Seu celular está estranho, travando, desligando sozinho ou apresentando outros problemas de funcionamento? Talvez seja sinal de que seu celular precisa de manutenção ou até mesmo chegou a hora de trocá-lo por um modelo mais novo.
Pensando nisso, o Manual da Web preparou este guia sobre manutenção de celulares, para que você possa identificar os principais sinais de que o celular precisa de manutenção e aprenda passo a passo como resolver alguns problemas mais básicos. Aproveite e tente essa alternativa, antes de decidir pela compra de um celular novo!
Quais são os sinais de que o celular precisa de manutenção?
Identificar os problemas do seu celular e enfrentá-los o mais cedo possível pode melhorar bastante o desempenho do dispositivo no dia a dia.
Então, fique de olho nos principais sinais que indicam que seu aparelho precisa de manutenção, como, por exemplo:
- Lentidão excessiva: se o celular demora para abrir aplicativos e jogos, alternar entre eles ou responder aos seus comandos, é um alerta importante da necessidade de manutenção;
- Travamentos constantes: seu celular “congela”, desliga sozinho ou reinicia sem motivo aparente? Isso não é normal e é um forte indício de problemas maiores;
- Bateria que não dura: se a carga tem acabado muito rápido, mesmo quando há pouco uso, a bateria pode estar viciada ou no fim da vida útil, assim como pode indicar outros problemas mais gerais;
- Aquecimento incomum: quando ocorre superaquecimento mesmo em tarefas simples, como navegar na internet ou uso de apps leves, é um forte sinal de problema interno no celular;
- Falhas em aplicativos: apps que fecham sozinhos, não abrem ou apresentam erros frequentes indicam falhas no sistema ou no hardware;
- Outros problemas: defeitos na tela, como pixels mortos e manchas, além de falhas no áudio e/ou microfone, também são sinais claros da necessidade de manutenção ou troca.
Se você notou um ou mais dos problemas citados anteriormente, não os ignore, pois seu celular está precisando de manutenção!

Passo a passo para fazer a manutenção
Independentemente da marca e modelo do seu smartphone, há algumas mudanças que podem levar você a economizar tempo e dinheiro, além de melhorar o desempenho.
Identificou alguns dos problemas listados anteriormente no seu celular? Então, não perca mais tempo, siga este passo a passo para fazer a manutenção e resolvê-los:
Passo 1: reinicie o aparelho
Algo tão simples quanto reiniciar o celular pode resolver muitos problemas temporários. Então, a primeira coisa a se fazer é essa.
Passo 2: libere espaço de armazenamento
A falta de espaço interno é um dos vilões do bom funcionamento de smartphones, o que pode ocasionar travamento, por exemplo.
Para resolver, exclua arquivos grandes (documentos, fotos e vídeos antigos), desinstale aplicativos e jogos que você não usa, desabilite o download automático de mídias do WhatsApp, etc.
Passo 3: limpe o cache
Há muitos apps acumulam dados temporários (cache) que podem deixar o celular lento. Vá nas configurações, selecione os aplicativos e faça a limpeza do cache.
Passo 4: mantenha o celular atualizado
A atualização do sistema operacional e dos apps trazem melhorias em termos tanto de desempenho quanto de segurança.
Passo 5: restaure as configurações de fábrica do aparelho
Se nenhum dos passos anteriores resolver, é hora de uma medida drástica: faça um backup completo e restaure o celular para as configurações de fábrica.
Isso vai apagar tudo que tem dentro dele e pode resolver problemas de software persistentes.
Se ainda assim a manutenção caseira não resolver, é hora de procurar um especialista para diagnóstico de falhas de hardware e realização dos reparos necessários.
Manutenção preventiva: cuidados para prolongar a vida útil do celular
Há cuidados de manutenção preventiva que você deve ter com o aparelho para que ele funcione melhor e por mais tempo. Confira os principais deles logo abaixo:
- Desinstale os aplicativos que não estiver mais usando;
- Exclua periodicamente arquivos, mídias e documentos desnecessários para aumentar o espaço de armazenamento;
- Evite deixar a bateria zerar, mantendo-a entre 20% e 90%;
- Mantenha o celular limpo, longe da umidade e de fontes de calor;
- Realize a limpeza de cache de aplicativos;
- Reinicie o celular de tempos em tempos e atualize o sistema operacional;
- Use equipamentos e carregadores originais da marca;
- Utilize capinhas e películas protetoras, além de evitar ao máximo quedas e impactos.
Espaço de armazenamento cheio: hora de trocar ou limpar?
A resposta para essa pergunta é: depende! Há casos em que é possível driblar o problema apagando arquivos, como documentos digitais, imagens e vídeos.
Se você fez tudo o possível para aumentar o espaço de armazenamento e não adiantou, talvez seja mesmo a hora de comprar um celular novo.
Como escolher o melhor celular para upgrade conforme suas necessidades
A primeira coisa é entender o que você espera e precisa de um novo smartphone, analisando coisas como:
- Escolha seu sistema operacional favorito: Android ou iOS (iPhone);
- Pesquise por diferentes modelos da sua marca (ou marcas) favorita;
- Analise a relação custo-benefício do celular;
- Defina até que valor você está disposto a pagar pelo novo celular (quanto você pode gastar) e pesquise na internet a faixa de preço em questão.
Além disso, avalie fatores como qualidade da câmera, desempenho, componentes do hardware, duração da bateria e capacidade de armazenamento.
Após colocar prós e contras na balança, escolha o aparelho que chega mais perto do que você precisa com o melhor preço de comprar.
Agora você sabe quando o celular precisa de manutenção!
Chegou à conclusão de que o seu celular precisa de manutenção? Então, siga nossas dicas para fazer isso de forma preventiva e adequada, ou seja, antes de dar problema.
Assim, caso seu celular ainda esteja minimamente bem, a manutenção fará com que ele dure mais tempo, até ser necessário trocá-lo, ou até você precisar, de fato, de um novo!