A possibilidade de receber um acréscimo de 25% na aposentadoria desperta atenção imediata de quem já depende do benefício para viver com mais tranquilidade. Aliás, em um cenário em que cada valor faz diferença no orçamento mensal, saber que existe um adicional representa mais segurança nas despesas.
Portanto, se você ou alguém da sua família precisa de cuidados constantes e depende da aposentadoria para manter a qualidade de vida, precisa entender como esse acréscimo de 25% na aposentadoria funciona. Pensando nisso, o Manual da Web preparou este conteúdo, que inclui todas as principais informações sobre o tema. Quer saber como solicitar? Basta continuar lendo este artigo!
4.8/5
O que é o acréscimo de 25% na aposentadoria?
O acréscimo de 25% na aposentadoria é um direito garantido aos segurados do INSS que se aposentaram por incapacidade permanente e que precisam de ajuda de outra pessoa para realizar tarefas básicas do dia a dia.
Ou seja, na prática, este adicional oferece mais dignidade e suporte financeiro a quem depende de cuidados contínuos. Isso inclui, por exemplo, auxílio para se locomover, tomar medicamentos e manter a própria higiene.
O valor é adicionado diretamente ao benefício mensal, mas não é automático. Assim, é preciso solicitá-lo e aguardar a análise. A seguir, você confere mais detalhes de como fazer isso.
Passo a passo para solicitar o adicional do INSS pelo app
Pedir o acréscimo de 25% na aposentadoria é muito simples e pode ser feito de forma online. Neste caso, pode ser pelo aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, ou, ainda, pela versão web.
Antes de iniciar a solicitação, tenha em mãos seus documentos pessoais e laudos médicos atualizados. Confira, abaixo, o tutorial:
Passo 1: tela inicial
Abra o aplicativo (Android | iOS) e clique em “Entrar com gov.br”. Em seguida, insira os dados da sua conta.

- Adicional na aposentadoria: como ganhar 25% a mais do seu salário
- Aprenda como solicitar a aposentadoria online rapidamente
- Como solicitar revisão de aposentadoria através do Meu INSS
Passo 2: procure pelo adicional
Já dentro do aplicativo, vá no ícone da lupa, localizado no canto superior direito, e digite “acréscimo de 25%”. Quando encontrar o serviço, clique nele.

Passo 3: solicite o adicional
Agora, basta clicar em “Avançar” e inserir os dados e documentos (no formato PDF) solicitados. Após preencher tudo, clique em “Solicitar” e aguarde a análise.

Quem tem direito a esse benefício do INSS?
O acréscimo de 25% na aposentadoria não é para todos os aposentados. Na verdade, o benefício é adicionado a um grupo específico.
Isso porque o foco desse adicional são pessoas que precisam de cuidados contínuos. Para ter direito, é preciso apresentar pelo menos uma das características abaixo:
- Cegueira total;
- Perda de nove ou mais dedos das mãos;
- Paralisia dos dois braços ou pernas;
- Perda das pernas, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e de dois pés, ainda que a prótese seja possível;
- Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
- Alteração das faculdades mentais com grave perturbação da vida orgânica e social, ou seja, dificuldade em organizar o pensamento, o raciocínio e a tomada de decisões para fazer as atividades de vida diária e sociais sozinho;
- Doença que deixe a pessoa acamada;
- Incapacidade permanente para as atividades da vida diária.
Documentação necessária para ganhar 25% a mais na aposentadoria
Separar a documentação necessária para solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria é fundamental para receber um retorno da análise positiva.
Caso contrário, o pedido pode ser negado. E isso pode acontecer mesmo que você preencha todos os requisitos! Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais documentos exigidos. Confira:
- Documentos de identificação: leve RG e CPF do titular;
- Carteira de trabalho: para comprovar a condição de aposentado;
- Laudos médicos atualizados: junte os relatórios detalhados emitidos por médicos, atestando a patologia e a incapacidade total e permanente;
- Exames, receitas e prontuários: reúna arquivos médicos que comprovem a necessidade de cuidados constantes.
Como conferir se o adicional na aposentadoria foi aprovado
Depois de fazer a solicitação do acréscimo de 25% na aposentadoria, o usuário pode acompanhar a análise pelo aplicativo Meu INSS (Android | iOS) indo em “Consultar pedidos”.
Outras alternativas são acessar a versão web ou entrar em contato por meio do número telefônico 135.
Em média, leva 45 dias úteis para a realização da avaliação e para que o valor adicional seja incluído na conta do titular.
4.8/5
Garanta seu direito!
Solicitar o acréscimo de 25% na aposentadoria faz uma grande diferença na rotina de quem precisa de cuidados constantes.
Portanto, se você ou alguém da sua família se enquadra nos requisitos, é hora de agir, seguir as orientações do Manual da Web e solicitar!

