Malas prontas, passagens compradas, roteiro definido, mas será que você está lembrando de solicitar o CVI Argentina? Pois é, se você deseja cruzar a fronteira com o seu animalzinho, saiba que é necessário ter em mãos o Certificado Veterinário Internacional. Caso contrário, ele precisa ficar de fora dessa aventura.
O CVI Argentina é um documento obrigatório e deve ser emitido com antecedência, uma vez que ele funciona como o “passaporte” do seu pet, assegurando que ele está devidamente vacinado, saudável e preparado para curtir a viagem. E se você não fazia ideia disso, não se preocupe, pois o Manual da Web está aqui, mais uma vez, para te ajudar! 😉
O que é o CVI Argentina?
De fato, muitas pessoas não conhecem o CVI Argentina e, infelizmente, são pegas de surpresa na hora de embarcar com o seu bichinho de estimação.
Então, para que você não entre para a fila dos “desinformados”, preparamos um conteúdo completo sobre o CVI Argentina.
Basicamente, o Certificado Veterinário Internacional é um documento emitido pela autoridade veterinária do país de origem e aceito nos países de destino.
No caso do Brasil, ele é produzido pelos Auditores Fiscais Federais Agropecuários das Unidades de Vigiagro e tem como objetivo atestar o histórico e as condições de saúde do animal, bem como o cumprimento das exigências sanitárias do local.
Geralmente, tem validade de 60 dias após a emissão, desde que a vacina antirrábica esteja em dia. Logo, se você vai levar o seu animalzinho para a Argentina ou vir para o Brasil, deve ir atrás do seu certificado.
Quais pets precisam do CVI para viajar para Argentina
Apenas cachorros e gatos precisam do CVI Argentina para embarcar.
Sendo assim, se você possui um desses bichinhos e vai fazer uma viagem para fora do país, não esqueça de solicitar o Certificado Veterinário Internacional! ✅
Documentos e requisitos para emitir o CVI Argentina
Para emitir o CVI Argentina e viajar tranquilamente com o seu pet, é necessário cumprir alguns requisitos, tais como:
Comprovante de vacina antirrábica
Todos os animais com mais de 90 dias de vida devem ser vacinados.
Caso seja a primeira dose, a vacina precisa ter sido aplicada há 21 dias. Se for a dose de reforço, não há uma exigência mínima de tempo.
Para que o comprovante seja aceito, ele precisa conter:
- Data de aplicação e validade;
- Nome e carimbo do veterinário que aplicou a vacina;
- Número do lote da vacina.
Atestado de Saúde Animal
Esse atestado precisa ser feito por um veterinário particular, e nele deve constar se o animal está livre de parasitas externos e internos, se está clínica e sanitariamente saudável e incluir:
- A data de emissão;
- A assinatura, o carimbo e o CRMV do especialista;
- As informações do animal, como raça, nome, espécie, pelagem, idade e sexo;
- Os dados do tutor.
Portanto, organize-se com antecedência, para não deixar nenhum documento de fora, ok? 😊
Saiba onde conseguir o CVI para seu pet
Bom, agora você já sabe quais documentos precisa ter em mãos para viajar, mas ainda falta descobrir como conseguir o CVI Argentina, certo?
Isso não será um problema, pois montamos um pequeno tutorial para te auxiliar! 🤝
- Em seguida, preencha os campos exigidos, com o destino da viagem e as informações solicitadas;
- Depois de inserir todos os dados, o processo é encaminhado a um Auditor Fiscal Federal Agropecuário, que ficará responsável por analisar a solicitação e a documentação;
- O Auditor tem 48 horas para aprovar a solicitação ou solicitar mais informações ou correções. Neste período, você pode acompanhar o andamento neste link;
- Após ser aprovado, o Auditor emite o CVI, gerando um PDF assinado digitalmente por ele;
- Esse documento precisa ser impresso e apresentado à Autoridade Veterinária Oficial do país de destino.
Bem simples, não é verdade? Afinal, todo o procedimento é feito online, sem a necessidade de sair de casa, e em até dois dias.
Dicas extras para preparar seu pet para uma viagem internacional
Sabemos o quanto o seu animalzinho é amado e especial, por isso, ele merece ter uma viagem tranquila, confortável e segura.
Por esse motivo, selecionamos algumas dicas importantes na hora de fazer uma viagem internacional com o seu pet, para que ele — e você — possam curtir e aproveitar bastante, sem estresse ou transtornos:
Prepare-se com antecedência
Consulte as regras do país de destino, para saber quais requisitos são necessários para a entrada de animal de estimação.
Por exemplo, alguns lugares exigem quarentena e microchipagem. Em contrapartida, alguns só pedem a CVI.
De todo modo, a vacinação e os exames de rotina são uma obrigatoriedade geral e precisam ser feitos com antecedência.
Leve o animal ao veterinário
Aqui, desejamos reforçar a primeira dica, portanto, leve o seu pet a um veterinário credenciado e de confiança, faça os exames necessários, aplique todas as vacinas e peça o atestado de saúde animal.
Escolha uma caixa de transporte confortável e adequada
Compre uma caixa de transporte confortável e adequada, conforme as recomendações da Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA).
Ela precisa ter espaço para o animal levantar, rodar e deitar, ter boa ventilação, travas de segurança e uma etiqueta com as informações do dono e do animal.
Para que o bichinho não fique desconfortável, familiarize-o com a caixa semanas antes da viagem e coloque brinquedos e petiscos, para que ele se sinta bem e contente.
Opte por uma companhia aérea pet-friendly
Algumas companhias permitem animais na cabine, como a Latam. Outras transportam apenas no porão, e algumas não costumam aceitar determinadas raças.
Por isso, é importante entrar em contato com a companhia antes de comprar as passagens, além de reservar o lugar do animal.
Cuide da alimentação
Não ofereça alimentos de 4 a 6 horas antes do voo, para evitar acidentes e enjoos, e dê água até a hora do embarque, para que o animal fique hidratado.
De preferência, evite oferecer alimentos diferentes do que ele já está acostumado dias antes da viagem, para que ele esteja bem e não passe por problemas digestivos.
Tente deixá-lo relaxado antes da viagem
Faça passeios de carro com o pet dentro da caixa, converse com o veterinário sobre a possibilidade de oferecer medicamentos ou florais calmantes e não esqueça de levar o objeto preferido dele, como brinquedos, cobertor ou petiscos.
Arrume o seu kit de viagem para pet
Lembre-se de levar uma mochila somente com as coisas do seu animalzinho, para estar sempre preparado e não passar nenhum apuro.
Leve brinquedos, cobertores, tapetes e sacos higiênicos, petiscos, rações, potes dobráveis para água, toalhas e lenços umedecidos, medicamentos e, é claro, os documentos.
Pesquise serviços e locais pet-friendly no destino
Ao planejar a viagem, pesquise por hotéis pet-friendly, bem como por veterinários na região, áreas verdes e restaurantes que aceitam animais.
Viajar com bichos de estimação exige planejamento, paciência e cuidado, mas, ainda assim, é uma experiência incrível e inesquecível! 😍
O que fazer caso não consiga levar o seu pet
Seja para algum evento ou reunião do trabalho ou uma visita rápida a algum parente ou amigo, infelizmente, nessas ocasiões, nem sempre é possível levar o seu pet, não é mesmo?
Mas para que ele não se sinta triste, ansioso e estressado — e para que você não fique extremamente preocupado — durante os dias fora, listamos algumas dicas práticas e simples, caso tenha que deixar o seu bichinho:
- Contrate um cuidador profissional;
- Deixe-o com uma pessoa de confiança e que ele se sinta bem;
- Deixe um documento, no estilo de um “manual de pet”, para a pessoa que ficará responsável;
- Ensaie o “desapego” alguns dias antes;
- Faça chamadas de vídeo com o seu animalzinho;
- Hospede-o em um hotel especializado;
- Jamais o deixe completamente sozinho.
Não o levar pode partir o coração, mas, em algumas situações, é o melhor para o bem-estar dele e o seu, principalmente, em casos de doença, bate e volta ou trajetos longos.
Entretanto, se você seguir essas dicas, não precisa se preocupar, pois ele será bem cuidado e ficará esperando alegremente o seu retorno!
Bora viajar?
Depois deste artigo, basta arrumar suas malas e aproveitar a viagem! Afinal, você está informado e preparado, equipado de dados relevantes, que farão toda a diferença no seu passeio.
Portanto, nada de deixar as coisas para última hora, hein!
Agende a consulta no veterinário, treine o seu bichinho para que ele se sinta confortável no trajeto, separe tudo o que você precisa levar e, por favor, nada de esquecer do CVI Argentina, viu? ✈️🐕🦺🐱