Como saber se outras pessoas estão usando seu Wi-Fi? Se você desconfia que sua rede Wi-Fi pode estar sendo utilizada por outras pessoas, provavelmente essa teoria está certa. Alguns sinais deixam claro que isso pode estar realmente acontecendo e não é difícil de descobrir. Internet lenta e instável pode indicar que mais pessoas tem acesso à rede.
Mas, não se preocupe! Alguns aplicativos podem te ajudar a resolver esse problema de maneira muito simples. A Manual da Web irá te ajudar a descobrir de uma vez por todas se o seu Wi-Fi foi invadido! Continue com a gente e descubra como saber se outras pessoas estão usando seu Wi-Fi, impeça que outros usuários acessem sua rede.
Sinais de que estão usando sua rede
Embora não seja complicado reconhecer quando outras pessoas estão usando seu Wi-Fi, existem alguns aplicativos que podem te ajudar a detectá-los mais facilmente.
Essa tarefa fica muito mais simples com a ajuda dos apps detectores de invasão, mas você já pode começar a desconfiar de que há alguma coisa errada caso os cenários abaixo aconteçam.
Veja o que pode ocorrer com a conexão caso outros usuários tenham acesso a ela:
- Em determinados horários, principalmente aqueles onde mais pessoas estão conectadas, a internet tende a ficar mais lenta.
- A velocidade de navegação diminui consideravelmente, impedindo que os dispositivos abram arquivos, páginas e plataformas de vídeos, por exemplo.
- Se ao desligar todos os aparelhos conectados à sua própria rede WI-Fi, como celulares, tablets e computadores, a luz do roteador continuar piscando, isso significa que alguém continua conectado à rede.
Ficar atento a essas situações e sinais não serve apenas para saber se você está sendo vítima de invasores, mas também para evitar que isso continue acontecendo e prejudique a sua conexão à internet.
Os melhores aplicativos para evitar roubo de rede
Antes de apresentar os melhores aplicativos para Android e iOS que podem te ajudar a detectar se estão usando seu Wi-Fi, temos uma dica valiosa para você.
Comece trocando a senha do seu Wi-Fi. Sim, parece simples, mas é o que a grande maioria das pessoas não faz quando desconfia de que a rede está sendo invadida.
Escolha uma senha mais difícil, com números, letras maiúsculas e minúsculas e caracteres especiais, de preferência.
Fazer isso pode dificultar o acesso direto de terceiros à sua internet.
Após trocar a senha da rede Wi-Fi, observe os sinais que mencionamos anteriormente. Caso eles continuem ocorrendo, não hesite em contar com a ajuda dos aplicativos abaixo.
Fing
Disponível apenas para Android, Fing é considerado um dos melhores aplicativos para ajudar o usuário a detectar invasões de rede.
Com o auxílio desta aplicação, você pode realizar testes de velocidade da sua internet, reconhecer dispositivos conectados e obter informações completas dos aparelhos, como endereços IP, nomes dos dispositivos, modelos, fornecedores e até fabricantes.
Com o Fing instalado no seu celular, você também recebe alerta de segurança em seu e-mail pessoal a qualquer momento.
Os e-mails enviados funcionam como uma espécie de confirmação de segurança para identificar usuários não reconhecidos por você.
Todos esses recursos gratuitos estão disponíveis nesta ferramenta, capaz de bloquear o acesso à rede assim que você identifica um usuário intruso.
Incrível, não é mesmo?
Mais de 50 milhões de usuários já baixaram este aplicativo de 4,1 estrelas na Google Play Store e foram ajudados a identificar hackers e invasores. Baixe o Fing e faça o teste!
Network Scanner
Muito semelhante ao aplicativo mencionado acima, o NetWork Scanner também cumpre a mesma função e está disponível na Google Play Store e na App Store.
Ao instalar o programa no celular é possível detectar todas as entradas de uma conexão LAN, assim como todas as “portas” que deixam a sua internet suscetível a invasões.
O Network Scanner apresenta uma interface menos moderna; o que não impede que os usuários identifiquem aparelhos intrusos conectados à rede.
O app também realiza 4 modos de varredura para nada passar despercebido e você pode inserir o seu servidor DNS manualmente, caso queira fazer uma análise completa da rede Wi-Fi.
Confira algumas das ferramentas de rede disponibilizados pelo aplicativo:
- Ping;
- Traceroute;
- Scanner de porta;
- Calculadora de IP;
- Detector de LAN.
Network Scanner possui avaliação de 4,6 estrelas na Google Play Store e os anúncios podem ser removidos por meio de compras dentro do aplicativo.
4.6/5
iNET
Compatível apenas com dispositivos iOS, como Iphone e Ipad, o iNET quando ativado exibe uma lista de todos os dispositivos conectados à sua rede de internet.
Isso inclui, além de celulares, tablets, notebook, roteadores e também computadores.
Essa função facilita a descoberta dos “ladrões” de internet que estão conectados à rede Wi-Fi analisada.
Com a lista de aparelhos intrusos em mãos, fica mais fácil identificar quem pode estar com acesso à sua internet e, assim, bloquear o usuário.
O mais interessante sobre o iNET é a possibilidade de enviar os resultados da análise de rede por email, o que pode ajudar empresas a resolverem esse tipo de problema com mais facilidade.
Se você é um usuário iOS, encontre o iNET na App Store e veja como é fácil descobrir se outras pessoas estão usando seu Wi-Fi.
4.5/5
Conheça o CCleaner: aplicativo para limpar o celular
Proteja sua rede Wi-Fi e fique tranquilo
Agora não há mais motivos para preocupações. Com as dicas e aplicativos que apresentamos neste conteúdo, a probabilidade de voltarem a usar sua internet é quase zero.
Não seja mais vítima de hackers de Wi-Fi e desfrute da sua rede de internet sem dor de cabeça.
Coloque em prática essas dicas agora mesmo, baixe o seu aplicativo preferido e assuma o controle da sua rede Wi-Fi!