Vida de concurseiro não é fácil. Você trabalha (estudando) por diversas horas sem receber seu primeiro salário, pois ele só virá depois da sua aprovação. Mas, para facilitar um pouco a vida de quem sonha em ser funcionário público, foi criada uma prova unificada, como se fosse um Enem dos concursos.
O Concurso Público Nacional Unificado, ou CPNU veio para promover igualdade e facilidade na hora de fazer as provas para cargos públicos, pois sua aplicação é simultânea em todo o Brasil. Quer saber os detalhes? O Manual da Web te explica!
- 10 temas prováveis de cair na Redação do Enem 2024
- Aplicativo Questões do Enem: faça simulados pelo celular
- Como descobrir os locais de prova Enem 2024?
O que é o Enem dos concursos?
O CPNU é um concurso aplicado em todo o território nacional ao mesmo tempo, e em mais de 200 cidades, ele traz a proposta de democratizar o acesso à prova.
Isso porque quando as provas para vagas de cargos federais estavam sendo aplicadas em poucas cidades do país, algumas pessoas tinham limitações geográficas para concorrer.
Ampliando a quantidade de cidades, mais pessoas vão conseguir participar destas provas. Além disso, haverá menor chance de conflito de cargos.
Por que o CPNU é conhecido como o Enem dos concursos?
A prova do Concurso Público Nacional Unificado ganhou o apelido carinhoso de “Enem dos concursos”, pois ela foi inspirada no Exame Nacional do Ensino Médio.
O Modelo unificado de avaliação deu certo para jovens ingressarem nas universidades e o governo replicou a ideia para ampliar o quadro de funcionários na esfera federal.
Como funciona o Enem dos concursos?
Primeiramente é bom ressaltar que o Enem dos concursos, o CPNU, não excluiu todos os concursos públicos do Brasil. Os municipais e estaduais permanecem inalterados.
Então vamos considerar que você deseja fazer uma prova para ser parte do Ministério da Cultura e que haja um edital com vagas abertas. Você vai se inscrever no CPNU.
Neste momento, você escolhe um bloco temático que deseja, que funcionaria como o tema principal. (exemplos: tecnologia, dados e informação; infraestrutura, dados e engenharia ou outros.).
Então, indica cargos e carreiras na ordem de sua preferência.
Sua prova, vai ser composta por questões gerais que serão “iguais” para todos os candidatos e específicas sobre o bloco que você escolheu.
Lembre-se: não é possível escolher mais de um bloco.
Quem pode participar do concurso unificado?
Cada concurso possui um edital, isso não mudou na criação deste Enem dos concursos e para que você possa participar da prova é preciso cumprir os requisitos que estejam lá.
Exemplo, alguns cargos vão exigir nível médio, então apenas com o comprovante de que você fez o ensino médio você está apto a concorrer.
Mas, há cargos de nível superior, em que você precisará ter um diploma de bacharelado, licenciatura ou tecnólogo.
Como funciona a nota do concurso unificado?
Primeiramente, após o gabarito sair, você precisa conferir se você não foi eliminado.
Candidatos do bloco 8 (nível médio) com aproveitamento menor de 30% nas provas objetivas ou que tiraram zero na redação, já são eliminados logo de cara.
Para candidatos de nível superior (blocos temáticos de 1 a 7), a pontuação de corte passa para 40%, tanto nas provas de conhecimentos específicos como nas de conhecimentos gerais.
Peso Ponderado
Porém, se você fez prova de nível superior, os conhecimentos técnicos, tem pesos diferenciados, o que os avaliadores chamam de peso ponderado.
Imagine que os blocos foram divididos em 5 eixos de temas e cada um deles tem uma importância (peso) diferente para cada cargo.
Com importâncias diferentes, é justo que os mais importantes tenham maior valor para o candidato. E assim funciona a nota.
O Valor total da prova é de até 80 pontos e a soma é feita pelos acertos de cada um destes cinco eixos, multiplicando pelo peso que ele tem.
Este peso é divulgado onde? No edital do concurso. Isso mesmo, se você disse isso, está aprovadíssimo neste texto!
Qual o valor da inscrição do Enem dos Concursos?
A última informação de taxa de pagamento do CPNU que temos é de fevereiro de 2024, e os valores eram:
- R$ 90 para cargos de nível superior;
- R$ 60 para cargos de nível médio.
Mas, há alguns casos em que você pode solicitar isenção da taxa, vale clicar aqui e se informar.
Como se inscrever no Enem dos concursos?
No momento em que escrevo este texto não há nenhum edital de seleção aberto, mas quando houver um novo CPNU, você pode fazer sua inscrição e acessar editais aqui.
É importante frisar que você vai precisar ter uma conta no Gov.Br para realizar sua inscrição, mas isso é grátis e fácil de fazer! E se você precisar de tutorial, tem aqui!
Foi adiado o concurso nacional unificado?
O concurso de 2024 foi adiado sim.
Quando será a nova data do concurso unificado?
Ele foi realizado em 18 de agosto de 2024.
Agora se você deseja saber se haverá um novo concurso, não temos esta informação divulgada, ainda.
Esperamos que independente do bloco que você escolher, sua aprovação no Enem dos concursos seja certeira!