Aplicativo para consultar seu título de eleitor pelo celular

Publicado por
Em
Consulta título de eleitor
Anúncios

Você já conhece o aplicativo e-Título? Ele é muito mais que um Título de Eleitor Digital, pois nele, além de fazer a consulta título de eleitor pelo celular e de apresentá-lo como documento oficial até para para votar, você conta com outras funcionalidades e serviços extremamente importantes.

Hoje a Manual da Web vai te ensinar como instalar e usar o aplicativo e-Título para consulta título de eleitor, verificar possíveis débitos eleitorais em seu nome, emitir certidões relacionadas à justiça eleitoral, ver seu local de votação, justificar via smartphone caso não tenha votado nas últimas eleições e muito mais. Aproveite!

Nota:
4.7/5
Instalações:
50 mi+
Tamanho:
135.2M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é o e-Título? 

Anúncios

Aplicativo disponível na Play Store e App Store, o e-Título é o título de eleitor virtual, o qual foi lançado pela Justiça Eleitoral do Brasil em 2017 e, desde então, atualizado a cada ano. 

Ou seja, o e-Título pode ser apresentado no celular da mesma forma e com a mesma validade do título de eleitor impresso. 

Isso vale, inclusive, para os dias em que o Título de Eleitor é mais importante, caso das eleições municipais e nacionais/estaduais. 

O aplicativo é disponibilizado para todos gratuitamente nas lojas de aplicativos e funciona praticamente em qualquer celular que é usado atualmente. 

Além de substituir o Título de Eleitor impresso de forma oficial, o aplicativo tem diversos outros serviços e funções ligados às eleições e à Justiça Eleitoral.  

Agora é hora de conhecermos um pouco melhor os serviços do e-título, o funcionamento do aplicativo e como você pode fazer para baixá-lo e instalá-lo!

Consulta título de eleitor
Consulta título de eleitor

Quais os principais serviços do e-Título? 

São vários os serviços disponibilizados para o cidadão pelo app e-Título da Justiça Eleitoral e de tempos em tempos novas funcionalidades são adicionadas. 

Nós listamos abaixos alguns dos principais serviços do e-Título abaixo, confira:

Título de eleitor virtual 

Quando você instala o e-Título e faz o login (usando suas informações pessoais, de contato e eleitorais) é gerado o seu Título de Eleitor Virtual. 

O documento é oficial e tem a mesma validade que o antigo Título de Eleitor impresso, podendo ser apresentado, inclusive, para você votar nas próximas eleições, assim como já foi possível nas duas últimas. 

Consultas ao título de eleitor

Várias consultas ao título de eleitor podem ser feitas pelo aplicativo do e-Título, facilitando que o eleitor fique em dia com a justiça eleitoral.

Descubra onde votar e como chegar ao local 

Dentro do app você consegue ver qual é o seu lugar de votação nas próximas eleições municipais de forma simples e rápida. 

Além disso, você consegue ver como chegar à sua seção eleitoral partindo da sua casa ou do local em que você estiver no momento da busca.

Emissão de certidões

Várias certidões podem ser emitidas de forma rápida e prática diretamente do seu celular como Quitação Eleitoral, Declaração de Trabalho Eleitoral, Nada Consta Criminal Eleitoral, entre outros. 

Justificar voto online

Os milhões de brasileiros que não votaram na última os nas últimas eleições devem justificar o motivo da ausência e o aplicativo e-Título permite que isso seja feito online pelo seu celular.

Além disso, nos dias de eleições, o eleitor que estiver fora da cidade onde vota pode já justificar a ausência no próprio dia liberando o aplicativo a ver sua localização (visto que estar fora da região em que vota é uma das justificativas mais comuns).

Débitos eleitorais

Pelo e-Título você pode conferir se tem algum débito eleitoral em seu nome, como multas não pagas, por exemplo.

E você pode, inclusive, gerar boletos diretamente no aplicativo para realizar  o pagamento dos seus débitos eleitorais e voltar a ficar em dia com a Justiça Eleitoral, evitando problemas futuros. 

Consultar Situação Eleitoral 

Como citamos anteriormente, pelo E-título você conseguirá conferir se sua situação eleitoral está em conformidade com o que dita a Justiça Eleitoral, e podendo a partir do aplicativo corrigir possíveis pendências, inclusive gerando guias para o pagamento de multas. 

Contatos e endereços 

Também pelo e-Título você pode ter acesso ao endereço e número de telefone dos locais de atendimento da Justiça Eleitoral mais próximos de você casa precisar de atendimento presencial.

Quem pode acessar o e-Título?

Qualquer eleitor que possua inscrição eleitoral regular ou mesmo suspensa (e que obtenha sucesso no processo de identificação) pode fazer o download e acessar o e-Título. 

Para isso, basta informar os dados cadastrados no último atendimento junto à Justiça Eleitoral ou entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) da sua região. 

Caso você não se lembre dos dados ou tenha eventuais erros no cadastro, o seu acesso ao aplicativo acabará sendo dificultado. 

Após conseguir fazer o primeiro acesso, você escolherá sua senha, que precisa seguir alguns critérios, como ter entre 8 e 70 caracteres, conter letras maiúsculas e minúsculas, pelo menos um número e um símbolo. 

Assim, nas próximas vezes o seu acesso ao documento e à plataforma será mais segura, com uma senha única criada por você, evitando o acesso de outras pessoas. 

Vale frisar que ter o e-Título não quer dizer que a sua situação eleitoral necessariamente esteja regularizada. Sendo necessário conferir isso, inclusive é possível dentro do próprio app. 

Como baixar o e-Título? 

Baixar o aplicativo e-Título é rápido e fácil. Basta entrar na sua loja de aplicativos, buscar por e-Título e clicar em Instalar. Assim que o download for concluído, o app será instalado automaticamente e estará disponível no celular.  

O e-Título está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos Play Store, para dispositivos Android, e na App Store, para dispositivos iOS (Apple). 

Nota:
4.7/5
Instalações:
50 mi+
Tamanho:
135.2M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Consulta título de eleitor ficou muito fácil! 

Com o e-Título, fazer consulta título de eleitor, justificar por não ter votado e resolver pendências com a Justiça Eleitoral ficou ainda mais fácil, prático e rápido. 

E vale muito a pena ter o aplicativo, visto que ele é muito útil, fácil de usar, totalmente gratuito e ocupa pouco espaço no seu dispositivo. Então, não deixe de tê-lo em seu smartphone!

Anúncios

Leia mais em Aplicativos

Mais MEI: app para abrir MEI, emitir notas fiscais e gerar guias DAS/MEI

Mais MEI: app para abrir MEI, emitir notas fiscais e gerar guias DAS/MEI

Hoje no Brasil, quase 70% das empresas ativas são MEI, desde a pandemia, este número...

Leia mais →
Simulado Detran CE: aplicativo da prova teórica da CNH no Ceará

Simulado Detran CE: aplicativo da prova teórica da CNH no Ceará

Você sabia que mais de 80 milhões de brasileiros maiores de 18 anos não têm...

Leia mais →
Aplicativo com exercícios treinador de Kegel para mulheres

Aplicativo com exercícios treinador de Kegel para mulheres

Se você sofre de incontinência urinária, desconfortos do pós-parto ou baixa libido, precisa conhecer os...

Leia mais →
Como ver as casas por cima no Google Maps

Como ver as casas por cima no Google Maps

Se você chegou até aqui, é porque deseja aprender como ver as casas no Google...

Leia mais →