Vinte mil. Esse é o número de notificações de desaparecimento de crianças e adolescentes no Brasil em 2024. O número total é cerca de 66 mil. Já nos três primeiros meses de 2025, quase 13 mil pessoas tiveram seus desaparecimentos notificados. Esses números são assustadores e mostram a realidade de muitos brasileiros. Mesmo com a internet, procurar por familiares é uma jornada injusta e exaustiva.
Hoje em dia, as redes sociais são uma ótima alternativa para encontrar parentes que você perdeu o contato. Porém, se a busca for malsucedida, o Manual da Web orienta acessar plataformas específicas para os tipos de casos que envolvem pessoas desaparecidas ou até alguém que precisa receber alguma notificação judicial. Confira a seguir mais detalhes sobre o assunto.
- Aplicativo de sósia: saiba usar para encontrar pessoas parecidas com você
- Como encontrar pessoas pelo nome na internet: aprenda agora
- Aplicativo para rastrear celular de familiares, amigos e pessoas próximas
Como a tecnologia pode ajudar a reencontrar familiares?
A tecnologia, em especial a internet e as redes sociais, são ferramentas poderosas no momento de procurar por familiares.
Isso inclui aqueles que estão muito distantes, com quem a comunicação foi interrompida ou pessoas desaparecidas.
As redes sociais, por exemplo, permitem criar grupos e páginas dedicadas à procura de familiares, possibilitando, assim, partilhar informações e fotos para facilitar o reconhecimento.
Com um nome completo e informações específicas, ferramentas de busca como Google e Bing podem auxiliar nessa missão.
Além disso, sites de genealogia oferecem ferramentas de pesquisa genética e histórica que podem ajudar a encontrar familiares em diferentes gerações e países.
Porém, caso já tenha usado esses meios tecnológicos ou até se pretende usá-los, é relevante saber que existe uma alternativa mais prática.
Neste caso, se trata de aplicativos para procurar por familiares que permitam respostas mais consolidadas.
Compreendendo a importância do assunto e como qualquer informação é valiosa neste momento, continue com o Manual da Web para conferir mais detalhes das plataformas.

Principais recursos dos aplicativos de busca por pessoas
Como opções nunca são demais, dois aplicativos que funcionam com o mesmo propósito são “Procurar Pessoas” e “Encontrar Pessoas”. Em ambos, o usuário encontra recursos como:
- Consulta de dados públicos: incluindo informações públicas associadas a nomes, e-mails, telefones ou documentos, como histórico de endereços e perfis sociais;
- Busca por número telefônico: recursos que ajudam a identificar quem está por trás de chamadas desconhecidas ou mensagens suspeitas;
- CPF: por segurança, talvez não tenha informações muito pessoais como endereço, mas é uma alternativa que pode conter algum meio de contato pela internet;
- Busca de CNPJ: mostra o nome oficial da empresa e o nome pelo qual ela é conhecida no mercado.

Procurar pessoas: encontre parentes e amigos perdidos
Falando mais especificamente de cada aplicativo, vamos entender melhor o “Procurar Pessoas”. A plataforma permite download gratuito, mas o sistema é pre pago.
4.2/5
O usuário tem acesso livre e gratuito a três buscas, seja por CPF, CNPJ, nome, razão social, telefone ou óbito nacional.
Após isso, você precisa comprar um valor de crédito que será utilizado para localizar quem você procura.
Por estar alinhado com as exigências da Lei de Proteção de Dados, dados sensíveis não são mostrados.
Encontrar pessoas: Localize familiares com ferramentas avançadas
O aplicativo “Encontrar Pessoas” apresenta muita semelhança com a plataforma anterior. Assim, além das informações já mencionadas acima, o usuário encontra aqui respostas às dúvidas mais frequentes.
4.7/5
Por exemplo, ao usar um aplicativo desse, é normal surgir dúvidas como “qual a fonte desses dados? Posso confiar?”. Aliás, a internet hoje em dia funciona para aproximar pessoas, mas também para prejudicá-las, não é?
A própria plataforma confirma que os dados alimentados em sistema são informações que a própria pessoa informou durante atendimento ao preencher formulário de busca para familiares e amigos.
Dessa forma, os usuários sentem-se mais seguros com a apuração dos dados.
O “Encontrar Pessoas” funciona assim como o outro aplicativo em questão de recursos. Porém, o Manual da Web sugere utilizar os dois, pois a informação que contém em um aplicativo pode não conter no outro.
Portanto, é uma forma de aumentar suas chances!

Passo a passo para usar os aplicativos e iniciar a busca
Como os aplicativos apresentam a mesma interface e recursos (você vai notar isso ao baixar), as instruções de como utilizar na hora de procurar por familiares vão valer para ambos. Confira!
Passo 1: faça o cadastro
Assim que baixar os aplicativos, é necessário que o usuário realize o cadastro. Escolha um e-mail que utilize com frequência, pois é por ele que vão chegar notificações e atualizações relacionadas à pesquisa que fizer.
Passo 2: comece a busca
O acesso funciona de modo muito simples e sem burocracia. Após realizar o cadastro, já é possível iniciar a busca!
Logo na tela inicial, você confere as opções de pesquisa. No momento, incluem-se consultas por: nome, CPF, telefone, CNPJ, Óbito Nacional e Razão Social.

Passo 3 – Coloque crédito
Após três pesquisas grátis, ambos os aplicativos vão solicitar que créditos sejam utilizados para novas pesquisas.
Por isso, para continuar na saga de procurar por familiares, clique em “adicionar crédito” logo na tela inicial e, em seguida, realize o pagamento via Pix.
Dicas para aumentar as chances de encontrar um familiar
Encontrar um familiar perdido pode ser um desafio, mas algumas estratégias aumentam bastante suas chances de sucesso.
Além de utilizar os aplicativos indicados e as redes sociais, existem outras maneiras que podem te ajudar.
Uma forma útil é consultar registros públicos. Assim, sabendo o estado ou município, você pode acessar cartórios online ou bases públicas para checar registros de nascimento, casamento ou óbito.
Pedir ajuda em ONGs direcionadas a pessoas desaparecidas é uma ótima alternativa. Um exemplo é a comunidade Mães da Sé, que oferece apoio gratuito no momento de procurar por familiares.
Não desista, persista!
Seja em caso de desaparecimento, perda de contato ou necessidade de notificação extrajudicial, este é um processo que costuma ser longo.
Assim, não desanime e continue realizando pesquisas, por métodos diversos. A tarefa de procurar por familiares pode ser difícil, mas através do Manual da Web, os meios se facilitam!