Seu melhor amigo na hora de resolver qualquer coisa relacionada a veículos no Detran, um despachante online pode intermediar todas as questões que você odiaria fazer e perder tempo em fila e o melhor, você pode negociar tudo isso sem sair do conforto do seu sofá.
A transferência de um carro é sempre mais tranquila quando você conta com um despachante online para te auxiliar nos trâmites e burocracias envolvidas na hora de resolver esta papelada. Por isso, confira com o Manual da Web como este profissional pode te ajudar.
- Leilão de carros: tudo o que você precisa saber
- Lista atualizada com as principais locadoras de carros do Brasil
- Os 4 melhores aplicativos para aprender a consertar carros
O que um despachante resolve?
Pense em um despachante como uma pessoa responsável por resolver burocracias e problemas administrativos que envolvam veículos.
Então, dentre o escopo de serviços de um despachante online estão:
- Documentos: emissão de CRV (Certificado de Registro do Veículo), CRVL (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo) e outros;
- Serviços: ajuda na hora do licenciamento e emplacamento de veículos, transferência do veículo;
- Documentos do condutor: auxílio na renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação), gerenciamento de multas;
- Alterações no veículo: informar aos órgãos responsáveis sobre alterações de características do veículo tais como cor, tipo de combustível e outras;
- Regularizações: baixa no veículo como sucata, importação e exportação e outros.
Veja como funciona um despachante online
Todos os serviços que a gente já conhece, com a facilidade de ser sem contato humano (gosto mais) e com muita rapidez.
Um despachante online pode te atender com todos os trâmites que um profissional “offline” atenderia, mas com o benefício de ter suporte online e ser mais rápido.
Este serviço se popularizou muito durante a pandemia e ainda faz muito sucesso. Por meio de uma ferramenta online, o despachante online consegue acessar dados do veículo em todo Brasil.
Você fornece alguns dados e consegue resolver os problemas que envolvem seu carro, é possível, ainda, parcelar as multas do seu veículo.
Qual o melhor despachante online?
Hoje nós indicamos o Dok despachante online, ele é a nona empresa em tamanho no Brasil e tem 18 anos de mercado.
Além disso, possui reputação máxima há mais de seis meses no Reclame Aqui e é uma empresa verificada nesta plataforma.
O site da empresa já fornece uma busca rápida para débitos no seu veículo de forma grátis. Basta colocar a placa, seu e-mail e o Estado da federação em que o carro ou moto está registrado.
É possível, também, negociar débitos, parcelar multas (neste caso não abrange todos os estados), fazer licenciamento e IPVA.
Custo de um despachante de veículos
Assim como cada cabeleireiro tem um valor, cada despachante tem o seu. Por isso você pode fazer diversos orçamentos por aí.
Além disso, cada serviço tem o seu valor, mas em uma pesquisa rápida, podemos dizer que os valores de um despachante ficam entre R$ 100 e R$ 500.
Mas, este valor é apenas pelo serviço dele! Se você pediu para ele fazer o emplacamento do carro, é necessário pagar pelo serviço de emplacamento, também.
Como você pode pagar um despachante online?
Ainda falando dos custos de um despachante online, vale muito à pena falarmos, também, das formas de pagamento que são oferecidas nesta modalidade.
Na Dok, a empresa que usamos como recomendação, os parcelamentos podem ser feitos diretamente no seu cartão de crédito. É possível também pagar via boleto bancário.
E o parcelamento pela Dok despachante é de até 12x, um tempo interessante para restabelecer as finanças.
Por onde recebo o documento feito por um despachante online?
A finalização de um serviço de despachante, é geralmente marcada pela entrega da documentação.
Porém, os Detrans não imprimem mais os documentos em papel-moeda desde 2021, esta medida foi tomada em meio a pandemia do Covid-19 e perdurou.
Então, a entrega é feita apenas da versão digital do documento.
É obrigatório pagar despachante?
Não, não é. Mas, algumas coisas na vida valem o dinheiro. Por exemplo, quanto tempo você gastaria cuidando da transferência do seu carro?
Ou como proceder com o emplacamento de um novo veículo? Fora todos os trâmites, você possivelmente precisaria estudar sobre o assunto e não teria a facilidade que um especialista possui.
Então, nestes momentos de alta burocracia e que você precisa ter conhecimento, é recomendado que contrate um despachante.
Foque na tranquilidade
Por mais que eu seja uma pessoa extremamente econômica, alguns serviços eu sempre conto com a ajuda de um despachante.
Pois em alguns casos ele vale o valor do estresse que me poupa. Então, deixando este pitaco final no texto, eu me despeço e te convido para dar uma voltinha no site e conhecer nossos outros artigos!
Até mais!