Atenção, aposentados! Alguns beneficiários do INSS têm direito ao chamado “Adicional na aposentadoria”, que é de 25% sobre o valor do benefício. Quer saber se você ou alguma pessoa próxima se encaixa nos requisitos para solicitar esse valor extra mensal?
Siga com o Manual da Web, que, neste conteúdo especial, vamos explicar quem tem direito ao adicional de 25% na aposentadoria, quais os critérios e documentos necessários para solicitar o aumento no benefício e o passo a passo para solicitar sem precisar sair de casa!
4.8/5
É possível ter adicional na aposentadoria?
Em algumas situações específicas, a lei prevê que é, sim, possível que aposentados pela Previdência Social recebam um adicional de 25% sobre o valor das suas aposentadorias.
Há, inclusive, uma parcela dos aposentados que já adquiriram o direito ao recebimento deste valor extra de mensalmente nos seus benefícios pagos pelo INSS.
No entanto, muitos brasileiros nem sabem desse direito ou como podem ter acesso ao valor adicional em 2025 e como fazer para solicitá-lo.
Para que você entenda melhor e saiba quem tem direito ao adicional na aposentadoria, trazemos explicações sobre como funciona logo abaixo. Confira!
Quem tem direito ao adicional de 25% na aposentadoria
O acréscimo de 25% no valor da aposentadoria atualmente é voltado para os aposentados por incapacidade permanente, na chamada “Aposentadoria por invalidez”.
O objetivo do valor extra no benefício é auxiliar nos custos do aposentado que necessitam de assistência permanente de terceiros.
Assim, ele é voltado para aposentados que não conseguem realizar tarefas básicas cotidianas sem auxílio, precisando de cuidados especiais.
Por exemplo, para aposentados por invalidez que necessitam realizar o pagamento de um cuidador ou acompanhante para ajudar com banho, alimentação, horário dos remédios, etc.
O adicional é válido para todos os tipos de aposentadoria?
Como falamos acima, atualmente, apenas os aposentados por invalidez com necessidades de assistência permanente de terceiros têm direito.
No entanto, há um projeto em tramitação no Congresso Nacional que visa expandir o benefício para qualquer aposentado que necessite deste tipo de assistência permanente.
Porém, enquanto não houver aprovação da matéria por parte do Congresso, os aposentados por idade ou tempo de contribuição seguem sem direito ao acréscimo.
Neste link, você consegue conferir exatamente quais são os casos em que o INSS entende que esse adicional no benefício se aplica.

- Aposentadoria especial: 10 profissões que aposentam mais cedo
- Aposentadoria proporcional: aprenda como fazer o cálculo para 2024
- Aplicativo do INSS para solicitar a aposentadoria online facilmente
Quais são os critérios para solicitar o aumento no benefício?
O primeiro requisito básico para solicitar os 25% extras no benefício é ser aposentado por invalidez e ter uma ou mais das seguintes doenças:
- Cegueira total;
- Perda de nove ou mais dedos das mãos;
- Paralisia dos dois braços ou pernas;
- Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
- Doença que deixe a pessoa acamada;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Além disso, a pessoa aposentada por invalidez ou em avaliação para aposentadoria por invalidez deve comprovar precisar de terceiros para realização de tarefas do dia a dia.
Para isso, será necessário que o aposentado passe pela perícia médica do INSS (conhecida como “Perícia dos 25%”), da mesma forma quando solicita a aposentadoria.
Documentos necessários para pedir o adicional na aposentadoria
Para dar início ao pedido no valor adicional da sua aposentadoria do INSS, é preciso reunir a seguinte documentação:
- CPF;
- RG ou outro documento oficial e original com foto, como CNH ou passaporte, por exemplo;
- Comprovante de residência atualizado;
- Cópia da carta de concessão da aposentadoria por invalidez;
- Laudos médicos, relatórios e exames que comprovem a necessidade da assistência permanente;
- Atestado médico atualizado que confirme tanto a condição do segurado quanto a necessidade do mesmo de receber ajuda de terceiros.

Passo a passo para solicitar os 25% extras no INSS
O procedimento para a solicitação desse benefício pode ser feito tanto presencialmente em uma das agências do INSS quanto online.
Caso prefira a praticidade de solicitar o valor adicional do INSS na aposentadoria pela internet, basta seguir os passos logo abaixo:
- Passo 1: vá até o site Meu INSS ou aplicativo Meu INSS (disponível no Android e iOS);
- Passo 2: entre na plataforma usando o seu CPF e a senha cadastrada ou acesse de fazendo login com a conta Gov.br;
- Passo 3: na página inicial, vá até o menu “Do que você precisa”;
- Passo 4: nele, digite “Acréscimo de 25% e faça a busca”;
- Passo 5: selecione o serviço e toque em “Iniciar”;
- Passo 6: prossiga seguindo as orientações da própria plataforma para realizar a solicitação.
Além de pela internet, é possível solicitar presencialmente. Para isso, você pode agendar pelo telefone 135 do INSS e ir até a unidade do INSS mais próxima.
Lá, será necessário apresentar os mesmos documentos pessoais, bem como os laudos e documentos comprobatórios exigidos online.
Tanto quem fez a solicitação online quanto presencialmente pode ser chamado para realização de perícia médica em local, data e horário agendados pelo próprio INSS.

Como saber se seu pedido foi aprovado?
O beneficiário pode ter acesso à resposta da sua solicitação entrando em contato diretamente com o INSS ou na plataforma digital Meu INSS.
Em média, o recebimento da resposta à solicitação do acréscimo de 25% no valor da aposentadoria por invalidez costuma levar 45 dias úteis.
O que fazer se o pedido for negado pelo INSS?
Em caso de negativa, você pode entrar com recurso junto ao órgão, apresentando novos laudos e documentos comprobatórios, caso necessário.
Os pedidos são negados basicamente por três motivos: falta de documentos comprobatórios, por conta de o aposentado não ter direito ou por algum erro do INSS durante a avaliação.
4.8/5
Verifique se você ou algum familiar tem direito ao adicional na aposentadoria!
O valor adicional na aposentadoria ajuda milhões de aposentados por invalidez que têm gastos extras por necessitar de cuidados de terceiro no dia a dia.
Então, se você acredita se encaixar nos critérios, reúna a documentação necessária e solicite imediatamente o adicional na sua aposentadoria!