Você já esteve em uma situação onde a bateria do celular estava quase acabando e você não tinha um power bank à mão? Pois bem, há uma solução inteligente e prática que muitos desconhecem: carregar celular com outro celular!
Neste guia, o Manual da Web vai te apresentar algumas maneiras simples e eficazes de carregar celular com outro celular, para garantir que você nunca mais fique sem bateria quando mais precisar!
- 2 aplicativos para monitorar sua conta de luz pelo celular
- 3 aplicativos para deixar seu celular 2x mais rápido
- 3 aplicativos para desenhar esquemas elétricos pelo celular
É possível carregar celular com outro celular?
Para que seu smartphone não fique sem bateria, especialmente quando estiver fora de casa sem acesso a uma tomada, é importante conhecer uma alternativa útil: carregar celular com outro celular, chamado de carregamento reverso.
Esta tecnologia possibilita utilizar o smartphone como uma espécie de bateria portátil, capaz de recarregar outros dispositivos como celulares ou tablets.
Embora muitas pessoas ainda não saibam, os fabricantes de celulares têm implementado o recurso de carregamento reverso em seus dispositivos mais recentes.
Esta funcionalidade está se tornando cada vez mais comum em smartphones de médio porte, principalmente aqueles com baterias maiores, com capacidades de 5.000 mAh ou mais.
Para utilizar o carregamento reverso, você precisará de um cabo USB-C para USB-C, quando ambos os dispositivos forem Android. Se for carregar um iPhone, será necessário um cabo Lightning para USB-C.
Caso não possua esses fios específicos, pode-se recorrer a um adaptador USB OTG. Esse adaptador tem uma porta USB-C de um lado e uma porta USB-A fêmea do outro.
Após conectar os dispositivos, o telefone com mais carga se transforma em um carregador.
No entanto, antes de iniciar o processo de carregamento, é preciso selecionar a opção “carregamento reverso” que aparecerá na tela do dispositivo que fornecerá energia.
Essa simples técnica pode te salvar em situações em que o acesso à tomada é limitado ou inexistente, garantindo que você permaneça conectado mesmo em movimento!
Como carregar outro celular por aproximação?
O carregamento por indução é bastante popular entre os celulares premium. Conhecido como “carregamento sem fio”, este método recarrega o dispositivo por proximidade, eliminando a necessidade de cabos para conectar o aparelho ao carregador.
Mas como exatamente funciona essa tecnologia e por que nem todos os celulares são compatíveis com ela? Vamos esclarecer essas dúvidas nos parágrafos seguintes!
Em primeiro lugar, é importante compreender o funcionamento básico do carregamento por indução.
Assim como nos carregadores convencionais com fio, os carregadores por indução dependem de um transformador para ajustar a voltagem a uma tensão compatível com o dispositivo a ser carregado.
Neste caso, o transformador consiste em duas bobinas: uma localizada dentro do carregador e outra dentro do próprio celular, específica para este método de carregamento.
Em termos simples, a indução eletromagnética é o processo que resulta na geração de uma corrente elétrica induzida quando um corpo ou meio é exposto a um campo magnético em variação.
Ao conectar o carregador sem fio à tomada, uma corrente elétrica passa pela bobina interna, criando um campo eletromagnético oscilante.
Quando o dispositivo compatível é aproximado da base do carregador, o campo eletromagnético induz um fluxo de elétrons da bobina do carregador para o circuito interno do smartphone, gerando uma corrente elétrica convertida em corrente contínua para alimentar a bateria.
Os modelos mais recentes apresentam um recurso adicional de compartilhamento de bateria, também conhecido como carregamento reverso.
Nesses casos, o próprio celular atua como base de carregamento por indução, possibilitando o carregamento de outros dispositivos compatíveis.
Por exemplo, o Huawei P30 Pro oferece suporte para recarregar dispositivos que seguem o padrão Qi.
A Samsung também implementou o carregamento reverso em seus smartphones, a partir do lançamento do Galaxy S10.
Isso significa que é possível utilizar o celular para carregar fones de ouvido, smartwatches e até mesmo outros smartphones que também adotam o padrão Qi de indução.
Porém, vale ressaltar que o carregamento reverso não deve ser considerado como a principal opção para recarregar os dispositivos, mas sim como uma alternativa em emergências.
Como ativar a função Wireless PowerShare?
O Wireless PowerShare, uma característica inovadora dos novos modelos Galaxy S10, Galaxy S10 Plus e Galaxy S10E, proporciona a recarga de outros dispositivos sem a necessidade de fios ou conexão à tomada.
Este mecanismo é capaz até mesmo de recarregar telefones de outras marcas, como o iPhone XS Max, da Apple.
O funcionamento do Wireless PowerShare na traseira dos dispositivos Galaxy S10 é similar ao das bases de carregamento sem fio existentes atualmente, os quais já citamos anteriormente, que transmitem energia por indução.
Por adotar o padrão de carregamento por indução Qi, os celulares Galaxy S10 são capazes de carregar uma variedade de dispositivos, desde os pequenos, como os fones de ouvido Galaxy Buds, até outros smartphones compatíveis.
A ativação do Wireless PowerShare é bem fácil, feita por meio do software do dispositivo.
Basta pressionar o botão correspondente no painel de controle do Galaxy S10 ou deslizar a barra de notificações.
Com o recurso ativado, o celular começa a transmitir energia automaticamente quando encontra outro dispositivo.
De acordo com informações do site especializado PCWorld, o uso do Wireless PowerShare pode reduzir a carga da bateria do smartphone em média 25% por hora.
Contudo, esses números podem variar conforme o modelo utilizado. Outro ponto importante, é que há uma carga mínima necessária para o funcionamento do sistema.
Se a bateria do Galaxy S10 estiver abaixo de 30%, o Wireless PowerShare não estará disponível.
Não passe mais apuro!
Então, da próxima vez que você estiver com pouca bateria e sem Power Bank por perto, lembre-se de carregar celular com outro celular.
Este truque é a prova de que, com um pouco de criatividade e a tecnologia certa, você pode transformar um smartphone em um verdadeiro herói, não é mesmo?
E aí, bora testar essa dica? 🪫😉🔋