Conhecer um veículo é muito mais do que saber os botões e luzes que ele indica no painel. Você precisa entender, também, o que está pela parte mecânica do seu carro. Isso previne que você acabe sendo passado para trás em alguma eventual negociação e, também, ajuda a cuidar melhor do seu carro.
Mas, assim como o corpo humano possui diversos ossos, ligamentos e órgãos, um carro possui peças, mangueiras e fluídos importantes para serem conhecidos. Então, para que você possa conhecer melhor as peças do seu veículo, o Manual da Web tem uma recomendação de app!
4.4/5
O que são peças automotivas?
São partes do seu carro e que você descobre da existência delas, quando elas dão problemas.
Mas agora, falando sério, quando você vai procurar por peças de veículos, pode se deparar com três tipos diferentes de peças:
- Genuínas: quando são criadas e vendidas pelas montadoras (aqui vão as peças da Ford, Citroën, Toyota e outras);
- Originais: são empresas que têm a autorização das montadoras para fazer as peças e as vender. Em alguns casos estas fábricas chegam a fornecer a peça para a montadora, que só coloca o logo. Mas, quando elas são vendidas fora da concessionária e sem o logo da empresa de carros, elas ganham o título de originais;
- Paralelas ou genéricas: assim como o nome já indica, são peças que podem ser colocadas no seu veículo, mas são criadas por empresas que não possuem ligação com o fabricante.
- Aplicativo para aprender a dirigir veículos: baixe agora mesmo
- Como consultar multas pela placa: saiba tudo sobre seu veículo em seu celular
- Senatran: app para consultar veículo pela placa grátis
Qual o aplicativo para conhecer peças de veículos?
Agora que você já tem uma leve introdução do que são as peças de veículos e da forma como elas são apresentadas comercialmente, vamos ao que interessa. Seu app!
O Autopeças Guia está disponível apenas para Android e vem com a promessa de te ajudar a entender melhor seu carro e as partes dele. Mas, não espere um manual para consertos.
Ele não promete e nem tenta ser isso!
O que vem neste app de peças de veículos?
Bom, agora que você já conhece este aplicativo, está há um toque de conhecer bem o seu veículo. Então que tal saber o que você pode fazer com este guia?
- Dicionário offline para te ajudar a saber qual peça o mecânico está falando que precisa trocar. Lembrando que para ver a foto do dicionário é necessária conexão;
- Pesquisa dinâmica e rápida de palavras;
- Pesquisa via áudio;
- Opção de salvar a peça que vive dando problema nos favoritos, para na hora que você precisar lembrar o nome dela, ter onde consultar;
- Histórico de busca;
- Atualização constante com inserção de novas peças.
Quais são as peças de um carro?
Bem, quando falamos de peças, pense que tudo que está no seu carro é uma peça. O botão que indica atenção, o câmbio, a caixa de câmbio em si, etc.
Montar um automóvel não deve ser uma tarefa fácil ou simples, imagine só quantas mangueiras, conectores, coxins, tampões, molas, fios e outra sequência de peças ocupam?
Segundo a revista Quatro Rodas, em média um veículo tem de 70 a 90 mil peças para ser montado. É um quebra-cabeça para se montar!
Então, para que você tenha sua vida facilitada, pense no carro como nosso corpo, que possui sistemas. Os principais são:
- Motor;
- Freio;
- Transmissão;
- Suspensão;
- Direção.
Quais peças precisam para montar um carro?
Acredito que você não queira construir um veículo do zero, mas se bater essa vontade, saiba que é possível. Mas, não é uma tarefa fácil.
Isso porque além de brincar de lego em escala de verdade, encaixar todas as peças e fazer com que sua criação ande de verdade, você precisa a legalizar.
Sim, seu carro artesanal precisa de documentos para rodar por aí, retiramos a lista do site Carteg e você pode conferir abaixo:
- Autorização prévia do CRVA/DETRAN;
- Documento do condutor do veículo;
- Desenhos técnicos com as dimensões e especificações técnicas;
- ART do CREA do engenheiro responsável pelo projeto e fabricação;
- Nota fiscal de componentes utilizados na fabricação do veículo;
- Declaração do proprietário e do engenheiro responsável de que o veículo atende integralmente aos requisitos de segurança veicular pertinentes à legislação vigente, conforme projeto de engenharia e memorial descritivo arquivados sob sua responsabilidade.
4.4/5
Agora que você já sabe de tudo
Que tal conferir este app aqui que ensina bastante coisa sobre o motor a combustão? Aproveite e conheça mais seu carro!
Esperamos você em nosso próximo artigo!