Como aprender inglês assistindo séries: guia completo

Publicado por
Em
Anúncios

Aprender inglês assistindo séries ou filmes pode parecer loucura, ou impossível de conseguir. Porém, é uma excelente forma de estudo, onde podemos conseguir bons resultados se formos constantes, organizados e metódicos.

Por isso, o Manual da Web preparou este guia completo com os passos a seguir para aprender inglês ou qualquer outro idioma à sua escolha, fazendo o que mais gosta, ou seja, estudar se divertindo, com seus filmes ou séries favoritas. Vamos lá?!

Passo a passo para aprender inglês assistindo séries

Anúncios

No guia abaixo apresentaremos 4 passos para você aprender inglês assistindo séries, um método que servirá tanto para reforçar seus conhecimentos, quanto para começar a estudar a partir de um nível básico ou intermediário.

Contudo, tenha em mente que o mais importante será seu nível de dedicação e perseverança para continuar reforçando seu aprendizado, ou seja, é necessário que você pratique diariamente! Aproveite!

1. Comece com séries no seu idioma e legendas em inglês

Este é o primeiro passo a seguir se você é novo no idioma. Ou seja, se você está no nível básico, não possui nenhum tipo de conhecimento nele, ou se conhece apenas o essencial que é ensinado na escola.

Para isso, você só precisa procurar sua série favorita e reproduzi-la em seu idioma, mas com legendas em inglês, para ir acompanhando o diálogo.

Assim, o inglês permanecerá como “pano de fundo”, sendo uma maneira sutil de começar a aprender, embora não seja a mais rápida.

No entanto, não subestime essa estratégia, pois ao assistir sua série, você ficará surpreso com a quantidade de novas palavras em inglês que aprenderá.

Este primeiro passo destina-se a familiarizá-lo lentamente com as palavras e expressões em inglês, mas fazendo seu cérebro assimilar enquanto escuta em português. 

Com relação ao tempo de imersão, você pode ficar nesta etapa o quanto achar necessário, até se sentir pronto para passar para a segunda.

2. Comece a assistir a série no idioma original em inglês com legendas no seu idioma

Hoje em dia o que não falta nas plataformas de streaming são séries famosas dubladas e legendadas em diversas línguas, por isso, aproveite este recurso.

Essa é outra forma super interessante para aprender inglês de graça em casa, basta que coloque o áudio em inglês e a legenda em português.

Desta forma, você ouvirá as palavras em inglês para saber sua pronúncia e com as legendas saberá o que significam em seu idioma.

Isso também proporciona maiores vantagens na hora de curtir uma série, já que você conhece a intenção do idioma original, para entender melhor o contexto das situações. 

Além disso, em séries de comédia, você entenderá melhor algumas piadas que perdem a essência na dublagem.

Nesta etapa, a intenção é que você conheça e pratique as palavras em inglês e consiga utilizá-las em frases completas. E, se uma palavra ou frase chamar sua atenção, anote-a e pratique-a.

3. Assista suas séries com o idioma e legendas em inglês

Essa é uma etapa um pouco mais avançada, pois é necessário um domínio maior do idioma. Porém, quando se sentir pronto, deixe o idioma original e mude as legendas para o inglês nos capítulos que assistir.

Com essa estratégia, será possível entender o contexto das cenas com o que você conhece do idioma, sendo uma forma de testar suas habilidades e conhecimentos na língua inglesa.

A chave nesta etapa é não ficar frustrado quando você não entender algum diálogo, até mesmo porque os atores geralmente usam sotaques ou modos de falar com os quais você não está totalmente acostumado.

Tenha em mente que por mais que estejamos praticando outro idioma há anos, nunca entenderemos 100% como um nativo. 

O objetivo aqui é que você ganhe maior confiança em suas habilidades e conhecimentos, para ir se acostumando com os sotaques, dialetos e expressões idiomáticas.

4. Escolha o capítulo que você mais gosta da sua série favorita e assista novamente

Você pode seguir esta etapa quando se sentir mais confiante com suas habilidades e conhecimentos, após ter dominado a etapa anterior. 

Para isso, basta  escolher o capítulo que mais gosta de sua série favorita, talvez aquele que você conhece de cor seus diálogos. 

A vantagem de fazer isso com os capítulos que você já viu é que, conhecendo o contexto das cenas e conhecendo os diálogos, você poderá se concentrar na tradução para o inglês e na pronúncia.

Uma recomendação é que você tenha lido o capítulo pelo menos três vezes para conhecer seu contexto.

Ao final, se quiser, você pode assistir novamente o capítulo com legendas em português, para saber onde errou e acertou. Isso ajudará você a conhecer seu progresso na proficiência no idioma.

Recomendações para aprender inglês assistindo séries

Aprender inglês assistindo séries é uma prática que você deve reforçar com aulas particulares, com um aplicativo ou com um curso  se quiser aprender profissionalmente. 

No entanto, aqui estão outras recomendações que ajudarão você a atingir seu objetivo de aprender um novo idioma:

  • Se você tiver tempo suficiente, pratique essas etapas diariamente
  • Este é um método que requer dedicação e perseverança, por isso, você não deve desistir quando sentir que está falhando
  • Tente avançar em cada uma das etapas quando sentir que já atingiu o objetivo do nível em que está
  • Registre seu nível de progresso em um diário e pratique o que aprendeu depois de assistir a um episódio de sua série

Portanto, tenha em mente que é sim possível aprender inglês assistindo séries, filmes ou qualquer conteúdo de sua preferência, basta se dedicar a isto.

Mas, lembre-se que é preciso seguir todos os passos e sempre sendo constante para atingir seu objetivo de aprender inglês o mais breve possível!

Anúncios

Leia mais em Aplicativos para a vida cotidiana

10 vozes engraçadas para o Waze: teste grátis agora mesmo

10 vozes engraçadas para o Waze: teste grátis agora mesmo

Você utiliza o Waze para se guiar no trânsito? Bem, talvez você não saiba, mas...

Leia mais →
Como ter GPS offline no celular?

Como ter GPS offline no celular?

Quem nunca estava no meio da estrada, perdeu a conexão com a internet e ficou...

Leia mais →
Como ver as casas por cima no Google Maps

Como ver as casas por cima no Google Maps

Se você chegou até aqui, é porque deseja aprender como ver as casas no Google...

Leia mais →
Como construir uma casa inteligente totalmente offline

Como construir uma casa inteligente totalmente offline

Uma casa inteligente é basicamente uma casa equipada com dispositivos e sistemas que permitem automatizar...

Leia mais →