A nova modalidade de empréstimo liberada recentemente pelo governo está gerando dúvidas nos brasileiros que precisam de dinheiro rápido. Por isso, hoje o Manual da Web vai ensinar a você como simular o empréstimo Crédito do Trabalhador, além de explicar tudo o que você precisa saber sobre essa linha de crédito.
Dessa forma, poderá simular o empréstimo Crédito do Trabalhador rapidamente e com total tranquilidade e segurança pela internet, evitando a burocracia e filas nas agências da Caixa. Aproveite e veja como é simples fazer isso até mesmo pelo seu celular!
4.6/5
O que é o Crédito do Trabalhador e quem pode solicitar?
Pode ser até que você tenha escutado falar desse novo tipo de empréstimo da Caixa, mas sabe o que realmente se trata?
Essa é uma nova linha de crédito oferecida pela Caixa Econômica Federal, que vem sendo chamada de “Consignado CLT”.
É um empréstimo consignado, autorizado e lançado recentemente pelo Governo Federal, o qual permite que parte do FGTS seja dado como garantia aos bancos e financeiras.
Assim, trabalhadores do setor privado que não tenham um bom score de crédito em birôs como o Serasa, por exemplo, passam a ter mais facilidade na aprovação do empréstimo.
Ou seja, esse é um tipo de empréstimo voltado para quem trabalha de carteira assinada na iniciativa privada.
Isso porque ele usa, dentro de um limite pré-estabelecido, parte do valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como garantia do crédito.
É justamente essa facilidade que oferece a garantia de que a pessoa vai pagar as parcelas e, consequentemente, aumenta as chances de aprovação.
Além disso, como nos outros empréstimos consignados em geral, quando há uma garantia de pagamento, as taxas de juros são menores.
Então, esse é um empréstimo com aprovação simplificada, prazos flexíveis e descontos diretamente do contracheque.

Passo a passo para simular o empréstimo Crédito do Trabalhador
A simulação da nova modalidade de crédito oferecida em parceria entre o governo e a Caixa é feita diretamente pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Se você tem interesse nessa linha de crédito e deseja simular valores e condições, veja como fazer isso pelo app:
Passo 1: baixe o app CTPS Digital
Caso você ainda não tenha, pode baixar em poucos segundos o app Carteira de Trabalho Digital, seja no seu celular Android ou iOS.
Para poder acessar a simulação online do novo empréstimo e até mesmo outras funções disponíveis no app, é preciso fazer login com a sua conta Gov.br.

Passo 2: vá até o empréstimo no app
Em seguida, clique no ícone de empréstimo (a nota localizada na parte inferior direita da tela), avance e selecione “Ir para empréstimos”.

Passo 3: faça a sua simulação
Logo após a passo acima, é só tocar na opção “Faça uma simulação” para começar a simular as condições de empréstimo para você.
Será preciso digitar a quantia que precisa pegar emprestado e o número de parcelas que fica melhor para você pagar. Feito isso, toque em “Simular empréstimo”.
Na sequência, o app vai exibir uma simulação de empréstimo de acordo com o seu perfil, para você analisar se vale a pena.
Para prosseguir às propostas reais do empréstimo, basta você concordar com o compartilhamento dos seus dados com as instituições financeiras habilitadas.
Em seguida, selecione a opção “Solicitar propostas de empréstimos”, bastando aguardar pelas propostas dos bancos e financeiras e escolher a melhor para você.

Taxas de juros e condições do Crédito do Trabalhador: o que saber antes de pedir
Há limites e condições que é importante você conhecer antes de solicitar o empréstimo, bem como estar atento às taxas de juros.
Embora haja uma certa facilidade em simular e contratar crédito rápido e sem burocracia pela internet, estar atento às condições é importante para evitar o endividamento.
Por conta disso, avalie as seguintes condições antes de contratar esse novo empréstimo consignado:
- O valor da parcela mensal pode ser de, no máximo, 35% do salário da pessoa;
- É possível fazer um empréstimo para cada vínculo empregatício, ou seja, quem tem dois empregos consegue pegar dois empréstimos;
- Os trabalhadores podem usar como garantia até 10% do saldo do FGTS;
- O desconto é feito diretamente do contracheque do trabalhador.
Podem solicitar o crédito todos os trabalhadores CLT, inclusive trabalhadores rurais e domésticos, além dos Microempreendedores Individuais (MEIs).
Juros praticados
As taxas de juros no Crédito do Trabalhador variam, mas são, em média, 50% mais baixas que as de empréstimo pessoal, por exemplo.
No geral, cada cliente terá uma taxa de juros específica para o seu perfil. A Caixa define isso a partir da análise de crédito de cada pessoa.
Na análise de crédito, além de ser levada em conta a renda do trabalhador, é estudado também o tempo de trabalho do cliente e seu histórico de operações de crédito.
Quais documentos são necessários para solicitar o empréstimo?
Se você tem interesse em contratar esse empréstimo, saiba que a documentação exigida é a seguinte:
- Carteira de Trabalho que comprove o vínculo empregatício;
- CPF e outro documento de identificação com foto;
- Comprovante de residência.
Além disso, é necessário estar registrado no e-Social, comprovar ter vínculo de trabalho vigente e ter recebido salário no mês do pedido de empréstimo.

Comparação: Crédito do Trabalhador vs. outras opções de empréstimo
Pelo que analisamos, o “Empréstimo para CLT” com percentual do FGTS como garantia pode ficar mais barato que outras linhas de crédito, como:
- Empréstimo pessoal tradicional (média de 7,90% ao mês);
- Cheque especial (média de 7,96% ao mês);
- Empréstimo com cartão de crédito (até 21,79% ao mês);
Por outro lado, ele ainda costuma ser mais caro que outras modalidades, que ainda devem ter sua preferência se possível, como:
- Empréstimo com garantia do imóvel (média de 1% ao mês);
- Empréstimo com carro e outros bens como garantia (média de 1,50% ao mês);
- Empréstimo consignado, mas que só pode ser acessado por aposentados e pensionistas do INSS ou servidores públicos (média de 1,80% ao mês).
O que você deve ter em mente ao solicitar esse empréstimo é que, dependendo do seu caso, a aprovação é facilitada e os juros podem ser menores.
No entanto, se você pensar em opções como os empréstimos com garantia, é importante ter planejamento para quitar o empréstimo, pois, caso contrário, você corre o risco de ter seu bem penhorado.
Dicas para evitar golpes ao solicitar o empréstimo online
Por ser uma linha de crédito ainda nova e que muitos brasileiros estão começando a ouvir falar recentemente, os medos são muitos.
Mas, feito com cautela e planejamento, pode ser uma boa opção de crédito para solicitar. Pensando nisso, é válido pensar nas seguintes dicas abaixo para evitar problemas futuros:
- Simule o empréstimo dentro da CTPS e aguarde as ofertas;
- Confira se a instituição financeira é mesmo habilitada pelo governo;
- Dê preferência a bancos e instituições financeiras conhecidas.
4.6/5
Viu como simular o empréstimo Crédito do Trabalhador é fácil?
Sabemos que, por conta dos juros, qualquer empréstimo pode levar ao endividamento, e nesses casos, o que era para ser uma solução, pode se tornar um pesadelo.
Entretanto, linhas de crédito “mais baratas” como esta podem ser uma ajuda e tanto em momentos de crise.
Então, agora você já sabe como simular o empréstimo Crédito do Trabalhador, podendo fazer isso de maneira rápida, fácil e segura pelo celular mesmo.
Aproveite as nossas dicas para fazer a sua simulação pelo app Carteira de Trabalho Digital (Android e iOS) e veja se vale a pena para você!