O carregamento por indução, também conhecido como carregamento wireless ou carregamento sem fio, está se popularizando bastante nos últimos anos aqui no Brasil e não são apenas os smartphones que podem ser carregados por indução.
A tecnologia que proporciona o carregamento por indução pode ser muito vantajosa. Então, hoje o Manual da Web vai explicar a você como funciona essa tecnologia, quais aparelhos são compatíveis e até descobrir se o seu aparelho pode ser carregado por indução!
4.3/5
Como funciona o carregamento por indução?
Tecnologia cada vez mais presente nos novos aparelhos eletrônicos, como smartphones mais modernos, o carregamento sem fio ainda é um mistério.
Enquanto muitas pessoas continuam descobrindo como carregar um celular com outro celular, muitos nem conhecem o carregamento por indução.
No entanto, saiba que é mais fácil do que imagina, basta que o aparelho seja compatível com tal tecnologia.
O carregamento sem fio pode estar listado como “Qi wireless charging”, que na tradução livre significa “carregamento de energia sem fio”.
O termo “Qi”, vem do chinês e se pronuncia “CHEE” ou “KI”. Esse termo faz referência a um padrão de transferência de energia sem fio patenteado.
O que acontece é que a bobina existente dentro da base de carregamento é ativada quando passa por ela a corrente elétrica.
Um campo magnético se cria em volta da bobina e ele muda conforme a corrente que percorre a bobina de transmissão.
Dessa maneira, a oscilação da energia é o que permite a transferência dela para o telefone, carregando-o.
Essa é a explicação mais básica para entender como funciona o carregamento de dispositivos via indução.
- 3 aplicativos para deixar seu celular 2x mais rápido
- 3 melhores apps para limpar o celular 100% grátis
- 5 modelos de celular com a melhor câmera frontal para selfies incríveis
Quais são os celulares que carregam por indução?
Como falamos, a transferência de energia sem fio para carregar um celular acontece a partir de um campo magnético gerado por uma bobina dentro do carregador.
Atualmente, diversos são os modelos de smartphones em que o usuário não precisa estar conectado a fios para carregar a bateria.
Celulares compatíveis com a tecnologia são os:
- iPhones mais recentes (a partir do 8);
- Samsung Galaxy (clique neste link e confira a lista completa);
- Alguns modelos Xiaomi (Mi 10, Mi 11 e Mi Mix 3, por exemplo).
Além disso, alguns modelos mais novos da LG e da Motorola podem ter a possibilidade de serem carregados na funcionalidade sem fio.
Como saber se meu celular é compatível com carregador por indução?
Para saber se o seu aparelho tem essa tecnologia de carregar por indução ou não é muito simples.
Basicamente, o que se deve fazer é procurar nas especificações do seu smartphone no site do fabricante ou no manual.
Se você pensa em adquirir um telefone e acha interessante que ele possua essa funcionalidade, vale a pena conferir essa listagem.
Lembre-se de verificar as especificações do celular para se certificar e tirar quaisquer dúvidas sobre se ele suporta ou não o carregamento wireless.
E, caso vá às compras, existem smartphones e até a base do carregador com bom custo-benefício na Amazon, podendo comprar sem sair de casa.
Seja no site ou no app Amazon Shopping (baixe na Google Play Store e App Store), preço justo, condições facilitadas e até frete grátis é possível conseguir!
Como habilitar o celular para carregar por indução?
A maioria dos telefones que possuem essa tecnologia são modelos mais recentes, mas você pode fazer a configuração de forma fácil.
Em geral, basta ter a base carregadora conectada na tomada e colocar o aparelho celular sobre a base.
Caso o fabricante da base e do telefone sejam de marcas diferentes, possivelmente o carregamento não funcionará adequadamente ou precisará de configurações.
Cada marca possui uma lista de aparelhos de carregamento sem fio certificados que funcionam automaticamente, sem necessidade de outras ações.
Se todos os cuidados foram tomados e mesmo assim o carregamento não for automático, então você deve procurar as configurações.
Caso tenha dúvidas, vamos explicar a você com mais detalhes como fazer para ativar tal função!
Aprenda como ativar o carregamento por indução
Os celulares que carregam por indução não precisam de cabo USB, ou seja, não se preocupe mais em estragar o cabo.
No entanto, a base de carregamento precisa, sim, de um fio para receber energia elétrica e assim transferir para o smartphone.
É por isso que, “carregamento sem fio”, não é um termo totalmente correto, pois o carregamento com indução precisa de um fio na base indutora.
No geral, o dispositivo deve estar corretamente posicionado sobre o carregador por indução para iniciar o carregamento.
A presença de objetos metálicos ao redor ou entre o telefone e o carregador pode interferir no carregamento adequado e seguro.
Então, certifique-se de que o local onde a base e o celular estiverem não tenha outros objetos de metal ao redor ou no meio de ambos.
Como cada modelo possui diferentes formas de configuração, quando o celular e a base não forem da mesma marca, é preciso “ativar” essa função.
Para ativar esse tipo de carregamento, nesses casos, a dica é abrir “bateria e carregamento” e procurar por “qi charging” ou “carregamento sem fio”.
Ao ativar a opção acima no seu smartphone, deve ser suficiente para que tudo funcione adequadamente.
É importante dizer que o tempo que leva para carregar por indução ainda é mais demorado que o carregamento por cabo, por exemplo.
4.3/5
Gostou de aprender sobre como se carrega um aparelho por indução?
O carregamento por indução deve ser uma prática cada vez mais comum daqui para frente, então se acostume.
E não estamos falando apenas de celular que carrega por indução, pois modelos de smartwatch, fone de ouvido sem fio, etc.
Então, esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender um pouco mais sobre o assunto.
O carregamento no padrão Qi continua evoluindo e sendo aprimorado, só nos resta ficar atualizados sobre a tecnologia!