Documento de registro pessoal formado por 11 dígitos, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é uma identificação que cada cidadão brasileiro tem e por conta disso, caso precise, é importante saber tirar a segunda via do CPF.
Tem dúvidas sobre o processo? O Manual da Web vai ensinar como tirar a segunda via do CPF direto pela internet, além de dar informações sobre se a emissão da 2ª via é paga ou não, e como encontrar o número do seu CPF sem ter o documento em mãos. Aproveite!
4.5/5
Como tirar a segunda via do CPF pela internet?
Você pode solicitar a emissão da segunda via do seu CPF digitalmente, de maneira muito mais simples do que talvez imagine.
Isso porque é possível retirar o documento ou solicitar a sua segunda via em caso de perda, extravio, furto ou roubo através do site da Receita Federal.
A solicitação para a obtenção da 2ª via do seu CPF pode ser feita de qualquer computador ou, se preferir, pelo celular mesmo.
Então, para evitar longas filas desnecessárias, veja logo abaixo o passo a passo com formas simples da emissão do documento online:
Passos de como tirar a segunda via do CPF pela Receita Federal
Segundo a Receita Federal, aquele clássico cartão azul do CPF não é mais impresso, mas o documento digital tem a mesma validade.
Dessa forma, veja quais são as etapas de como tirar a segunda via do CPF pela Receita Federal:
Etapa 1: entre no site ou app da Receita Federal
Se você está pelo computador ou qualquer celular, pode começar o processo entrando pelo site da Receita Federal.
Outra opção mais facilitada para quem está pelo celular é via app da Receita Federal, disponível para iOS e para Android.
Nele você tem esse e outros serviços de graça e de forma prática, na palma da sua mão, sem demora.
Inclusive, nessas plataformas, tem como realizar outras ações, como consultar seu CPF na Receita Federal, ver se tem restituição do IR a receber, etc.
- Aplicativo Serasa: consulte seu CPF a qualquer hora e lugar
- Aplicativo confiável para consultar CPF na Receita Federal
- Como consultar o número do título de eleitor pelo CPF
Etapa 2: acesse a segunda via do documento
Pelo navegador ou pelo app, clique na opção “Emitir meu cartão de CPF – 2ª via”. Tem a possibilidade de fazer a emissão sem e com a conta Gov.br.
Testamos e não conseguimos sem a conta Gov.br, pois no app o único acesso é com ela e no site na opção sem login diz que o tempo de sessão do usuário expirou.
Etapa 3: solicite a impressão do documento
Ao fazer login na sua conta Gov.br e solicitar a emissão do seu CPF (segunda via), é preciso informar os dados abaixo.
Após preencher eles corretamente, toque ou clique no captcha “Sou Humano” e logo no botão “Enviar”.
Caso tenha declarado o Imposto de Renda, será necessário também preencher o número do recibo da declaração e tocar em “Gerar”.
Prontinho, feito isso, o cartão do CPF será exibido na tela, tendo a sua segunda via do documento.
Ao clicar em “Preparar página para impressão”, escolha se deseja salvar em PDF ou imprimir o PDF.
Quanto custa para emitir a segunda via do CPF?
Caso você precise de uma segunda via do CPF, não terá que pagar nenhum valor, pois saiba que o serviço online é totalmente gratuito.
Mas, vale ressaltar que tanto a primeira via do documento quanto a segunda não são mais emitidos em plástico, como era há alguns anos.
Ou seja, não há mais custos de produção do documento físico, o que deixa de justificar qualquer cobrança ao cidadão pela segunda via.
Atualmente, é emitido apenas o comprovante de inscrição do Cadastro de Pessoa Física, que tem a mesma validade do antigo documento físico.
Os comprovantes digitais, disponibilizados nos aplicativos e sites oficiais do governo, têm a mesma validade do antigo CPF físico.
No entanto, ele fica apenas no digital e, caso deseje, você pode imprimi-lo para apresentar em algum momento específico que precise.
Para o que serve o CPF?
O CPF é um documento de grande importância entre os cidadãos brasileiros, utilizado em praticamente tudo.
Ele é indispensável para acessar serviços públicos, benefícios governamentais, abrir contas bancárias, gerar outros documentos, solicitar empréstimos, etc.
Estas e várias outras atividades dependem do número do CPF, considerando que o número é o registro que identifica cada cidadão brasileiro.
Então, caso precise encontrar o número do CPF sem o documento em mãos, pode:
- No título de eleitor e no app e-Título (Android e iOS);
- Na carteira de motorista e no app Carteira Digital de Trânsito (Android e iOS);
- Na carteira de trabalho e no app Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS);
- Na sua conta Gov.br (Android e iOS);
- Em outros documentos e aplicativos bancários.
4.5/5
Viu como tirar a 2ª via do CPF é fácil?
Ter acesso a uma nova via do CPF pela internet é totalmente gratuito, simples e pode ser feito de forma rápida, como você viu neste conteúdo.
Então, basta seguir os passos que mostramos para tirar o seu comprovante de inscrição do Cadastro de Pessoa Física online!