É um mecânico profissional ou alguém que deseja entender mais como funciona seu veículo? Um aplicativo motor de combustão interna pode ser útil em diversos momentos, pois vai ensinar a você sobre o funcionamento dos principais motores utilizados.
Neste guia, exclusivo do Manual da Web, vamos te mostrar um excelente e gratuito aplicativo motor de combustão interna, que pode ser seu amigo fiel para fazer a boa manutenção do motor, prevenindo danos futuros que com certeza vão custar mais caro. Então, vamos conferir?!
4.8/5
Existe aplicativo motor de combustão interna?
Se você é leigo e não entende nada sobre mecânica de carros, certamente está boiando a essa altura, não é mesmo? Mas, calma, pois já te adiantamos que sim, existe aplicativo motor de combustão e ele pode ser um salvador.
O aplicativo Motor de combustão interna é uma ferramenta que ajuda mais de 500 mil usuários a entender sobre o funcionamento, tipos e categorias desses motores, incluindo muitas outras informações.
Este app está disponível gratuitamente para download na Play Store para Android, onde você pode baixar de graça, fácil e rápido no seu celular.
O aplicativo de motores de combustão interna é super leve, não ocupa muita memória no celular e tem conteúdo atualizado, para diferentes tipos de motores.
Além disso, o app traz diversas informações a quem precisa entender todo esse contexto, explicando detalhadamente sobre esses tipos de motores e dando dicas e informações para evitar problemas de manutenção do carro.
- Aplicativo para te ajudar a tirar carteira de motorista
- Como emitir sua carteira de motorista digital no Brasil (CNH Digital)
- Como fazer planilha para motorista de aplicativo com 5 dicas
O que são os motores de combustão interna?
Você sabe o que é um motor? Trata-se de uma máquina, que usa fontes de energia para gerar um trabalho mecânico na peça. O mais comum é o motor de combustão, que usa fontes de calor (energia térmica) para gerar movimento do veículo.
Hoje em dia, sabemos que a gasolina é ainda o combustível mais utilizado ao redor do mundo nos veículos para gerar combustão, mesmo que novas tecnologias já existam no mercado, como os incríveis carros elétricos.
E por isso, o motor de combustão interna é o mais usual para os modelos de carros que usam gasolina, que também podem ser chamados de motor de explosão interna ou motor de quatro tempos.
Esses motores trabalham em conjunto com outras peças, como pistão, biela e virabrequim, responsáveis pela transformação do calor em energia mecânica, ou seja, fazer o nosso humilde carro funcionar e andar.
Quais são os 2 tipos de motores a combustão interna?
Há dois tipos de motores de combustão interna, o ciclo Otto e o Diesel. Eles funcionam a partir dos mesmos elementos: ar, combustível e um gatilho de detonação.
Motor Otto
O motor Otto é movido a base de gasolina e etanol (álcool), e ele faz a explosão para a combustão por um gatilho acionado por uma vela.
Motor a diesel
Como o nome sugere, esse motor usa diesel, que gera a explosão pela compressão do gás dentro do cilindro, resultando no aumento de calor. Um fato interessante sobre os motores a diesel, é que a explosão gerada não é causada por outras peças da máquina.
Esse tipo de motor possui características secundárias que influenciam no seu funcionamento e rendimento, como, por exemplo, a quantidade de cilindros e como eles estão montados, o que varia de carro para carro.
Como funciona o motor de combustão interna?
Os motores de combustão interna, ou motores de quatro tempos, são grandes poluentes, pois liberam gases tóxicos, como o CO₂, pelo processo da combustão.
Por isso, é importante entender como de fato esses motores funcionam. Bom, como o próprio nome já diz, são 4 processos básicos para o funcionamento do motor:
- Admissão: nessa etapa inicial ocorre a mistura entre ar e combustível dentro do cilindro por meio de válvulas de admissão;
- Compressão: nessa fase, a mistura gerada é comprimida dentro do cilindro pelo pistão;
- Explosão ou combustão: a faísca de explosão é gerada e desencadeada pelas velas de ignição (em motores de ciclo Otto) ou por pressão e temperatura (motores de ciclo diesel);
- Escape: por fim, o pistão desce e retorna ao seu lugar de origem e assim, a energia térmica é transformada em mecânica, sendo transmitido às diversas partes do veículo e chegando às rodas, o que gera o movimento do carro.
Vale destacar que esse mecanismo se repete muitas vezes enquanto o seu carro está em movimento, sendo considerado, portanto, um ciclo.
O que significa LSPI?
LSPI, também chamado de pré-ignição a baixa velocidade, é um fenômeno danoso e altamente prejudicial aos motores de veículos modernos de alta compressão.
Isso porque ocorre a mistura em excesso, em curto tempo, entre o combustível e o ar, resultando em grandes pressões dentro dos cilindros.
Podemos detectar esse fenômeno nos motores de forma audível ou não, tornando-se um grande problema para a manutenção dos carros. E não se sabe ao certo o motivo de sua ocorrência, o que o torna um grande desafio à indústria dos motores atual.
O que se sabe é que o uso de um óleo de qualidade pode ajudar a evitar o problema, pois esse tipo de produto automotivo possui uma fórmula que evita os riscos desse fenômeno ocorrer no motor.
Ou seja, a dica é não economizar na troca do óleo do seu carro, pois essa pequena economia pode se tornar um peso no orçamento depois, como ao ter o motor quebrado, por exemplo.
O que faz o carro ficar sem compressão?
A compressão nos motores de combustão interna é fundamental para o seu funcionamento. A indústria automobilística está cada vez mais gerando melhorias para que os motores produzam melhor esse trabalho.
Mas, será que pode haver perda da compressão dos carros? A resposta é sim! Desconsiderando os erros de fábrica, a compressão pode ser perdida através do vazamento da mistura de ar e combustível, que ocorre pelo movimento do pistão por vedação defeituosa.
A compressão é perdida devido a condições inadequadas de uso e também pela utilização de má qualidade do combustível.
4.8/5
Aprenda mais com o aplicativo motor de combustão interna!
Você pode entender mais sobre o seu motor com o aplicativo motor de combustão interna e ser um expert em mecânica. Esta é apenas uma alternativa para quem deseja aprender mais sobre carros.
Mesmo com o problema de poluição, a geração de energia mecânica através da combustão de gasolina é ainda a maior forma utilizada no mundo para o funcionamento de veículos. Então, vale a pena ter no seu celular ferramentas que ajudem no dia a dia!