Você sabia que mais de 10 milhões de brasileiros têm valores para receber do antigo fundo do PIS/Pasep? Será que o seu CPF está nessa lista? Só tem um jeito de descobrir, que é fazendo a consulta para ver se você tem dinheiro esquecido do PIS liberado para saque.
Então, sem muita demora, neste conteúdo do Manual da Web, vamos ensinar a você o passo a passo de como fazer para consultar e resgatar o saldo do dinheiro esquecido do PIS, além de esclarecer dúvidas sobre prazos e formas de recebimento. Aproveite!
- 5 coisas para saber antes de consultar o PIS/PASEP 2025
- Aplicativo Caixa Trabalhador: consulte seu PIS, INSS e mais
- Calendário do PIS 2025: datas e valores do abono salarial
Quem tem direito ao dinheiro esquecido do PIS?
O dinheiro esquecido do PIS é basicamente um valor referente a fundos que estão disponíveis para pagamento, mas que não foram solicitados para saque.
No geral, os valores esquecidos do Fundo PIS/Pasep estão disponíveis para trabalhadores que atuaram com carteira assinada entre 1971 e 1988.
A grande diferença dos demais grupos é que o antigo fundo do PIS é exclusivo para aqueles trabalhadores que não realizaram o saque após a extinção do fundo em 2020.
Além dos trabalhadores titulares, os herdeiros ou beneficiários legais também têm direito a resgatar os valores, desde que apresentem a documentação necessária.
Então, se você se encaixa nesse perfil ou conhece alguém que possa ter direito, vale a pena consultar o saldo disponível.

Como consultar se você tem saldo disponível no PIS
O saldo do antigo fundo do PIS pode ser acessado atualmente pelo site oficial, que é o REPIS Cidadão, criado para facilitar o acesso a essas informações.
Sabendo disso, veja logo abaixo como consultar o seu saldo em poucos passos:
Passo 1: acesse o site oficial
Você pode fazer a consulta gratuitamente pela internet, inclusive sem precisar sair de casa e enfrentar demoradas filas no banco.
Para isso, o primeiro passo é acessar a página oficial do antigo fundo do PIS/Pasep. Basta tocar neste link do REPIS Cidadão.

Passo 2: faça login na conta Gov
Na página do REPIS Cidadão, será preciso que você faça login com a sua conta Gov.br, com nível de autenticação prata ou ouro.
Se você ainda não tem esse nível, não se preocupe, pois, com algumas informações adicionais, é possível atualizar sua conta no portal Gov.br.

Passo 3: realize a consulta gratuitamente
Após ter colocado seu CPF e senha da conta Gov, abrirá a página de consulta, que é efetivamente o último passo.
No geral, você vai precisar apenas digitar o número do seu NIS, que é basicamente os mesmos números do seu CPF, mas sem pontos (apenas os números).
Feito isso, o site já indicará rapidamente se há valores disponíveis para você sacar e se houver saldo, fornecerá as instruções para resgatar.
Viu só como esse é um processo simples, rápido e totalmente online? Assim, você economiza tempo e evita burocracias desnecessárias.

Passo a passo para resgatar o dinheiro do PIS pelo celular
Depois de confirmar que há valores disponíveis para saque na sua conta, solicitar o resgate também é prático.
Veja a seguir um guia resumido para o resgate do seu dinheiro diretamente pelo celular:
- Passo 1: acesse o site REPIS Cidadão;
- Passo 2: confirme os valores disponíveis vinculados ao seu CPF;
- Passo 3: informe os dados bancários para depósito direto ou escolha outra forma de pagamento preferida.
Prontinho, agora é só aguardar o valor ser liberado sem custos adicionais na sua conta, podendo utilizar como quiser.
Documentação necessária para herdeiros
Como falamos acima, para quem é herdeiro, também é possível solicitar o resgate do dinheiro esquecido no fundo do PIS.
No entanto, se você é herdeiro, precisará apresentar um dos seguintes documentos:
- Certidão do PIS/Pasep/FGTS emitida pela Previdência Social;
- Declaração de dependentes habilitados à pensão;
- Autorização judicial ou escritura pública, assinada por todos os dependentes/sucessores capazes.
Certifique-se de que os documentos estejam atualizados para acelerar o processo de resgate, pois, caso contrário, o depósito não será feito.

Prazos e datas para sacar o PIS esquecido
Para quem tem direito a esse valor do PIS, nas cotas entre 1971 e 1988, a solicitação para o resgate do saldo poderá ser feita até 2028.
Já o cronograma de pagamentos segue o mesmo do calendário do PIS de 2025, conforme o mês de nascimento do beneficiário.
Onde receber o dinheiro do PIS: bancos e formas de pagamento
O pagamento do antigo saldo do PIS pode ser realizado de diversas formas para atender às necessidades do beneficiário.
O que você precisa saber é que os pagamentos são feitos exclusivamente pela Caixa Econômica Federal, que é o banco responsável por administrar o PIS.
Com isso, você pode solicitar o seu dinheiro diretamente por uma conta da Caixa, como a Conta Poupança Social da Caixa, no app Caixa Tem (Android e iOS).
Além disso, você também pode sacar o valor em casas lotéricas credenciadas da Caixa, basta ter em mãos um documento válido e senha do cartão cidadão.
Se você preferir outra forma de pagamento, pode informar uma conta bancária de sua titularidade no site do REPIS Cidadão.
Dessa maneira, o valor já será depositado em uma conta sua de outro banco, podendo usar online, sacar, pagar contas, etc.
A escolha da forma de recebimento do seu saldo do PIS é flexível e pode ser ajustada conforme sua conveniência.
O que fazer se não conseguir acessar o saldo do PIS?
Encontrou dificuldades para consultar ou resgatar os valores? Confira logo a seguir algumas soluções para problemas comuns:
- Erro na autenticação Gov.br: certifique-se de que sua conta utilizou a atualização para nível prata ou ouro;
- Dados desatualizados: garanta que suas informações no sistema do PIS/Pasep estejam corretas, incluindo o CPF e o número do NIS;
- Suporte técnico: entre em contato com o atendimento da Caixa para esclarecer dúvidas ou corrigir inconsistências.
Lembre-se, também, de conferir o status do seu CPF junto à Receita Federal, pois irregularidades podem impedir o acesso ao saldo.
Não deixe de consultar seu dinheiro esquecido do PIS!
Segundo o governo, o saldo médio por pessoa do dinheiro esquecido do PIS é de R$ 2.800,00, de valores que ainda não foram resgatados.
Então, não perca tempo e faça a consulta agora mesmo pelo REPIS Cidadão, para saber se você tem dinheiro liberado na sua conta do antigo PIS!