Em tempos de desafios econômicos e desigualdade social, os programas de assistência do governo se tornaram fundamentais para garantir a dignidade e a qualidade de vida dos brasileiros, principalmente em regiões de maior vulnerabilidade, como o Nordeste.
Mas você sabe como solicitar os principais benefícios sociais no Nordeste e quais os requisitos para recebê-los? O Manual da Web vai te mostrar com clareza a melhor forma de acessar os programas sociais e receber o que é seu por direito. Acompanhe!
3/5
Lista dos principais benefícios sociais no Nordeste
Os programas sociais têm como objetivo reduzir as desigualdades e oferecer suporte básico para famílias em situações de vulnerabilidade. Então, confira a seguir os principais benefícios sociais no Nordeste:
Bolsa Família
O Bolsa Família é um dos principais programas de transferência de renda do país. Voltado para as famílias de baixa renda, garante um valor mensal que vai de acordo com a composição familiar.
Para participar, a família deve ter inscrição no CadÚnico, além de manter as crianças na escola, cumprir o calendário de vacinação e realizar o acompanhamento básico de saúde.
Na região Nordeste, o programa é o grande responsável por transformar realidades, ajudando famílias nos quesitos de alimentação e educação.
Gás do povo
Também conhecido como Vale Gás, o Gás do Povo é um benefício que ajuda famílias de baixa renda na hora de adquirirem seus botijões de gás de cozinha.
Antes, os beneficiados recebiam o valor, contudo, atualmente, com as novas regras, não é dado o valor em dinheiro, mas sim o direito de ir e retirar o botijão em uma distribuidora em datas programadas de acordo com o número de familiares.
Benefício de Prestação Continuada (BPC)
O BPC é um direito previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) e destinado a idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que não tenham como se sustentar ou serem sustentadas pela família.
O benefício não demanda uma contribuição prévia para o INSS, mas necessita obrigatoriamente da inscrição no CadÚnico e da comprovação de renda familiar.
Boa parte dos beneficiários nordestinos depende do BPC para custear despesas básicas, garantindo a autonomia e inclusão social.
Luz do Povo
O Luz do Povo nada mais é do que uma iniciativa que visa garantir acesso à energia elétrica para famílias de baixa renda. O programa oferece descontos progressivos na conta de luz, que podem chegar a 100% de isenção.
No Nordeste, a Luz do Povo é fundamental para as comunidades ribeirinhas, quilombolas e rurais, que até pouco tempo viviam sem acesso à energia elétrica.
Passo a passo de como baixar o app Cadastro único
Quase todos os benefícios sociais dependem de que o cidadão esteja inscrito no CadÚnico.
Sendo assim, para solicitar os principais benefícios do Nordeste por meio do aplicativo, é só seguir o passo a passo:
Passo 1: baixe o aplicativo
Na loja de aplicativos do seu celular, busque pelo CadÚnico (Android e iOS) e realize o download.

- Bolos regionais: curso do SENAI para aprender bolos do Nordeste
- Doces regionais: minicurso do SENAI sobre doces do Nordeste
- Escute grátis as melhores músicas do Nordeste no seu celular
Passo 2: faça login
O login deve ser realizado por meio da sua conta Gov.br. Caso ainda não tenha, é possível criar uma gratuitamente pelo próprio app.

Passo 3: acesse suas informações
O app permite consultar seus dados cadastrais, se existem benefícios disponíveis, localizar um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo, e muito mais.
Com o aplicativo, fica mais fácil manter os seus dados atualizados, o que evita perder benefícios por falta ou inconsistência de informações.
Quem tem direito a receber esses benefícios?
Os benefícios do governo destinam-se a famílias em situações de vulnerabilidade socioeconômica. Sendo assim, os benefícios sociais no Nordeste e em demais regiões são para:
- Famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa;
- Famílias inscritas no CadÚnico;
- Idosos e pessoas com deficiência com uma renda per capita inferior a ¼ do salário mínimo quando BPC;
- Famílias que cumpram as obrigações específicas, mantendo os filhos vacinados e na escola para receberem o Bolsa Família, por exemplo.
Vale lembrar que cada programa pode ter regras adicionais específicas, o que torna fundamental consultar regularmente o CadÚnico ou CRAS da sua cidade.
Por concentrar boa parte dos beneficiários do país, a região Nordeste conta com uma ampla rede de atendimento social, fazendo com que se tenham centros de referência em quase todos os municípios, sendo uma maneira de facilitar o acesso a esses direitos.
Documentos necessários para solicitar os benefícios mencionados
A documentação deve ser vista como uma parte essencial durante a solicitação dos principais benefícios sociais no Nordeste.
Isso porque levar os documentos corretos e obrigatórios é o que evita atrasos e processos negados. Sendo assim, é fundamental ter em mãos:
Responsável familiar – titular do CadÚnico:
- CPF e RG;
- Título de eleitor;
- Comprovante de residência atualizado;
- Comprovante de renda (se houver).
Demais membros familiares:
- CPF e RG (ou a certidão de nascimento para menores de idade):
- Carteira de trabalho (se houver);
- Comprovante de matrícula escolar das crianças e adolescentes;
- Cartão de vacinação atualizado para crianças de até 7 anos.
Adicionais para o BPC:
- Laudo médico para pessoas com deficiência;
- Documentos que comprovem a renda familiar.
Lembre-se da importância de manter as informações do CadÚnico atualizadas. Qualquer mudança de endereço, renda, composição familiar ou escola das crianças deve ser informada ao CRAS.
3/5
O primeiro passo para uma vida mais digna
Solicitar os benefícios sociais no Nordeste é mais do que um direito, é um passo importante para a garantia de acesso à cidadania, dignidade e oportunidades.
Com o app do CadÚnico, o processo ficou mais simples, rápido e acessível, permitindo que as famílias nordestinas consigam cuidar do bem-estar e do futuro dos seus membros familiares.
Manter os dados atualizados é fundamental para não perder nenhum benefício. Entenda que a informação é o primeiro passo para transformar as realidades.

