Para que serve e como usar o aplicativo Sinesp Cidadão

Publicado por
Em
Aplicativo Sinesp Cidadão
Anúncios

Você sabe o que é o aplicativo Sinesp Cidadão? Caso ainda não conheça, hoje te apresentaremos esse app muito interessante e suas principais funcionalidades. E se já o conhece, vamos te mostrar como instalar no seu celular, como usá-lo da melhor maneira  e como fazer consultas online nele.  

Então, continue com a Manual da Web para entender tudo sobre o aplicativo Sinesp Cidadão, que foi desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) a pedido do Ministério da Justiça e tem como objetivo principal garantir a segurança pública!

Nota:
4.7/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
11M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

O que é o aplicativo Sinesp Cidadão?

Anúncios

O app Sinesp Cidadão foi desenvolvido pelo Serpro e conta com um enorme banco de dados que ajudam na segurança pública. 

Sinesp – que é uma sigla que significa Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – ajuda não só o cidadão, mas também agentes da segurança pública de maneira geral.

O aplicativo, que é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, fornece ao usuário o acesso a dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

A grande base de dados presente na plataforma engloba diversos fatores ligados à segurança pública, com destaque para consultas da situação legal de veículos.

Aplicativo Sinesp Cidadão
Aplicativo Sinesp Cidadão

Qual a função do aplicativo Sinesp Cidadão?

O aplicativo é muito interessante e permite que o cidadão faça várias consultas que podem ser de grande valor, como veremos adiante.  

O app Sinesp Cidadão tem algumas funções importantes ligadas à segurança pública, sendo as principais delas as seguintes: 

Encontrar carros roubados

Através do Software, que está tendo a sua base de dados ampliada diariamente, o Governo Federal visa disponibilizar informações de automóveis cadastrados na base do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). 

A ideia é que o cidadão possa descobrir a atual situação de um veículo através de uma busca rápida no app pela placa do mesmo.

Assim, além de aumentar as chances de encontrar carros roubados ou furtados, ainda se torna mais fácil evitar a aquisição de um carro que não está legalizado. 

Mandados de Prisão

A versão atual da ferramenta permite encontrar pessoas procuradas pela polícia e pela justiça através da função “Mandado de Prisão”, em que os usuários do aplicativo têm acesso a um cadastro nacional com mais de 352 mil mandados de prisão que ainda não foram cumpridos.

Utilizar esse recurso é bem fácil, bastando que seja digitado o nome da pessoa na área de busca, além de ser possível pesquisar pelo número de algum documento de identificação do suspeito, como o RG, CPF ou título de eleitor.

Entretanto, vale ressaltar que não há fotos dos procurados disponíveis para consulta, mas, ainda assim, essa busca por mandados de prisão pode ser muito útil de várias maneiras. 

Criminosos procurados

Há também uma aba no aplicativo destinado à criminosos que são procurados pela polícia e que estão foragidos. 

Nessa parte há os nomes e as fotos dos procurados, com a indicação para não abordá-los caso algum usuário do aplicativo encontre algum deles, mas que sim acione a polícia pelo 190 imediatamente.  

Encontrar pessoas desaparecidas

No aplicativo, familiares de pessoas desaparecidas podem cadastrar os dados dos seus entes queridos para que outros usuários do aplicativo possam avisar caso avistem a pessoa. 

É possível colocar o nome completo da pessoa desaparecida, sua idade, a cidade do desaparecimento, características físicas e outras informações que podem ajudar a encontrar a pessoa. 

Participação Cidadã

Inicialmente, este módulo está disponível apenas aos usuários que residem nas cidades cobertas pelo programa Em Frente, Brasil. Através deste módulo é possível encaminhar denúncias diretamente à Ouvidoria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que a direciona aos órgãos competentes.

Além dessas funções, vale lembrar que a intenção do governo é expandir ainda mais a base de dados e trazer mais serviços para o cidadão. 

Assim, a tendência é que o aplicativo, que já é muito bom, se torne ainda melhor e mais completo com o passar do tempo. 

Quem pode usar o Sinesp Cidadão?

Qualquer pessoa pode usar o Sinesp Cidadão para fazer suas consultas de maneira livre e gratuita dentro do aplicativo. 

Para isso, basta fazer download do aplicativo Sinesp Cidadão, instalá-lo no seu dispositivo, entrar no app e fazer as buscas que desejar. 

Não há necessidade de cadastro para ver os procurados e desaparecidos dentro do aplicativo, mas para as demais consultas é preciso entrar com sua conta GOV.BR

Aplicativo Sinesp Cidadão
Aplicativo Sinesp Cidadão

Como instalar o aplicativo Sinesp Cidadão?

Baixar o aplicativo Sinesp Cidadão no seu smartphone ou tablet, seja ele Android ou iOS, é muito fácil e vamos te mostrar como. 

Para dispositivos Android, basta entrar na sua loja de aplicativo (Play Store ou Google Play) e buscar pelo app Sinesp Cidadão

Em seguida, basta clicar em fazer download e em instalar o aplicativo. Feito isso, o Sinesp Cidadão estará disponível para uso no seu dispositivo. 

O caminho para instalação em iPhones e iPads é similar. Entre na loja de aplicativos (App Store), e busque pelo aplicativo Sinesp Cidadão

Depois disso, basta clicar em fazer download e prosseguir com a instalação do app, que permitirá que você faça buscas diretamente no seu iPhone ou iPad. 

Como consultar o Sinesp Cidadão?

Agora que você já baixou e instalou o app, fazer consultas no aplicativo Sinesp Cidadão é muito prático e rápido. 

No caso de consultar pessoas desaparecidas e a lista de criminosos procurados, basta entrar no aplicativo e clicar na aba disponível na página inicial. 

Já para buscar por veículos e por mandatos de prisão, é necessário entrar no aplicativo e, em seguida, logar na sua conta do GOV.BR

Após entrar com sua conta, você deve seguir o passo a passo abaixo: 

  1. Entre no aplicativo Sinesp Cidadão e, na sequência, na sua conta GOV.BR 
  2. Na página inicial, clique em “Veículos” 
  3. Em seguida, vá no espaço destinado e digite a placa do veículo que deseja pesquisar 
  4. Caso haja algum BO aberto ou denúncia feita em qualquer lugar do Brasil por furto ou roubo relacionado à placa em questão, o aplicativo mostrará a informação
Nota:
4.7/5
Instalações:
10 mi+
Tamanho:
11M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Agora você já sabe como usar o aplicativo Sinesp Cidadão! 

Como você pode ver ao longo do texto, o aplicativo Sinesp Cidadão tem diversas funções muito interessantes e está em plena expansão. 

E agora você já sabe usar bem o app tanto para fazer as consultas quanto para colocar dados de pessoas desaparecidas e de veículos roubados/furtados. Não deixe de utilizá-lo!

Anúncios

Leia mais em Aplicativos para a vida cotidiana

É possível o WhatsApp ser clonado? + dicas pra se proteger

É possível o WhatsApp ser clonado? + dicas pra se proteger

Com a popularização dos aplicativos de mensagem, o WhatsApp clonado é realidade e uma questão...

Leia mais →
Novo aplicativo com ideias de looks para cada ocasião

Novo aplicativo com ideias de looks para cada ocasião

Se você já se deparou com o dilema do "o que eu vou vestir?", sabe...

Leia mais →
Como usar o aplicativo GRINGO para consultar IPVA 2024, multas e +

Como usar o aplicativo GRINGO para consultar IPVA 2024, multas e +

Licenciamento, IPVA, DPVAT, CRLV, multas… São muitas as obrigações para quem tem veículos, o que...

Leia mais →
Como emitir sua carteira de identidade digital 2024

Como emitir sua carteira de identidade digital 2024

Para simplificar e otimizar a rotina dos brasileiros, a emissão da carteira de identidade digital...

Leia mais →