;
- Passo 2: passe o fio por trás da agulha;
- Passo 3: puxe o fio pela laçada que já estava na agulha;
- Passo 4: repita o movimento para criar uma sequência de correntinhas.

- Crochê passo a passo: aplicativo para iniciantes
- 3 aplicativos essenciais para aprender fazer crochê em casa
- Aplicativo com 300 pontos de crochê fáceis de fazer
Ponto baixo
O ponto baixo é firme e compacto. Ele é ideal para fazer detalhes e criar peças que precisam de estrutura. Veja como fazer o ponto baixo no crochê:
- Passo 1: faça uma correntinha na linha;
- Passo 2: passe a agulha dentro da correntinha;
- Passo 3: puxe o fio para formar duas laçadas na agulha;
- Passo 4: para finalizar o ponto baixo, passe o fio novamente e puxe pelas duas laçadas.

Ponto alto
O ponto alto é maior e deixa o trabalho mais vazado. Ele é mais alongado e solto, sendo a opção ideal para peças que precisam de fluidez. Veja como fazer:
- Passo 1: dê uma laçada com o fio na agulha;
- Passo 2: passe a agulha na quarta correntinha (contando a partir da agulha);
- Passo 3: puxe o fio, formando três laçadas;
- Passo 4: passe o fio e puxe pelas duas primeiras laçadas;
- Passo 5: por fim, passe o fio novamente e puxe pelas duas últimas laçadas para fazer um ponto alto.
Pode parecer bem confuso lendo, mas, no app você, aprende detalhadamente como fazer os pontos básicos no crochê, mesmo que nunca tenha pegado uma agulha na mão.

Ideias de peças simples para treinar: sousplats, flores e cachecóis
Após aprender os pontos básicos, é importante treinar e praticar. Vale a pena começar por peças simples, como as listadas abaixo:
- Acessórios e adereços simples em crochê;
- Cachecóis em crochê;
- Cestos de crochê;
- Meias de crochê;
- Porta copos em crochê;
- Sapatinhos de bebês em crochê;
- Sousplat de crochê;
- Toucas de crochê adulto e infantil;
Quando melhorar as técnicas, você poderá fazer peças mais elaboradas como bolsas, itens de decoração para casa, mantas, tapetes, roupas em geral, pelúcias, etc.
Inclusive, o aplicativo para aprender crochê do zero para iniciantes é ótimo para isso, pois ele vai ensinando os principais pontos enquanto você vai fazendo peças simples.
Dicas para escolher a agulha e o fio certos no início
Se você é iniciante no crochê, além da preocupação em saber quais são os pontos, uma das maiores dificuldades é saber escolher a agulha e o fio certos.
Pensando nisso, separamos algumas dicas de ouro para você iniciar, confira:
- Comece pelos fios intermediários (nem tão grossos e nem tão finos) e lisos;
- Dê preferência às cores claras, pois elas facilitam a visualização dos pontos;
- Escolha agulhas compatíveis com a espessura do fio usado (as embalagens dos fios costumam indicar o tamanho ideal da agulha);
- Para iniciantes no crochê, adquirir uma agulha de 4 mm ou 5 mm é uma boa pedida.
4.7/5
Use o app para aprender crochê do zero para iniciantes!
Viu como pode ser fácil começar? Com o app, você terá em mãos a ferramenta ideal para aprender crochê do zero para iniciantes.
Então, baixe o “Aprender Crochê e Tricô” e comece hoje mesmo a aprender crochê em casa pelo celular, totalmente grátis e no seu ritmo!