10 motivos para adotar um animal com ajuda de aplicativos

Publicado por
Em
Motivos para adotar um animal
Anúncios

Você já se perguntou quais são os motivos para adotar um animal? Bom, poderíamos fazer uma lista interminável aqui, mas a verdade é que os pets são amigos inestimáveis, que podem nos ajudar até mesmo a superar momentos difíceis, como a depressão e o luto.

No entanto, além dos motivos para adotar um animal, você sabe como funciona o processo de adoção? Neste guia especial da Manual da Web vamos te mostrar tudo sobre o assunto, inclusive como adotar um animal de estimação usando plataformas inovadoras, como aplicativos. Vamos conferir?!

Nota:
2.9/5
Instalações:
10 mil+
Tamanho:
22M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Quais são os motivos para adotar um animal?

Anúncios

São muitos os motivos para adotar um animal de estimação e podemos dizer que faz muito bem a saúde do tutor.

Segundo o Portal G1 da Globo, cerca de 140 milhões de lares brasileiros possuem ao menos algum animal de estimação e isso traz uma série de benefícios para a saúde física e mental.

De acordo com pesquisas, seja gato, cachorro, coelho ou jabuti, os animais fazem bem para o coração, melhoram a sensação de tranquilidade, bem-estar e autoestima, diminuem o risco de asma e dermatite atópica em crianças, enfim.

Mas, separamos para você os 10 melhores motivos para adotar um animal, confira:

1. Companhia inestimável: animais de estimação proporcionam companhia e amor incondicional, ou seja, ao adotar, você ganha um amigo leal que estará sempre ao seu lado, trazendo alegria e felicidade à sua vida diária.

2. Redução do estresse: estudos mostram que interagir com animais pode reduzir significativamente os níveis de estresse e ansiedade, isto é, ter um animal de estimação ajuda a acalmar a mente e a criar um ambiente mais relaxante em casa.

3. Estímulo à atividade física: animais precisam de exercício regular, o que incentiva seus donos a se manterem ativos também. Assim, passear com seu cachorro ou brincar com seu gato não apenas beneficia o animal, mas também melhora sua saúde física.

4. Sentimento de realização: adotar um animal é uma responsabilidade gratificante que traz um sentimento profundo de realização. Ao oferecer um lar amoroso a um animal necessitado, você está fazendo uma diferença significativa no mundo.

5. Combate à solidão: especialmente para pessoas que vivem sozinhas, um animal de estimação pode preencher o vazio e proporcionar companhia constante. Assim, a presença de um animal em casa ajuda a combater a solidão e a criar laços emocionais valiosos.

6. Ensino de empatia: ter um animal de estimação ensina empatia e compaixão, especialmente para crianças, visto que cuidar de um ser vivo ajuda a desenvolver habilidades sociais e emocionais importantes desde cedo.

7. Redução da depressão: a presença de um animal de estimação em casa pode aliviar os sintomas da depressão, pois a interação afetuosa e a conexão emocional com um pet podem melhorar o estado de espírito e trazer conforto nos momentos difíceis.

8. Apoio emocional: animais de estimação são incríveis fontes de apoio emocional, pois eles são capazes de perceber nossas emoções e oferecer consolo nos momentos de tristeza ou angústia. Seu amor incondicional é verdadeiramente reconfortante.

9. Fim do abandono: ao adotar um animal, você está contribuindo para a redução do número de animais abandonados nas ruas ou em abrigos. A adoção responsável é uma maneira eficaz de combater o problema do abandono de animais.

10. Construção de memórias duradouras: a jornada de cuidar e amar um animal de estimação cria memórias duradouras. Desde os momentos engraçados até os instantes de ternura, adotar um animal proporciona experiências que ficarão gravadas em sua mente para sempre.

Motivos para adotar um animal
Motivos para adotar um animal

Como é que faz para adotar um animal?

Existem muitos meios para adotar um animalzinho de estimação, como em:

  • Abrigos de animais
  • Organizações de resgate (ONGs)
  • Sites de adoção
  • Feiras e eventos de adoção
  • Aplicativos de adoção

Hoje em dia nem é mais preciso sair de casa para conseguir adotar seu próximo pet, pois de maneira simples e conveniente você pode navegar por centenas de animais adoráveis em busca de um lar adotivo.

Mas, atenção, é preciso pensar na sua rotina antes de adotar, levando em conta principalmente tipo de animal, idade e porte.

Se você mora em apartamento, talvez o mais indicado não seja um cachorro labrador, por exemplo. Pense em todos os fatores antes da adoção.

Após encontrar o animal ideal para você e seu lar, entre em contato com o abrigo ou cuidador responsável para saber mais sobre o pet.

Estando dentro do que você procura, basta organizar uma visita para conhecer o animal e finalizar o processo de adoção.

Lembrando que hoje em dia, a grande maioria desses locais exige a assinatura de um termo de adoção responsável, ou seja, uma garantia de que você cuidará bem do pet, como dando as vacinas em dia, alimentando adequadamente e não colocando o animal em risco.

Motivos para adotar um animal
Motivos para adotar um animal

Qual animal que pode adotar?

A diversidade de animais disponíveis para adoção hoje em dia é surpreendente. Você pode encontrar desde cachorros e gatos de todas as raças e tamanhos até animais mais exóticos, como coelhos, pássaros e répteis. 

Assim, será possível escolher um animal que se encaixe perfeitamente em seu estilo de vida e personalidade, ou seja, encontrar o animal perfeito para você.

É preciso pagar para adotar um animal?

É possível adotar um animal de estimação de forma 100% gratuita, mas você também pode encontrar locais que cobram uma taxa simbólica.

Geralmente, quando a adoção é feita diretamente com o cuidador, não há custos. No entanto, quando é feita via abrigos, pode haver taxas.

Na prática, a taxa na adoção de um animal é para custear serviços veterinários, como esterilização ou castração, vacinas iniciais, exames veterinários e microchipagem.

Mas, tenha em mente que comparado com a compra de um animal de raça, a adoção é uma opção muito mais acessível e ética. 

Além disso, ao adotar, você está dando a um animal abandonado uma segunda chance, o que é uma experiência incrivelmente gratificante e única.

Motivos para adotar um animal
Motivos para adotar um animal

Como adotar um animal online?

Adotar um animal online é mais do que possível, já é uma realidade no Brasil. Existem diversos sites e aplicativos específicos para isso.

Um bom exemplo de aplicativo para adotar animal de estimação é o Tiutiu: Adoção de animais, disponível para celulares Android e iOS.

Você pode baixar o aplicativo Tiutiu para adoção de animais agora mesmo em seu celular, na Play Store ou Apple Store.

Esse é um app que ajuda animais abandonados a encontrar novos lares, o qual funciona com um meio para conectar adotantes e doadores de animais de forma rápida e fácil.

Nele você encontrará pets de todos os tipos e raças na sua região, garantindo uma adoção confiável e muito amistosa.

Além disso, este aplicativo tem uma função incrível, que é a seção chamada Tiutiu Tok. Nela você poderá assistir a vídeos de animais disponíveis para adoção em uma sequência infinita com uma interface semelhante ao TikTok. 

Encontrando o animalzinho de estimação que tanto deseja, basta enviar uma mensagem direta no aplicativo para saber todos os detalhes ou agendar uma visita.

Inclusive, esse chat é ótimo para saber mais sobre o temperamento do pet, fazer perguntas ao cuidador sobre possíveis problemas de saúde, como é a alimentação, enfim.

Então, vale a pena testar, pois sem precisar sair de casa você poderá encontrar seu novo amigo pet para alegrar ainda mais a sua vida!

Clique aqui e descubra os melhores aplicativos para aprender a desenhar de forma fácil usando apenas seu celular!

Nota:
2.9/5
Instalações:
10 mil+
Tamanho:
22M
Plataforma:
Android
Preço:
R$0

Gostou dos motivos para adotar um animal?

Conforme mostramos neste artigo, são diversos os motivos para adotar um animal de estimação e você pode fazer isso online, pelo celular mesmo!

Adotar um animal de estimação não apenas traz alegria para sua vida, mas também oferece uma série de benefícios físicos e emocionais. 

Ao optar por adotar, ao invés de comprar, você está fazendo uma escolha ética, proporcionando um lar amoroso a um animal necessitado e construindo uma relação especial que durará para sempre. 

Portanto, não espere mais! Explore esse e outros aplicativos de adoção de animais e descubra o companheiro perfeito que transformará sua vida de maneiras que você nunca imaginou ser possível!

Anúncios

Leia mais em Animais

Aplicativo para fazer cálculos de nutrição para gados

Aplicativo para fazer cálculos de nutrição para gados

Se você é um produtor de gado ou um nutricionista animal, precisa conhecer um aplicativo...

Leia mais →
Aplicativo para acompanhar o preço do gado em tempo real

Aplicativo para acompanhar o preço do gado em tempo real

Todo mundo sabe que os aplicativos e a tecnologia levam ainda mais praticidade e soluções...

Leia mais →
Aprenda adestrar seu cachorro com esse aplicativo grátis

Aprenda adestrar seu cachorro com esse aplicativo grátis

Diga adeus às lutas de obediência e olá a um relacionamento harmonioso com seu amigo...

Leia mais →
Conheça o aplicativo com música para acalmar gatos e cachorros

Conheça o aplicativo com música para acalmar gatos e cachorros

Se você tem um pet em casa, sabe o quanto é importante proporcionar um ambiente...

Leia mais →